Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
905.29 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Resumo I (Prática Pedagógica) - O Estágio do Ensino Especializado (EEE) foi efetuado na Classe de Flauta Transversal do Professor João Pereira Coutinho (Professor Cooperante), na Escola de Música do Conservatório Nacional (EMCN) durante o ano letivo 2014/2015 e teve a monitorização do Professor Nuno Ivo Cruz (Prof. Orientador). Há uma contextualização da EMCN e dos alunos acompanhados no EEE. São descritas as práticas pedagógicas usadas pelo Prof. Cooperante nas aulas observadas ao longo do ano letivo e as aplicadas pelo estagiário. Aborda os desafios que foram surgindo, como por exemplo, fazer planos de aula adequados com falta de contacto com as alunas, as condições inseguras do edifício, entre outros. Foi também importante inserir uma reflexão sobre mudanças a implementar no futuro na atividade profissional do estagiário.
Resumo II (Investigação) - O projeto de investigação – “Um estudo sobre vibrato, e como é ensinado nas principais escolas de Lisboa” – veio de uma necessidade que foi sentida por parte do investigador num dos aspetos cruciais da técnica da flauta, vibrato. A variedade de opções de como e quando usar o vibrato levou o investigador a querer aprofundar os seus conhecimentos sobre como este aspeto era lecionado em Lisboa. Nesta investigação houve também um aprofundamento do conhecimento da literatura existente sobre o vibrato na flauta. Foram realizadas entrevistas a alguns dos Professores de Lisboa de modo a compreender como o vibrato é lecionado em Lisboa, nessas entrevistas, os participantes do estudo partilharam as suas experiências e pensamentos sobre vibrato. Relativamente às entrevistas a faixa etária dos participantes variou entre 30 e 58 anos e número de anos de ensino entre 12 e 38 anos. Todos os entrevistados concordaram que o vibrato é um recurso expressivo e que deve ser lecionado em aula. Concordaram também que antes de aprender o vibrato os alunos deverão ter domínio da produção sonora e que o vibrato não faz parte integrante do som.
Abstract I (Teaching) - This Internship in Specialised Music Teaching took place at Escola de Música do Conservatório Nacional (EMCN), in the flute class of Professor João Pereira Coutinho during the academic year of 2014/2015 under supervision of Professor Nuno Ivo Cruz. In this report there is a contextualization of EMCN and the three students followed in the internship. There is a description on the teaching practices used by the Cooperating Teacher and the ones used by the intern. A reflection on the challenges faced during this year and a reflection on the model used for this Internship. It was also important to share how this Internship changed the way the intern deals with his teaching and the reflection about it.
Abstract II - The aim of this study was “Flute vibrato, and how it is taught in Lisbon”, the purpose of this study came from a necessity felt by the investigator to clarified one of the most crucial aspects of the flute, the vibrato. The variety of options of when and how to use vibrato led the investigator to want to find more about it, and how it was taught in Lisbon. In this investigation there were interviews with some teachers from Lisbon, who shared their thoughts about vibrato and how it was taught. Ages of the interviewers varied between 30 and 58, numbers of years teaching flute were 12 up to 38. In all the interviews they all said that, vibrato was an expressive tool, is should be taught during lessons, students must have good tone before learning vibrato and that vibrato is not always present in the sound.
Resumo II (Investigação) - O projeto de investigação – “Um estudo sobre vibrato, e como é ensinado nas principais escolas de Lisboa” – veio de uma necessidade que foi sentida por parte do investigador num dos aspetos cruciais da técnica da flauta, vibrato. A variedade de opções de como e quando usar o vibrato levou o investigador a querer aprofundar os seus conhecimentos sobre como este aspeto era lecionado em Lisboa. Nesta investigação houve também um aprofundamento do conhecimento da literatura existente sobre o vibrato na flauta. Foram realizadas entrevistas a alguns dos Professores de Lisboa de modo a compreender como o vibrato é lecionado em Lisboa, nessas entrevistas, os participantes do estudo partilharam as suas experiências e pensamentos sobre vibrato. Relativamente às entrevistas a faixa etária dos participantes variou entre 30 e 58 anos e número de anos de ensino entre 12 e 38 anos. Todos os entrevistados concordaram que o vibrato é um recurso expressivo e que deve ser lecionado em aula. Concordaram também que antes de aprender o vibrato os alunos deverão ter domínio da produção sonora e que o vibrato não faz parte integrante do som.
Abstract I (Teaching) - This Internship in Specialised Music Teaching took place at Escola de Música do Conservatório Nacional (EMCN), in the flute class of Professor João Pereira Coutinho during the academic year of 2014/2015 under supervision of Professor Nuno Ivo Cruz. In this report there is a contextualization of EMCN and the three students followed in the internship. There is a description on the teaching practices used by the Cooperating Teacher and the ones used by the intern. A reflection on the challenges faced during this year and a reflection on the model used for this Internship. It was also important to share how this Internship changed the way the intern deals with his teaching and the reflection about it.
Abstract II - The aim of this study was “Flute vibrato, and how it is taught in Lisbon”, the purpose of this study came from a necessity felt by the investigator to clarified one of the most crucial aspects of the flute, the vibrato. The variety of options of when and how to use vibrato led the investigator to want to find more about it, and how it was taught in Lisbon. In this investigation there were interviews with some teachers from Lisbon, who shared their thoughts about vibrato and how it was taught. Ages of the interviewers varied between 30 and 58, numbers of years teaching flute were 12 up to 38. In all the interviews they all said that, vibrato was an expressive tool, is should be taught during lessons, students must have good tone before learning vibrato and that vibrato is not always present in the sound.
Description
Relatório de estágio - Mestrado em Ensino da Música
Keywords
Flauta transversal Vibrato Ensino instrumental em Lisboa Flute Vibrato Instrumental teaching in Lisbon
Citation
Publisher
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa