Browsing by Issue Date, starting with "2019-12-19"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- O teatro no percurso dos "guardiões":Formação interpares para professores de diferentes disciplinasPublication . Miranda, Ana Luísa Alexandre da Silva Bento; Falcão, MiguelA formação inicial, desejavelmente consistente, iluminadora e transformadora, é a modalidade que habilita para o exercício da atividade docente, sendo complementada em etapas posteriores e atualizada de forma gradual, através da formação contínua e da formação ao longo da vida. Uma proposta de formação não deve descurar a motivação dos participantes, proporcionando-lhes partilha de saberes e um sentido de identidade, podendo a modalidade de trabalho interpares revelar-se, para esse efeito, uma estratégia eficaz de ensino-aprendizagem. Este estudo qualitativo, realizado no quadro do paradigma interpretativo, surgiu da proposta de uma formação para docentes em Teatro na Educação, manifestada pelos próprios professores de diferentes áreas e níveis de ensino de um estabelecimento escolar da rede do ensino privado, situado em Lisboa. Tendo como questão de partida “o que leva professores de diferentes áreas de ensino a querer frequentar uma formação em Teatro na Educação?”, este projeto do tipo investigação-ação procurou cumprir os seguintes objetivos: (i) perspetivar a integração do Teatro nas práticas pedagógicas; (ii) proporcionar oportunidades de desenvolvimento profissional através de formação interpares e (iii) perceber o impacto da experiência – Formação em Teatro na Educação – ao nível individual, grupal e institucional. A formação foi estruturada tendo por base o grupo de participantes a quem foi aplicado um questionário pré-formação, com o intuito de identificar expectativas. Para cada sessão, foi elaborado um plano e foram efetuados os registos fotográficos e videográficos, bem como os respetivos diários de bordo. No final do processo, foi aplicado outro questionário, para perceber a avaliação dos participantes relativamente à formação. Os dados recolhidos foram submetidos a tratamento estatístico e análise de conteúdo. Os resultados obtidos confirmaram as expectativas iniciais sobre a relevância da formação contínua na carreira docente, a importância do fator motivação, as potencialidades do teatro no desenvolvimento individual e grupal e os benefícios do trabalho interpares a nível pessoal e institucional.
- A cobertura jornalística da SIC sobre crimes de terrorismo: análise dos acontecimentos na Nova Zelândia e HolandaPublication . Terroso, Ana Catarina de Pinto; Moura, PauloA comunicação social continua, nos dias de hoje, a ser das principais fontes que os cidadãos utilizam para se manterem informados sobre a actualidade, A televisão, apesar de ser um meio tradicional, continua a destacar-se neste campo e a ter grande impacto na opinião da sociedade. Neste contexto o presente estudo pretende aferir de que forma é construído o processo noticioso correspondente a uma temática muito específica, o terrorismo. Sendo este relatório baseado num estágio na estação de Paço de Arcos, assume-se pertinente questionar: são os jornalistas da redação da SIC influenciados pela propaganda terrorista e/ou estereótipos ocidentais? Desta forma o objectivo de pesquisa é identificar como é processada a cobertura mediática da SIC no que concerne a ataques terroristas, durante os seis meses do período de estágio, mas também saber se é possível estabelecer uma relação entre as notícias sobre os ataques, a influência das organizações terroristas e os estereótipos ocidentais em relação às pessoas de religião muçulmana. Para tal, e quanto à metodologia, além da análise documental e da observação participante, foram utilizadas análise de conteúdo e entrevistas abertas.
- Ensinar e aprender História e Geografia no 2.º CEB: interdisciplinaridade, integração currucular e desenvolvimento de competênciasPublication . Marques, Inês Silva; Dias, AlfredoO presente relatório pretende apresentar a prática desenvolvida ao longo de dois estágios em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico e 2.º Ciclo do Ensino Básico, refletindo acerca das mesmas, para além de apresentar o estudo emergente do contexto de 2.º Ciclo do Ensino Básico. Estudo esse que se centra na análise das opções metodológicas dos professores cooperantes, bem como no desenvolvimento das competências histórico-geográficas. Numa primeira fase, decorreu o período de observação, no qual foram recolhidos dados acerca das características das turmas, escolas e meios envolventes e do modo como cada docente realiza a gestão do currículo e quais as metodologias que os próprios privilegiam. Ao compreender as grandes diferenças entre as opções metodológicas adotadas pelos docentes de História e Geografia de Portugal, revelouse pertinente compreender em que medida essas opções podem influenciar o desenvolvimento das competências histórico-geográficas nos alunos. Deste modo, a investigação que é apresentada neste documento, pretende analisar e refletir acerca dessas práticas e metodologias e no modo como as mesmas promovem o desenvolvimento das competências histórico-geográficas. Para a realização deste estudo, foi fundamental caracterizar as competências histórico-geográficas e as várias metodologias que podem ser adotadas por um professor de História e Geografia de Portugal, bem como analisar os resultados obtidos pelos alunos e as competências trabalhadas ao longo das aulas com ambas as turmas. A análise dos resultados, através de grelhas de observação, análise de conteúdo das produções dos alunos e fichas de avaliação, as entrevistas e pesquisa bibliográfica permitiu compreender que competências são desenvolvidas em cada metodologia.
- As repercussões da participação do adulto no brincar de crianças com desenvolvimento típico e atípicoPublication . Ferreira, Sílvia Patrícia Antunes; Almeida, TiagoBrincar é uma atividade natural e habitual da infância (Hughes, citado por Stanton-Chapman & Brown, 2015) e ainda que não exista uma definição unânime deste conceito (Rubin, 1980), muitos foram os teóricos que se dedicaram ao seu estudo (Almeida, 2018; Coplan, Rubin & Findlay, 2006; Casby, 2003; Guralnick, Hammond & Connor, 2003; Rubin, 2001; Pellegrini & Smith, 1998; Stanton-Chapman, 2014) dada a sua importância no desenvolvimento da criança (Lear; Piaget; Schaefer; Vygotsky & Winnicott, citados por Brodin, 1999). Para tirar pleno partido das potencialidades do brincar as crianças com desenvolvimento atípico carecem muitas vezes do apoio do adulto (Brodin, 1999; Stanton-Chapman & Hadden, 2011) e quando verificamos que as competências de comunicação são importantes para o brincar social, na medida em que, crianças com boas capacidades de comunicação têm mais sucesso nas interações com pares (Forde, Holloway, Healy, & Brosnan, citados por Stanton-Chapman, Walker & Jamison, 2014), compreendemos, por outro lado, que o desenvolvimento da linguagem parece ocorrer de maneira paralela e integrativa em conjunto com o desenvolvimento do brincar (Fromberg & Bergen, 2006), ficando patente a necessidade de criar medidas efetivas para apoiar estas crianças (Guralnick, 1996). Este trabalho permitiu conhecer o tipo de brincar adotado por crianças com desenvolvimento atípico, em particular perturbação da linguagem, aquando da interação com pares com desenvolvimento típico, na área do faz de conta, na ausência e na presença da educadora. Permitiu verificar que a presença da educadora tem impacto no comportamento de brincar das crianças, na transição de um brincar não social para um brincar social. Encontrou-se significativa correlação das interações que implicam a educadora e das estratégias de reformulação, expansão, modelação e ensino incidental colocadas em prática, no aumento do brincar de grupo. Foi também possível aferir significância entre o perfil ativo/não diretivo da educadora no aumento do brincar social.
- A correção da língua portuguesa na imprensaPublication . Carmo, Inês Filipa Rebelo do; Trindade, Jorge MartinsHá muito que, oriundos de vários quadrantes, se erguem protestos contra os erros linguísticos encontrados na imprensa em Portugal. Tendo como ponto de partida a análise do Público, do Correio da Manhã e do Expresso, esta dissertação propõe-se averiguar se os jornais portugueses respeitam as normas da língua, apurar qual a frequência com que ocorrem erros, quais as áreas gramaticais mais problemáticas e que condições facilitam o surgimento de desvios à norma. Considerou-se, para isso, o tipo de jornal, a periodicidade, a secção, a autoria dos artigos, o género jornalístico, o dia da semana e a zona do texto. Foram também realizadas entrevistas, com a finalidade de conhecer o processo de revisão em cada um dos jornais que constituem o corpus de análise deste trabalho, e assim interpretar os resultados de forma mais sustentada. Verificou-se que determinadas dinâmicas laborais (como a flutuação do número de profissionais na redação) e alguns aspetos técnicos inerentes à escrita jornalística se relacionam estreitamente com o nível de correção linguística da imprensa. Constatouse ainda que as edições online apresentam um número de erros substancialmente mais elevado do que as impressas, o que demonstra a importância da função dos copydesks e o impacto da ditadura do imediatismo na correção da escrita.
- Penetration testing of software defined networks through Web applicationsPublication . Andrade, Ricardo Miguel Nunes; Pinho, Pedro Renato Tavares deNetworks have been evolving along the years, but nowadays, the network elements need great capabilities to process big networks, for this case Software Defined Network (SDN) appeared to centralize all the control of the network in one place. There are two types of SDN solutions; the transport and the packet, and both have the same theoretical purpose, which is to abstract the network elements such as routers and switches, from the complexity of the management and control of the network itself. The main difference between both solutions states that; the transport solution has the primary purpose of establishing and provision services within the network while the packet solution is more packetoriented, which implies the use in traditional networks. This work will focus on the security of a real and deployed solution pack containing web applications that are connected to SDN. The solution belongs to Infinera, and this work purpose is to investigate how does SDN responds to various attacks deployed against a web application that directly connects to it. It was used a particular Linux distribution named Kali to execute the tests; were used different tools, and some scripts developed in order to automate the test procedures. A first impression of the results of the tests was that even though security is a very un-explored paradigm when regarding SDN, this solution handled very well the deployed attacks and, therefore, a very secure solution regarding these tests. It was also essential to notice that SDN as independent software, concerning the web application, it was not very affected by thus attacks. Some vulnerabilities were discovered, and for thus, suggested a remediation solution.
- Rua, espaços e funções: Uma experiência didática no 1.º ano do 1.º CicloPublication . Seco, Catarina Bento; Hortas, Maria JoãoO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), integrada no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Este documento é composto por duas partes, sendo que na primeira parte é realizada uma breve caracterização, análise e reflexão das práticas pedagógicas realizadas no 1.º e 2.º CEB e na segunda parte desenvolve-se um estudo de investigação contextualizado na turma de 1.º CEB, do 1.º ano de escolaridade. O estudo apresentado no presente relatório teve lugar no contexto do 1.º ciclo e decorre das fragilidades identificadas na turma de 1.º ano, sendo intitulado de Rua, Espaços e Funções: Uma experiência didática no 1.º ano do 1.º Ciclo. Este estudo surge da problemática: Qual o contributo do trabalho de campo em meio local para a construção de noções espaciais em crianças do 1.º ano do 1.º CEB? E tem como objetivos (a) Analisar as atividades que podem ser desenvolvidas em trabalho de campo para desenvolver noções espaciais nas crianças; (b) Analisar a evolução da construção do conceito de espaço nas crianças; (c) Identificar as noções espaciais que uma criança pode desenvolver no 1.º ano do 1.º Ciclo (6-7 anos). Para a realização do estudo a metodologia adotada baseia-se nos procedimentos da Investigação-Ação, sendo que se optou pela utilização de métodos e técnicas de recolha e tratamento de informação de natureza qualitativa. O recurso ao trabalho de campo no meio local, permitiu a construção de conhecimento sobre o comércio e serviços do meio em que as crianças se movimentam diariamente, assim como contribuiu para o desenvolvimento de competências espaciais, em particular de localização de elementos da paisagem que passam a registar, com maior rigor, nos mapas mentais que constroem.
- Monitorização de equipamentos semafóricos através de uma rede IoTPublication . Cordeiro, Filipe Costa; Cota, Nuno António Fraga JulianoO objectivo desta dissertação, é o desenvolvimento de um dispositivo, com a capacidade de adquirir informação sobre os parâmetros ambientais e a energia, de armários SLAT (Sistemas Luminosos Automáticos de Trânsito). Esta captura de informação irá ser feita através de sensores colocados nos armários SLAT. Este sistema irá transmitir a informação capturada através de uma rede IoT. Para realizar estes objectivos terá de se fazer um estudo sobre redes de comunicação IoT, que sejam capazes de transferir a informação adquirida à entidade detentora da infraestrutura. Esta rede terá de possibilitar a comunicação de sensores de baixa potência a grandes distâncias. Ao longo desta dissertação foi estudado o LoRaWAN, Sigfox e NB-IoT com o intuito de determinar qual tecnologia IoT é a mais apropriada, tendo em conta os objectivos desta dissertação. Nesta dissertação foi feito um levantamento dos requisitos do dispositivo e dos sensores que o compõem. Sendo que após este levantamento foi feito um estudo de mercado dos sensores disponíveis, finalizando este com uma comparação entre os sensores para determinar quais eram os que iam de encontro com os objectivos desta dissertação. Com os sensores escolhidos foi feito um estudo de soluções de alimentação possíveis para este protótipo tendo em conta as condições previstas de utilização. Com este estudo feito, apresentou-se a aplicação de teste e o ambiente escolhido para a desenvolver. Com o dispositivo desenvolvido, foram feitos testes para obter e estudar resultados em ambientes reais. Inicialmente realizou-se uns testes preliminares com o intuito de ter um ponto de comparação quando se passar para os testes num ambiente mais realista. Nestes testes foram feitos um levantamento de várias condições, tal como a construção do armário e se existe linha de vista com a gateway. Finalmente foi feito o planeamento da rede, este é composto pela determinação dos requisitos e o que os influência, cálculo da cobertura tendo em base a utilização de uma ferramenta de planeamento rádio, o link budget e cálculo da capacidade. Este planeamento foi finalizado com um exemplo teórico das localizações das gateways e um resultado de uma simulação da cobertura de Lisboa.
- O meio local como recurso para o desenvolvimento de competências de localização e orientação espacial (1.º CEB)Publication . Almeida, Diana Sofia Salgueiro; Hortas, Maria JoãoO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionada II, no mestrado do Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Neste documento é realizada uma descrição e análise critica das práticas desenvolvidas no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico e apresentado um estudo investigativo desenvolvido no 1.º Ciclo de Ensino Básico com o tema: O meio local como recurso para o desenvolvimento de competências de localização e orientação espacial (1.º CEB). O estudo surge da identificação das fragilidades no conhecimento do meio local e das dificuldades de localização e orientação espacial, numa turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Esta investigação decorreu ao longo de sete semanas, com diferentes atividades interdisciplinares que culminaram no presente estudo. As atividades no âmbito deste estudo encontram-se organizadas em três momentos: (i) diagnóstico; (ii) atividades de desenvolvimento de competências de localização e orientação espacial; (iii) ficha final. As atividades realizadas tiveram sempre como foco o recurso ao meio local para o desenvolvimento de diversas competências, nomeadamente de localização e orientação espacial. Os resultados do processo, assim como os obtidos nos exercícios finais, permitem verificar a evolução dos alunos ao nível do conhecimento e representação do seu bairro, e na capacidade de mobilizar competências para a localização e orientação espacial com recurso à planta do bairro.