ESELx - Capítulos ou partes de livros
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Browsing ESELx - Capítulos ou partes de livros by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Ciências da Educação"
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- Criação das “Escolas Normais Superiores” – uma inovação da “Reforma” entre a diversificação do ensino superior, a formação de professores e a organização do ensino básicoPublication . Pires, CarlosAs “escolas normais superiores” (ENS) foram oficialmente criadas no âmbito da designada “Reforma Veiga Simão”, pela Lei n.º 5/73, de 25 de julho, e regulamentadas pelo Decreto-Lei n.º 402/73 de 11 de agosto, com o estatuto de subsistema do ensino superior. A designação foi “recuperada” por Veiga Simão para, segundo o próprio, “homenagear a I República”9 (Simão, 2008, p. 9). Entendia-se que a sua finalidade era a de “formar professores para o ensino preparatório” (Lima et al., 1995, p. 152), que no âmbito da “Reforma” se previa que passasse de 2 para 4 anos. Estava prevista a abertura de 9 estabelecimentos em várias cidades do território português, contudo, o processo de implementação foi interrompido pela Revolução do 25 de abril, apesar de se constatar que, em 1974, já haviam tomado posse comissões instaladoras de 5 dessas escolas. Apesar desta interrupção e de as ENS terem sido oficialmente extintas em 1976, é frequentemente estabelecido um certo paralelismo (continuidade ou substituição e semelhança, inclusive na designação) com as atuais Escolas Superiores de Educação (ESE), criadas em 1979.
- IntroduçãoPublication . Dias, Alfredo Gomes; Hortas, Maria João BarrosoEm Portugal, o domínio da Didática das Ciências Sociais, História e Geografia tem revelado muitas dificuldades para se afirmar enquanto área fundamental no percurso da formação inicial de professores do ensino básico e secundário. Não obstante as possíveis exceções que possam ser apontadas, importa reconhecer a pouco consistente produção científica que tem existido em Portugal sobre as finalidades, objetivos, estratégias, atividades e processos de avaliação do ensino e aprendizagem da História e da Geografia. A decisão de editar um pequeno volume com um conjunto de textos de Joan Pagès Blanch tem dois propósitos. O primeiro consiste na intenção de prestar uma pequena homenagem ao grande professor e mestre, que nos deixou, de forma inesperada, em junho de 2020. O segundo é o de divulgar o seu pensamento, abrindo a porta ao estudo da vasta obra que nos legou, editada em Espanha e na América Latina.
- Las últimas reformas educativas no universitarias de PortugalPublication . Milhano, Sandrina; Cadima, Rita; Pinto, Hélia; Pires, CarlosEntre 2010 y 2024, Portugal ha llevado a cabo una serie de reformas educativas significativas con el objetivo de mejorar la calidad de la educación, aumentar la equidad y responder a los desafíos sociales y tecnológicos del siglo XXI. Estas iniciativas, acompañadas de producción legislativa, medidas y planes, aplicadas a través de reglamentos y directrices gubernamentales, reflejan un esfuerzo continuo para ajustar y por adaptar el sistema educativo portugués a las necesidades y desafíos contemporáneos.
- PrefácioPublication . Fernández, Antoni Santisteban; González-Monfort, NeusEs muy difícil escribir sobre una persona que fue tu maestro y tu compañero. Joan Pagès fue uno de nuestros profesores en nuestros estudios universitarios. Y fue también el director de nuestra tesis doctoral. Colaboramos en una gran cantidad de proyectos en la Universidad Autónoma de Barcelona. Juntos investigamos y construimos propuestas de aprendizaje y de enseñanza de las ciencias sociales, impartimos conferencias y cursos para el profesorado de manera conjunta. Tuvimos la suerte de aprender a su lado y de disfrutar de su sabiduría. Trabajar con Joan era siempre muy fácil porqué era una persona muy apasionada en todo lo que hacía y muy solidaria, y comprensiva ante las dificultades de los demás. Así se convirtió en un ser muy querido por tantas personas en tantos lugares.