Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Fabula Rasa como elemento potenciador da expressividade do movimento do upperbody nas aulas de Técnica de Dança Contemporânea com os alunos do 4º e 5º ano do ensino artístico especializado da Escola da Companhia de Dança de Almada

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Ana Carolina.pdf1.67 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A nossa experiência leva-nos a acreditar que, ao longo da sua formação, os bailarinos experienciam no corpo a relevância e o rigor do trabalho das capacidades técnicas, sendo que só mais tarde se dá valor à componente expressiva/artística. Este aspeto nem sempre se revela positivo, uma vez que poderá levar à supressão da individualidade, da identidade e da liberdade de expressão artística. No âmbito da 12ª edição do curso de Mestrado em Ensino de Dança, da Escola Superior de Dança, decidimos explorar o tema acima exposto, aplicando-o nas aulas de Técnica de Dança Contemporânea ao longo do ano letivo 2023/2024, na turma de 4º e 5º ano, do Ensino Artístico Especializado, da Escola da Companhia de Dança de Almada. Desta forma, propusemos uma investigação-ação qualitativa com o objetivo de potenciar a expressividade dos alunos, com ênfase no movimento do upperbody, nas aulas de Técnica de Dança Contemporânea, utilizando a coreografia de Fabula Rasa como principal ferramenta pedagógica, na relação entre a qualidade técnica e a expressividade, reforçando ideias como, a projeção de movimento, o uso do olhar/cabeça na movimentação e a utilização da respiração. Com o propósito de dar resposta a esta problemática, este estudo baseou-se na metodologia de investigação-ação, processo cíclico e reflexivo, utilizando instrumentos de recolha de dados rigorosos e cuidadosamente escolhidos (como diário de bordo, grelhas de observação, o inquérito por questionário e registo audiovisual), para apresentar um plano de ação que permitiu aos alunos desenvolver a sua expressividade e individualidade e, desse modo, encontrar a união entre o rigor técnico e o desempenho artístico. A análise detalhada dos resultados obtidos ao longo do estudo leva-nos a afirmar que o progresso foi positivo, resultando na melhoria da qualidade técnico-artística dos participantes. Constatámos ainda que o desenvolvimento da expressividade é essencial para o aprimoramento da formação dos estudantes de Dança, elevando o nível da qualidade artística, conferindo ao professor a responsabilidade de reconhecer a importância de trabalhar essa competência e proporcionar um ambiente que favoreça esse desenvolvimento desde cedo.
ABSTRACT - Our experience leads us to believe that, throughout their training, dancers experience in their bodies the relevance and rigor of the work of technical skills, and it is only later that value is given to the expressive/artistic component. This one aspect is not always positive, as it may lead to the suppression of individuality, identity and freedom of artistic expression. As part of the 12th edition of the Master's Degree in Dance Teaching at the Syperior Dance School, we decided to apply the theme to the 4th and 5th year class of Specialized Artistic Education at the Almada Dance Company School, in Contemporary Dance Technique classes throughout the 2023/2024 academic year. Therefore, we proposed a qualitative action-research project with the aim of enhancing students' expressiveness, with an emphasis on the upper body, in Contemporary Dance Technique classes using Fabula Rasa as the main pedagogical tool, in the relationship between technical quality and expressiveness, reinforcing ideas such as movement projection, the use of the gaze/head in movement and the use of breathing. With the purpose of responding to this problem, this internship is based on action research methodology, using data collection instruments rigorous and carefully chosen data (such as logbooks, observation, open questionnaire and audiovisual recording), to present an action plan that allows students to develop their expressiveness and individuality, and, therefore, find the union between technical rigor and artistic performance. A detailed analysis of the results obtained throughout the study leads us to state that progress was positive, resulting in an improvement in the technical-artistic quality of the participants. We also found that the development of expressiveness is essential for improving the training of dance students, raising the level of artistic quality, giving the teacher the responsibility of recognizing the importance of working on this skill and providing an environment that favors this development from an early age.

Description

Keywords

Técnica de dança contemporânea Expressividade Upperbody Projeção/intenção do movimento Fabula rasa Contemporary dance technique Expressiveness Upperbody Fabula rasa Movent projection/intention

Citation

Oliveira, A.C.M. (2024). Fabula rasa como elemento potenciador da expressividade do movimento do upperbody nas aulas de Técnica de Dança Contemporânea com os alunos do 4º e 5º ano do ensino artístico especializado da Escola da Companhia de Dança de Almada [Tese de Mestrado, Instituto Politécnico de Lisboa]Repositório do Instituto Politécnico de Lisboa

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa