Browsing by Author "Lino, Dalila"
Now showing 1 - 10 of 21
Results Per Page
Sort Options
- Atas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de LisboaPublication . Pires, Carlos; Lino, Dalila; Madureira, Isabel; Rodrigues, Margarida; Falcão, MiguelCom a presente publicação é dada continuidade à linha editorial iniciada com as Atas do I e do II Encontros de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa, realizados em 2013 e em 2014, respetivamente. Neste volume estão reunidos os artigos submetidos a revisão científica anónima, correspondentes às comunicações apresentadas, pelos seus autores, ao III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino (3.º EME), que decorreu na Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), no dia 5 de novembro de 2016. Tal como os anteriores, este Encontro teve como objetivo central divulgar a investigação produzida no âmbito dos vários mestrados profissionalizantes (de habilitação para a docência nos “primeiros anos”) e pós-profissionalização existentes na ESELx e submeter os resultados obtidos e as abordagens epistemológicas e metodológicas de cada um dos estudos, quer ao escrutínio e validação de especialistas nos diversos domínios do saber dos mestrados, quer a fóruns de reflexão e debate proporcionados pelas sessões de comunicações livres, que integraram o Encontro. Para além das referidas apresentações, neste 3.º EME atribuiu-se especial relevância à reflexão e ao debate sobre a relação entre a investigação e a prática profissional, no âmbito da Conferência de Abertura e da Mesa-Redonda de Encerramento do Encontro.
- Atas do IV Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de LisboaPublication . Pires, Carlos; Lino, Dalila; Pereira, Susana; Leite, TeresaEsta publicação reúne os textos submetidos a revisão científica anónima correspondentes às comunicações apresentadas no IV Encontro de Mestrados em Educação e Ensino, realizado na Escola Superior de Educação (ESELx) do Instituto Politécnico de Lisboa, em 24 de novembro de 2018. Este evento bianual tem como objetivo divulgar a produção científica realizada no âmbito de mestrados pós-profissionalização e dos mestrados que habilitam para a docência em Educação de Infância e Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico desta e de outras instituições do ensino superior.
- Crianças como investigadoras em Educação Pré-EscolarPublication . Tavares, Sofia; Lino, Dalila; Hortas, Maria JoãoO presente estudo consiste numa análise reflexiva sobre as competências investigativas desenvolvidas por crianças em contexto de jardim de infância, resultado da opção do educador pela metodologia de trabalho por projeto para a resolução das questões/interrogações colocadas pelas crianças. Para a análise é mobilizado o projeto realizado por um grupo de crianças, intitulado "O que é o Zbiriguidófilo?". Inserindo-se na temática do Imaginário Infantil, este projeto apelou à realização de inúmeras atividades, de modo a que, em conjunto, todos pudessem procurar/investigar, negociar, refletir, chegar a consensos e tirar conclusões acerca desta personagem da sua imaginação. É a partir da descrição destas atividades, da análise dosprodutos das crianças e dos registos do educador que emerge a reflexão que permitirá identificar as competências investigativas desenvolvidas quer pelas crianças, quer pelo educador. Os resultados mostram que os percursos de investigação realizados têm efeitos nas competências desenvolvidas pelas crianças e pelo educador. As conclusões evidenciam que, atendendo ao facto de as crianças se assumirem como agentes ativos na construção do seu conhecimento, são diversas as possibilidades de desenvolvimento de competências de questionamento, de pesquisa, de recolha e tratamento de informação, de construção de sínteses e de tomada de decisões perante os caminhos a seguir na procura de respostas para novas interrogações que se lhes colocam. Por sua vez, o educador, mediador em todo o processo, beneficia da participação nestes percursos investigativos, na medida em que estes lhe permitem adequar a sua ação e as suas intencionalidades pedagógicas relativamente ao grupo, promovendo, assim, o seu desenvolvimento e aprendizagem.
- Early childhood education: key competences in teacher educationPublication . Lino, DalilaTeacher education is a complex field and requires high levels of specialization in diverse fields of knowledge. The formal preparation of early childhood teachers involve education in general aspects of teacher education, but requires a focus on specific components for a teaching that has its own specificity. Work with young children entail high levels of commitment, knowledge, skills and attitudes that should be developed in pre-service teacher education. The literature in early childhood teacher education highlights a number of key components including: general educational, professional foundations, formal knowledge and practice, and curriculum development. This paper aims to analyze the key components of early childhood teacher education programs and discuss their role on the preparation of competent and efficient teachers for a demanding 21st century society.
- EditorialPublication . Nunes, Clarisse; Lino, Dalila; Fuertes, Marina; Rodrigues, Margarida; Sousa, OtíliaNesta dimensão a revista Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional procura numa perspetiva plural divulgar o trabalho de investigação na área da educação, acolhendo uma ampla gama de disciplinas, de temas e de perspetivas metodológicas.
- EditorialPublication . Fuertes, Marina; Nunes, Maria; Lino, Dalila; Sousa, Otília; Torres, Susana; Teófilo, RuiA Revista Da Investigação às Práticas: Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELX) mantém o seu esforço de publicação de artigos originais numa abordagem transversal e multicultural do conhecimento no âmbito educativo.
- EditorialPublication . Fuertes, Marina; Nunes, Clarisse; Lino, Dalila; Sousa, OtíliaO leitor poderá encontrar neste número vários artigos com abordagens inovadoras no âmbito das novas tecnologias, da educação inclusiva e da educação na primeira infância.
- Educação e Cidades: tempos, espaços, atores e culturas (atas do XVI Congresso da SPCE)Publication . Pires, Carlos; Lino, Dalila; Martins, Fernanda; Figueiredo, Maria; Friães, Rita; Leite, Teresa; Almeida, TiagoO XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) realizou-se presencialmente (ainda que com a possibilidade de participação a distância), entre 15 e 17 de setembro de 2022, no campus do Instituto Politécnico de Lisboa, organizado pela SPCE com a Escola Superior de Educação de Lisboa.
- Educação e práticas pedagógicas com crianças dos 0 aos 3 anos: diálogos entre pedagogia, psicologia e sociologiaPublication . Tomás, Catarina; Almeida, Tiago; Lino, DalilaEste livro surge resultante dos trabalhos de Projeto desenvolvidos pelas estudantes da Pós-Graduação em Educação em Creche e outros Equipamentos com Crianças dos 0 aos 3 anos da Escola Superior de Educação de Lisboa das edições de 2012/2014 e 2014/2016.
- Educação e práticas pedagógicas com crianças dos 0 aos 3 anos: diálogos entre pedagogia, psicologia e sociologiaPublication . Tomás, Catarina; Almeida, Tiago; Lino, DalilaA Pós-Graduação em Educação em Creche e Outros Equipamentos com Crianças dos 0 aos 3 anos foi criada em 2011, na sequência da publicação da recomendação “A Educação dos 0 aos 3 anos” por Teresa Vasconcelos. A primeira edição abriu em 2012 e desde então tem sido oferta como formação avançada da Escola Superior de Educação de Lisboa. Com a abertura do curso procurámos dar corpo às recomendações aí expressas explicitando, logo à partida, o nosso posicionamento: “a educação dos 0 aos 3 como um direito e não apenas como uma necessidade social” (Vasconcelos, 2011, p. 24). Esta é uma das premissas fundamentais que norteia a Pós-Graduação e, naturalmente, no seu interior discutimos de forma polissémica e interdisciplinar o papel das crianças, das famílias, dos/as profissionais, do Estado e da sociedade civil, neste processo de promoção e garantia da educação de crianças pequenas como um direito. Seguindo conceptualmente uma orientação pós-moderna (Dahlberg, Moss & Pence, 2003) a Pós- Graduação tem sido um espaço de diálogo entre Pedagogia, Psicologia e Sociologia, procurando através dele traçar linhas de fuga que nos façam pensar, por um lado, de forma integrativa, complexa e crítica a educação de crianças pequenas e, por outro, as organizações/ equipamentos/serviços para a infância. Este ebook é o resultado dessa tentativa e nele apresentamos alguns 10 dos textos produzidos por estudantes das edições de 2012/2014 e de 2014/2016. A escolha destes textos e não de outros deve-se a um processo de revisão por pares a que foram submetidos todos os trabalhos. Os que foram aceites dão corpo a este ebook e expressam alguns dos olhares possíveis de Pedagogia, Psicologia e Sociologia sobre a educação de crianças dos 0 aos 3 anos. Naturalmente, não se esgotam aqui o que estes campos do saber teriam a dizer sobre o tema, mas pode-se, antes, considerar que este livro em formato eletrónico é uma possibilidade de abrir caminho e continuar a problematizar a educação de crianças pequenas e os seus contextos sociais, educativos, pedagógicos e culturais. Para assinalar e comemorar a publicação das recomendações de 2011, a coletânea encontra-se organizada em duas partes. Na primeira, contamos com a participação especial de Teresa Vasconcelos que apresenta um retrato, sete anos após a publicação da Recomendação, do ponto de situação atual. Na segunda, os catorze textos produzidos pelas estudantes que foram agrupados em três dimensões: a participação das crianças – Ana Rita Pires, Vera Luís, Cláudia Ministro, Ana Carolina Dinis, Sara Argêncio, Maria do Céu Neves, Mara Cacheirinha, Paula Osório, Ana Raquel Chenrim e Diana Batista; as conceções sobre o trabalho em creche – Diana Figueiredo, Sandra Cardoso e Cristina Cardoso; e, a promoção da linguagem – Inês Chiolas. Num plano mais pessoal, é com imenso gosto que coordenámos esta primeira edição do ebook “Educação e Práticas Pedagógicas com Crianças dos 0 aos 3 anos: Diálogos entre Pedagogia, Psicologia e Sociologia” com um especial agradecimento às autoras que permitiram que este livro fosse uma realidade depois de tão rica e profícua discussão ao longo da frequência dos respetivos cursos.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »