ESD - Dissertações de Mestrado
URI permanente para esta coleção:
Notícias
ESD - Dissertações de Mestrado
Navegar
Percorrer ESD - Dissertações de Mestrado por Domínios Científicos e Tecnológicos (FOS) "Ciências Sociais"
A mostrar 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de ordenação
- Fabula Rasa como elemento potenciador da expressividade do movimento do upperbody nas aulas de Técnica de Dança Contemporânea com os alunos do 4º e 5º ano do ensino artístico especializado da Escola da Companhia de Dança de AlmadaPublication . Oliveira, Ana Carolina Milheiro; Graça, Cristina; Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de DançaA nossa experiência leva-nos a acreditar que, ao longo da sua formação, os bailarinos experienciam no corpo a relevância e o rigor do trabalho das capacidades técnicas, sendo que só mais tarde se dá valor à componente expressiva/artística. Este aspeto nem sempre se revela positivo, uma vez que poderá levar à supressão da individualidade, da identidade e da liberdade de expressão artística. No âmbito da 12ª edição do curso de Mestrado em Ensino de Dança, da Escola Superior de Dança, decidimos explorar o tema acima exposto, aplicando-o nas aulas de Técnica de Dança Contemporânea ao longo do ano letivo 2023/2024, na turma de 4º e 5º ano, do Ensino Artístico Especializado, da Escola da Companhia de Dança de Almada. Desta forma, propusemos uma investigação-ação qualitativa com o objetivo de potenciar a expressividade dos alunos, com ênfase no movimento do upperbody, nas aulas de Técnica de Dança Contemporânea, utilizando a coreografia de Fabula Rasa como principal ferramenta pedagógica, na relação entre a qualidade técnica e a expressividade, reforçando ideias como, a projeção de movimento, o uso do olhar/cabeça na movimentação e a utilização da respiração. Com o propósito de dar resposta a esta problemática, este estudo baseou-se na metodologia de investigação-ação, processo cíclico e reflexivo, utilizando instrumentos de recolha de dados rigorosos e cuidadosamente escolhidos (como diário de bordo, grelhas de observação, o inquérito por questionário e registo audiovisual), para apresentar um plano de ação que permitiu aos alunos desenvolver a sua expressividade e individualidade e, desse modo, encontrar a união entre o rigor técnico e o desempenho artístico. A análise detalhada dos resultados obtidos ao longo do estudo leva-nos a afirmar que o progresso foi positivo, resultando na melhoria da qualidade técnico-artística dos participantes. Constatámos ainda que o desenvolvimento da expressividade é essencial para o aprimoramento da formação dos estudantes de Dança, elevando o nível da qualidade artística, conferindo ao professor a responsabilidade de reconhecer a importância de trabalhar essa competência e proporcionar um ambiente que favoreça esse desenvolvimento desde cedo.
- O impacto das medidas de suporte à aprendizagem, na aula de técnica de dança clássica, com alunas com perturbação de hiperatividade e défice de atenção - 4º ano turma B da Academia de Música de Vilar do ParaísoPublication . Pinto, Daniela; Marques, AnaO presente Relatório insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino de Dança, da Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa, e visa a conclusão deste ciclo de estudos. O estágio decorreu na Academia de Música de Vilar do Paraíso, com uma turma do 8º ano de escolaridade do Ensino Básico, correspondente ao 4º ano no contexto do Ensino Artístico Especializado, no ano letivo de 2024/2025. O projeto consistiu na aplicação de medidas universais e seletivas de suporte à aprendizagem, no contexto da Técnica de Dança Clássica, com o objetivo de promover melhorias técnicas e performativas em alunas com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção, fomentando práticas pedagógicas inclusivas, sensíveis a diversidade do grupo. O plano de ação foi desenvolvido entre janeiro e maio, com base na metodologia de investigação-ação, contemplando as fases de observação, lecionação acompanhada e lecionação autónoma. A recolha de dados foi realizada através de observação direta, registo em diário de bordo, inquérito por questionário com respostas abertas, focus group e registos audiovisuais. A turma era composta por nove alunas, das quais duas apresentavam diagnóstico de Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção , o que implicou um planeamento didático ajustado às suas necessidades. A implementação das estratégias diferenciadas contribuiu para a melhoria do desempenho técnico, da expressividade e do envolvimento das aulas nas atividades propostas. Os resultados evidenciam a importância de uma prática pedagógica inclusiva, com docentes informados e responsivos no contexto do ensino artístico especializado.
- Iniciação ao trabalho de pontas na técnica de dança clássica: uma proposta para alunas do 1º ano da Escola da Companhia de Dança de AlmadaPublication . Vengerko, Anastácia; Nascimento, VandaO presente Relatório de Estágio, realizado no âmbito do curso Mestrado em Ensino da Dança ministrado pela Escola Superior de Dança, Instituto Politécnico de Lisboa, desenvolveu-se no ano letivo 2024/2025 na Escola da Companhia de Dança de Almada, com alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico, 1.º ano do Ensino Artístico Especializado em Dança. O Estágio incidiu na disciplina de Técnica de Dança Clássica, tendo como foco a iniciação ao trabalho de pontas. O percurso de Estágio foi organizado em quatro fases distintas: observação estruturada, lecionação acompanhada, lecionação autónoma e momentos de colaboração em outras atividades pedagógicas realizadas na escola cooperante. No âmbito da lecionação autónoma, integraram-se também os testes de diagnóstico, concebidos para avaliar a prontidão física e técnica das alunas para iniciar o trabalho de pontas. Todo o processo foi orientado pela metodologia de investigação-ação, que permitiu articular, de forma contínua, a prática pedagógica com a reflexão crítica. Neste processo, recorreu-se a diferentes instrumentos de recolha de dados, como a observação direta, o registo em diário de bordo, a aplicação de grelhas de observação. A análise comparativa de resultados, promovendo uma abordagem sistemática e reflexiva ao desenvolvimento das alunas e meu percurso enquanto Estagiária. Os principais objetivos passaram por compreender as condições técnicas necessárias à iniciação do trabalho de pontas, planear e aplicar exercícios de fortalecimento e correção postural, e avaliar a evolução dos alunos ao longo do processo. A investigação revelou fragilidades técnicas individuais, como a instabilidade do core, colapso do arco plantar e dificuldades de alinhamento, mas também progressos significativos no controlo postural, na resistência e na autonomia em contexto de aula. A colaboração com a Escola estendeu-se para além das aulas, incluindo a participação em ensaios e atividades externas, o que permitiu observar a dinâmica institucional e reforçar a integração pedagógica. A análise dos resultados demonstrou que a introdução progressiva e consciente da técnica de pontas, sustentada por exercícios preparatórios e acompanhamento contínuo, contribui para uma aprendizagem mais segura e eficaz, possibilitou não apenas a consolidação de competências técnicas, mas também a reflexão crítica sobre metodologias de avaliação e ensino, salientando a necessidade de uma prática docente em constante atualização e aprofundamento.
- O trabalho de dueto na disciplina de técnica de dança contemporânea: impacto no desenvolvimento técnico, pessoal e relacional da turma 3.º C e Secundário do Pallcº no ano letivo 2024/2025Publication . Matos, Mariana; Cid Neto, ÂngeloO presente Relatório de Estágio foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Dança, da Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa, no ano letivo de 2024/2025. O estudo partiu de um interesse pessoal no potencial pedagógico do trabalho de dueto contemporâneo, aliado à perceção da abordagem desta prática no contexto do Ensino Artístico Especializado. A intervenção decorreu na disciplina de Técnica de Dança Contemporânea, na escola cooperante PALLCº - Performing Arts School & Conservatory, com uma turma mista do 3.º ciclo e Ensino Secundário. Tendo como foco o trabalho de dueto, procurou-se potenciar o desenvolvimento técnico, pessoal e relacional dos alunos, através de uma abordagem que integrasse consciência corporal, escuta ativa, contacto físico e atenção partilhada. O Estágio adotou uma metodologia de Investigação-Ação, assente numa abordagem de investigação qualitativa, com recolha de dados através de questionários, registos escritos pelos alunos, focus group, diário de bordo e registos audiovisuais. Os resultados evidenciaram progressos na qualidade do movimento, na consciência corporal e na comunicação interpessoal, refletindo-se numa crescente capacidade de negociação de peso e intenções, bem como de diálogo e adaptação mútua no contexto do dueto. O trabalho de dueto revelou-se uma estratégia eficaz para promover a articulação entre técnica, expressividade e relação, e demonstrou que o dueto contemporâneo, quando explorado com consistência e intencionalidade, constitui uma ferramenta pedagógica com impacto real no desenvolvimento técnico e relacional dos alunos. A articulação entre tarefas de improvisação e exercícios estruturados revelou-se especialmente eficaz na promoção de aprendizagens significativas e integradas. A consistência dos efeitos observados reforça a pertinência de aprofundar este tipo de trabalho em contextos similares, quer através da sua integração no programa da disciplina de Técnica de Dança Contemporânea, quer como no campo de investigação em pedagogia da dança.
