Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
15.96 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A Pós-Graduação em Educação em Creche e Outros Equipamentos com
Crianças dos 0 aos 3 anos foi criada em 2011, na sequência da publicação
da recomendação “A Educação dos 0 aos 3 anos” por Teresa Vasconcelos.
A primeira edição abriu em 2012 e desde então tem sido oferta como
formação avançada da Escola Superior de Educação de Lisboa.
Com a abertura do curso procurámos dar corpo às recomendações aí
expressas explicitando, logo à partida, o nosso posicionamento: “a educação
dos 0 aos 3 como um direito e não apenas como uma necessidade
social” (Vasconcelos, 2011, p. 24). Esta é uma das premissas fundamentais
que norteia a Pós-Graduação e, naturalmente, no seu interior discutimos
de forma polissémica e interdisciplinar o papel das crianças, das famílias,
dos/as profissionais, do Estado e da sociedade civil, neste processo de
promoção e garantia da educação de crianças pequenas como um direito.
Seguindo conceptualmente uma orientação pós-moderna (Dahlberg,
Moss & Pence, 2003) a Pós- Graduação tem sido um espaço de diálogo
entre Pedagogia, Psicologia e Sociologia, procurando através dele traçar
linhas de fuga que nos façam pensar, por um lado, de forma integrativa,
complexa e crítica a educação de crianças pequenas e, por outro, as organizações/
equipamentos/serviços para a infância.
Este ebook é o resultado dessa tentativa e nele apresentamos alguns
10
dos textos produzidos por estudantes das edições de 2012/2014 e de
2014/2016. A escolha destes textos e não de outros deve-se a um processo
de revisão por pares a que foram submetidos todos os trabalhos.
Os que foram aceites dão corpo a este ebook e expressam alguns dos
olhares possíveis de Pedagogia, Psicologia e Sociologia sobre a educação
de crianças dos 0 aos 3 anos. Naturalmente, não se esgotam aqui o que
estes campos do saber teriam a dizer sobre o tema, mas pode-se, antes,
considerar que este livro em formato eletrónico é uma possibilidade de
abrir caminho e continuar a problematizar a educação de crianças pequenas
e os seus contextos sociais, educativos, pedagógicos e culturais.
Para assinalar e comemorar a publicação das recomendações de 2011, a
coletânea encontra-se organizada em duas partes. Na primeira, contamos
com a participação especial de Teresa Vasconcelos que apresenta um
retrato, sete anos após a publicação da Recomendação, do ponto de situação
atual. Na segunda, os catorze textos produzidos pelas estudantes
que foram agrupados em três dimensões: a participação das crianças
– Ana Rita Pires, Vera Luís, Cláudia Ministro, Ana Carolina Dinis, Sara Argêncio,
Maria do Céu Neves, Mara Cacheirinha, Paula Osório, Ana Raquel
Chenrim e Diana Batista; as conceções sobre o trabalho em creche –
Diana Figueiredo, Sandra Cardoso e Cristina Cardoso; e, a promoção da
linguagem – Inês Chiolas.
Num plano mais pessoal, é com imenso gosto que coordenámos esta
primeira edição do ebook “Educação e Práticas Pedagógicas com Crianças
dos 0 aos 3 anos: Diálogos entre Pedagogia, Psicologia e Sociologia”
com um especial agradecimento às autoras que permitiram que
este livro fosse uma realidade depois de tão rica e profícua discussão ao
longo da frequência dos respetivos cursos.
Description
Este livro surge resultante dos trabalhos de Projeto desenvolvidos pelas estudantes da Pós-Graduação em
Educação em Creche e outros Equipamentos com Crianças dos 0 aos 3 anos da Escola Superior de Educação
de Lisboa das edições de 2012/2014 e 2014/2016.
Keywords
Educação pré-escolar Criança Familia Pedagogia Psicologia Sociologia
Citation
Publisher
CIED (Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa