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- Da área das ciências em educação pré-escolar às estratégias de exploração: Relatos de uma prática educativaPublication . Neves, Ana Catarina Patriarca; Pereira, MónicaO presente relatório evidencia a intervenção e pesquisa realizada num jardim de infância que a partir de um plano de ação, refletido e fundamentando, contribuiu para aprofundar conhecimentos sobre a área das ciências em educação pré-escolar e para o meu próprio desenvolvimento profissional. Neste sentido a Prática Profissional Supervisionada II decorreu numa escola pública no distrito de Lisboa, com um grupo de vinte e cinco crianças, treze rapazes e doze raparigas, com idades compreendidas entre os três e os seis anos. A problemática da pesquisa emergiu na fase inicial do estágio, a partir da constatação de que as crianças raramente exploravam a área das ciências. Neste sentido, realizei uma investigação qualitativa, sobre a própria prática, com o objetivo de compreender a perceção das crianças e da educadora sobre a área das ciências, bem como, de identificar as estratégias que contribuem para a exploração de materiais e para o desenvolvimento de capacidades investigativas. Para a recolha de dados foram utilizadas várias técnicas, como a observação participante e não participante, a entrevista à educadora e a seis crianças e consulta documental. Ao longo da pesquisa identifiquei algumas estratégias que contribuíram para a promoção dos objetivos descritos anteriormente, nomeadamente: alargar oportunidades de exploração na área das ciências, introduzir novos indutores/materiais no espaço da área das ciências, implementar atividades que vão ao encontro dos interesses e gostos do grupo, proporcionar tempo e espaço às crianças para explorarem os materiais. No que se relaciona com a perceção das crianças sobre a área das ciências, as informações recolhidas indicam que, inicialmente, as crianças atribuíam um único propósito a esta área, a exploração de animais. Após a intervenção educativa, as crianças reconheceram outras possibilidades de exploração sobre outros elementos que as rodeiam. A educadora destaca a importância da área das ciências, sobretudo para as crianças descobrirem o mundo que as rodeia.
- Hábitos e atitudes positivas na promoção do gosto pela leitura em Educação de InfânciaPublication . Rodrigues, Catarina Alexandra Silva; Friães, RitaO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática Profissional Supervisionada II (PPS) que decorreu num jardim de infância de cariz público situado no concelho de Sintra, com um grupo de crianças entre os 3 e os 6 anos de idade. Diz respeito a um trabalho escrito que expõe toda a minha prática durante o período de estágio, de forma a apresentar o trabalho que desenvolvi junto do grupo, inclusive a investigação que foi realizada no decorrer dos meses de intervenção. Num primeiro capítulo, o leitor deparar-se-á com a caracterização do contexto de prática, incluindo o meio onde está inserido, o grupo de crianças, a equipa educativa e também as famílias, sendo a base que fundamentou toda a minha intervenção. Também neste capítulo serão apresentadas as principais linhas de intervenção e intencionalidades para a ação, assim como os moldes em que decorreu a avaliação no e do processo de intervenção. Um dos capítulos está reservado à explicitação da investigação realizada neste mesmo contexto e que se debruça sobre os hábitos de leitura das crianças em idade de jardim de infância. A fim de compreender quais as estratégias e atitudes que um adulto pode tomar para promover hábitos de leitura nas crianças de jardim de infância, recorri a diferentes fontes com o objetivo de recolher uma grande variedade de informações, solicitando a participação da educadora cooperante, das famílias e também das crianças. A investigação assume uma natureza qualitativa, tendo optado por desenvolver um estudo de caso. Após a recolha de todos os dados, a análise dos mesmos permitiu-me concluir que, apesar de as conceções das famílias referentes aos benefícios da criação de hábitos de leitura nas crianças destas idades serem positivas, afirmando que é importante que estes hábitos existam no jardim de infância e em casa, as suas ações não correpondem, exatamente, às suas conceções. A comparação das respostas provenientes das variadas fontes de informação, mostram que a grande maioria das crianças, principalmente no seio familiar, não têm o hábito de ouvir histórias com regularidade. Contudo, é uma atividade que se verifica em alguns lares.
- Regulação dos comportamentos sociais através do jogoPublication . Liberato, Sara Oliveira; Rosa, ManuelaO presente relatório serve o propósito de apresentar, analisar e refletir o tempo de estágio que decorreu na unidade curricular Prática Profissional Supervisionada II. Pretendeu-se deste modo concretizar uma breve caraterização do meio onde a prática teve lugar, tal como das intenções que surgiram para a ação com o grupo. Após a observação, análise e reflexão do grupo revelou-se pertinente realizar um estudo de caso com base no modelo qualitativo em que se estudou a regulação dos comportamentos sociais através do jogo. Este estudo foi suportado por um enquadramento teórico apropriado e com estratégias que permitiram a análise e avaliação do mesmo. Para concluir foi realizada uma reflexão relativamente à construção da identidade profissional que foi decorrendo ao longo do percurso académico tal como dos princípios basilares que delinearam a minha ação.
- Instrumentos de rotina e mediação de comportamentos do grupoPublication . Carrasqueira, Soraia Cristina da Silva; Rosa, JoãoNeste relatório faz-se um trabalho reflexivo acerca da minha prática enquanto educadora estagiária, com especial enfoque no período em que estive com um grupo de 25 crianças entre 4 e os 6 anos de idade e com a sua respetiva equipa educativa num JI público de Lisboa. É apresentada ao leitor a caraterização do contexto para enquadrar a ação educativa e as respetivas intencionalidades. O objetivo da investigação foi avaliar o contributo das rotinas para o desenvolvimento da participação das crianças, em jardim de infância. Do ponto de vista metodológico assumiu uma natureza qualitativa, tendo recorrido ao método de estudo de caso, utilizando um conjunto de diferentes técnicas e instrumentos de recolha de informação. As notas de campo foram o principal instrumento de recolha de dados para evidenciar as atitudes das crianças face ao tema explorado. Na análise e discussão de dados permitiu verificar que a educadora deu uma grande importância à implementação de rotinas, e demonstrou-se disponível para experimentar vários procedimentos. Estabeleceu-se uma estreita cooperação com a educadora que permitiu às crianças desenvolverem competências de planificação e de avaliação, afirmando o seu direito à participação. Conclui-se que o desenvolvimento da participação das crianças através da implementação consistente de rotinas contribui para reforçar o seu estatuto como cidadãos de direitos. Finalmente faz-se uma reflexão sobre o papel da PPS na (re)construção da profissionalidade docente, como educadora de infância, salientando a integração entre conhecimentos teóricos e práticos e uma progressiva definição pessoal de valores profissionais e modelos de intervenção.
- A importância da Expressão plástica na autorregulação dos comportamentosPublication . Barros, Joana Duarte; Rosa, Manuela; Simões, AnaO relatório insere-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar, desenvolvida num jardim-de-infância, da rede pública, situado em Lisboa, com um grupo de crianças com idades compreendidas dos três aos seis, pretende-se com este trabalho realizar uma análise reflexiva e crítica sobre a prática pedagógica. O presente relatório destina-se à obtenção do grau de Mestre de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar. Este trabalho teve como principal objetivo conhecer os contributos das artes visuais em contexto de Jardim de Infância nas atitudes e comportamentos de um grupo de crianças entre os três e os seis anos de idade. Esta investigação foi realizada tendo por base uma metodologia de Estudo de Caso, desenvolvendo-se atividades no âmbito das Artes Visuais, tendo em vista a influência destas na autoregulação dos comportamentos. O estudo segue uma abordagem qualitativa. Este estudo reforça a importância do contributo das Artes Visuais em contexto pré-escolar para o desenvolvimento das crianças.
- “Diário de Grupo” e “Quero mostrar, contar ou escrever": instrumentos de pilotagem como impulsionadores da comunicação das criançasPublication . Querido, Alexandra Silva; Simões, AnaO presente relatório tem como objetivo apresentar e refletir sobre a Prática Profissional Supervisionada II, em contexto de Jardim de Infância., no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Todo o relatório tem por base uma abordagem ao modelo pedagógico - Movimento da Escola Moderna, que defende o ensino democrático, baseado na participação ativa das crianças, nas oportunidades de crescimento através da comunicação e respeito pelos seus interesses e necessidades, dada a problemática de investigação pela qual optei: “Diário de Grupo” e “Quero mostrar, contar ou escrever”: instrumentos de pilotagem como impulsionadores da comunicação das crianças”. Neste trabalho, reflito sobre a importância da comunicação das crianças num contexto de Jardim de Infância e de que forma os instrumentos de pilotagem potenciam a mesma. Irei basear-me em dois instrumentos de pilotagem do Movimento da Escola Moderna: o Diário de grupo e o “Quero mostrar, contar ou escrever”. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, tendo sido utilizadas as seguintes técnicas de recolha de informação: observação direta participante; entrevista à educadora cooperante e um inquérito por questionário aplicado às crianças do grupo com quem intervim no âmbito da PPS II, com o recurso aos seguintes instrumentos: notas de campo da observação direta, grelhas de registo, fotografias e os guiões da entrevista realizada e do inquérito por questionário aplicado. Os resultados apontam para algumas conclusões: a comunicação é central para o desenvolvimento das crianças em jardim de infância; os instrumentos de pilotagem: “Diário de grupo” e “Quero mostrar, contar ou escrever” revelam ser de extrema importância para proporcionar a comunicação entre crianças e com a equipa educativa; o/a educador/a de infância tem um papel fulcral enquanto mediador, ouvinte e proporcionador de oportunidades para que a comunicação ocorra.
- Os momentos de brincadeira num grupo de crianças de 3 anos: O papel do adultoPublication . Machado, Joana Santos Toscano; Lino, DalilaO presente relatório reflete, por escrito, o trabalho desenvolvido ao longo de quatro meses de Prática Profissional Supervisionada, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. O trabalho realizado procura retratar a intervenção numa sala de jardim de infância, enquanto educadora-estagiária, com um grupo de 20 crianças de três anos de idade e a investigação desenvolvida neste contexto. Descreve-se e caracteriza-se o contexto, em relação ao meio, ao grupo, às famílias, à equipa educativa e ao ambiente educativo. Apresenta-se, ainda, o processo de intervenção, explicitando as intenções para ação da prática profissional. Assim como, o projeto desenvolvido por este grupo de crianças, no âmbito da metodologia de trabalho de projeto. Transversal aos dois capítulos, destaca-se, ainda, a valorização atribuída pelos diversos intervenientes desta ação à de atividade- o brincar. Quanto à investigação desenvolvida em jardim de infância, apresenta-se a identificação da problemática em estudo- o brincar, a revisão da literatura sobre o tema, as opções metodológicas e os princípios éticos adotados neste trabalho. Descrevemse, ainda, detalhadamente os procedimentos relativos ao desenvolvimento desta investigação, fundamentados num estudo de caso, de natureza qualitativa, cujo objetivo foi conhecer as conceções sobre o brincar, de um grupo de crianças e adultos- Encarregados de Educação e Educadora Cooperante- no jardim de infância e em casa, e identificar o tipo de brincadeiras, bem como a utilização dos brinquedos nesses contextos. Seguidamente, procede-se à descrição de um conjunto de técnicas, necessárias para a recolha de dados e posterior análise dos mesmos. São, pois, apresentados e analisados os resultados obtidos, permitindo compreender as diferentes conceções sobre o brincar, a partir da voz das crianças, da educadora de infância e dos encarregados de educação. E, por outro lado, conhecer os hábitos de brincadeira deste grupo de crianças no jardim de infância e em casa. O relatório culmina com uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido ao longo de cinco anos de formação inicial, procurando definir-me enquanto profissional de educação infantil.
- Interações entre veteranos e novatos em movimentos de brincadeira e movimentos de refeiçãoPublication . Soares, Vanessa Sofia Esteves; Almeida, TiagoO presente relatório surge no âmbito da Prática Profissional Supervisionada, sendo referente à intervenção e investigação concretizadas em contexto de Jardim de Infância. Assim, tem por objetivo demonstrar e ilustrar, de forma reflexiva e fundamentada a minha intervenção. Desta forma, apresento, primeiramente, uma caracterização reflexiva do contexto socioeducativo. Esta caracterização foi realizada no sentido de conhecer e analisar o contexto em que as crianças se inserem para, assim, poder adaptar a minha ação nos grupos em que decorreu a intervenção. A organização educativa é uma instituição particular de solidariedade social e integra as valências de creche (4 meses aos 3 anos) e de JI (3 aos 6 anos). A Instituição tem como referência o modelo pedagógico do Movimento de Escola Moderna. É um dos três grupos do JI, com 5 crianças de 3 anos e 11 de cinco anos. Um grupo muito participativo e motivado, que demonstra iniciativa e autonomia na dinamização de projetos. Como problemática de investigação, este trabalho estuda o modo como as crianças novatas e veteranas interagem entre si, em momentos de brincadeira e momentos de refeição. Nesse âmbito, procuro, primeiramente, fundamentar e justificar teoricamente as minhas propostas, e, em seguida ilustrar e analisar criticamente a minha intervenção. Esta teve por base a metodologia da investigação que se assemelha às do estudo caso. Pois, fenómeno observado em contexto natural, sendo o do observador neutro, ou seja, sem utilização de controles ou manipulação (Meirinhos & Osório, 2010). Com os dados desta investigação, pude concluir que as interações entre veteranos e novatos ocorrem durante a rotina, quer nos momentos de refeição, quer nos momentos de brincadeira. Assim como as interações mais observadas, em ambos os momentos, são interações de socialização. Por fim, apresento as considerações finais onde reflito sobre a forma como a prática consolidou a minha identidade enquanto futura educadora de infância. Como educadora pretendo construir um ambiente potenciador da autonomia das crianças, um ambiente agradável à família e a toda a vivência da criança e que seja principalmente um ambiente seguro. Pretendo ainda criar uma relação de proximidade e afeto com as crianças, tendo em conta a sua individualidade, nomeadamente, as caraterísticas, os interesses e as necessidades individuais de cada criança.
