Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Estratégia de relações públicas para a SOS Voz Amiga: prevenção de ansiedade e burnout através da comunicação não-violenta e da definição de limites pessoais

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Tese Mariana Almeida- Versão Final.pdf8.05 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente trabalho final de mestrado consiste numa proposta de um projeto de uma Estratégia de Relações Públicas para a SOS Voz Amiga, com foco na importância da prevenção da ansiedade e burnout. Tratando-se de uma organização sem fins lucrativos, começa-se por apresentar o Terceiro Setor e aprofundar uma área da comunicação fulcral nestas organizações: a Comunicação no Interesse Público e a Comunicação para a Mudança Social e Comportamental. Com foco na Comunicação para a Saúde, nomeadamente para a saúde mental, o projeto visa provocar mudanças nos conhecimentos, atitudes e comportamentos, primando pela importância da capacitação e empowerment dos públicos. Por entre as diferentes estratégias que poderiam ser utilizadas, optou-se por trabalhar a Comunicação Não-Violenta e a Definição de Limites Pessoais, que surgem na literatura como tendências atuais.. Este será um projeto piloto para um público prestes a começar a vida profissional e um público que está recentemente presente no mesmo: “Alunos das ESCS no último ano de Licenciatura” e “Jovens trabalhadores seguidores das Redes Sociais Instagram e Facebook da SOS Voz Amiga”. Com este projeto procura-se, por um lado, contribuir para o cumprimento da missão da SOS Voz Amiga e, por outro lado, contribuir para o estudo de novas abordagens de comunicação para a mudança de comportamentos, especificamente no que diz respeito à prevenção da saúde mental.
ABSTRACT: This final master's thesis consists on a proposal for a Public Relations Strategy for SOS Voz Amiga, focusing on the importance of preventing anxiety and burnout. As this is a non-profit organization, we begin by presenting the Third Sector and delving into an area of communication that is central to these organizations: Communication in the Public Interest and Communication for Social and Behavioural Change. With a focus on Communication for Health, particularly mental health, the project aims to bring about changes in knowledge, attitudes and behavior, emphasizing the importance of training and empowering the public. Among the different strategies that could be used, it was decided to work on Nonviolent Communication and the Definition of Personal Limits, which appear in the literature as current trends. This will be a pilot project for an audience that is about to start working and an audience that has recently started working: “ESCS students in their final year” and “young workers who follow the Instagram and Facebook of SOS Voz Amiga”. The aim of this project is, on the one hand, to contribute to the fulfillment of SOS Voz Amiga's mission and, on the other hand, to contribute to the study of new communication approaches for behavioral change, specifically with regard to mental health prevention.

Description

Trabalho de projeto de mestrado apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.

Keywords

Comunicação para a saúde Saúde mental SOS Voz Amiga Comunicação não-violenta Definição de limites pessoais Health communication Mental health Nonviolent communication Defining personal boundaries

Citation

Almeida, M.P. (2024). Estratégia de relações públicas para a SOS Voz Amiga: Prevenção de ansiedade e burnout através da comunicação não-violenta e da definição de limites pessoais. [Trabalho de projeto de mestrado, Escola Superior de Comunicação Social]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/21371

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social