- Até que ponto limitamos o brincar a partir da nossa conceção de perigo?Publication . Almeida, Inês Melo de; Simões, AnaO presente trabalho consubstancia-se num relatório elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada II (PPS), no primeiro semestre do segundo ano do Mestrado em Educação Pré-escolar. A prática profissional realizouse entre os dias 01 de outubro de 2018 e 21 de janeiro de 2019, na valência de Jardim de Infância (JI), numa sala com 25 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos, numa instituição sem fins lucrativos, situada no concelho de Lisboa. O relatório que ora se apresenta, tem como principal objetivo realizar, de uma forma reflexiva, uma caracterização do contexto socioeducativo onde decorreu a prática profissional, uma identificação e avaliação das intenções que tive por base durante toda a ação, uma investigação e uma avaliação de todo o processo. No que diz respeito à investigação, esta recai sobre a problemática do brincar e do perigo. Neste sentido, o principal objetivo da presente investigação é perceber se as conceções de perigo podem influenciar ou não, o brincar da criança. De modo a conhecer e a compreender a problemática que identifiquei, optei por uma abordagem de natureza qualitativa, seguindo como método de investigação o estudo de caso e recorri à observação direta participante e à observação indireta, através da realização de entrevistas, como técnicas de recolha de dados. Tanto a minha prática profissional, como a consulta bibliográfica, me levam a considerar que uma educação que valorize a permissão de brincadeiras, que envolvam situações de maior risco, terá maior sucesso se o mesmo for devidamente partilhado, explicado e fundamentado junto da equipa educativa, crianças e famílias, para que todos possamos, de forma concertada, contribuir para o desenvolvimento das crianças e para a mitigação do risco/perigo.
- Potencialidades das comunicações das crianças para a construção das aprendizagens em jardim de infânciaPublication . Pereira, Sara Filipa Sousa Veneno; Friães, RitaEste relatório de investigação surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática Profissional Supervisionada II (PPSII). O mesmo decorreu entre outubro de 2018 e janeiro de 2019, em Jardim de Infância (JI) e numa organização educativa que cruza diferentes modelos pedagógicos (High Scope, Movimento da Escola Moderna [MEM] e Reggio Emilia), com acompanhamento de um grupo de 25 crianças entre os 4 e os 6 anos de idade. Apresenta-se como uma compilação de todo o trabalho, de intervenção e de investigação, desenvolvido com este grupo, enquanto educadora estagiária, com descrição, explicitação e reflexão pessoal sobre o modo como foi desenvolvido. É dado a conhecer todo o contexto socioeducativo, a ação pedagógica, e as intencionalidades que a sustentaram, a própria avaliação do processo de intervenção, bem como a repercussão que tiveram estes aspetos na construção da minha profissionalidade docente como educadora de infância. Este relatório apresenta ainda a investigação realizada no contexto, que recai sobre um momento da rotina das crianças, o momento das Comunicações. Tendo como principal objetivo compreender as potencialidades das comunicações das crianças para a construção das aprendizagens, e como forma de o efetivar, foram registadas as comunicações das crianças e analisados os seus discursos e interações, tendo em conta o papel que os pares e os adultos assumem nos momentos de comunicação. Salienta-se ainda que a investigação contempla um enquadramento teórico que desvenda a proveniência do momento das Comunicações, que é do MEM, e contextualiza-o no âmbito desse modelo pedagógico da educação pré-escolar, comprovando as suas potencialidades, bem como de fatores exteriores, para a construção das aprendizagens das crianças. Em termos metodológicos, a investigação trata-se de um estudo de caso de caráter qualitativo, recorrendo-se à utilização de diferentes técnicas de recolha e de análise de dados. A apresentação e discussão dos dados revela, por fim, a dinâmica do grupo no momento das Comunicações; as potencialidades a nível cognitivo, sociocultural e linguístico proporcionadas pelo momento e pelo ambiente envolvente; e os papéis que os pares e os adultos desempenham.
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