Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
181.54 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente estudo consiste numa análise reflexiva sobre as competências investigativas
desenvolvidas por crianças em contexto de jardim de infância, resultado da opção do
educador pela metodologia de trabalho por projeto para a resolução das
questões/interrogações colocadas pelas crianças.
Para a análise é mobilizado o projeto realizado por um grupo de crianças, intitulado "O que é
o Zbiriguidófilo?". Inserindo-se na temática do Imaginário Infantil, este projeto apelou à
realização de inúmeras atividades, de modo a que, em conjunto, todos pudessem
procurar/investigar, negociar, refletir, chegar a consensos e tirar conclusões acerca desta
personagem da sua imaginação. É a partir da descrição destas atividades, da análise
dosprodutos das crianças e dos registos do educador que emerge a reflexão que permitirá
identificar as competências investigativas desenvolvidas quer pelas crianças, quer pelo
educador.
Os resultados mostram que os percursos de investigação realizados têm efeitos nas
competências desenvolvidas pelas crianças e pelo educador. As conclusões evidenciam que,
atendendo ao facto de as crianças se assumirem como agentes ativos na construção do seu
conhecimento, são diversas as possibilidades de desenvolvimento de competências de
questionamento, de pesquisa, de recolha e tratamento de informação, de construção de
sínteses e de tomada de decisões perante os caminhos a seguir na procura de respostas para
novas interrogações que se lhes colocam. Por sua vez, o educador, mediador em todo o
processo, beneficia da participação nestes percursos investigativos, na medida em que estes
lhe permitem adequar a sua ação e as suas intencionalidades pedagógicas relativamente ao
grupo, promovendo, assim, o seu desenvolvimento e aprendizagem.
Description
Keywords
Trabalho por projeto Crianças investigadoras Educador investigador Competências investigativas
Citation
Tavares, S., Lino, D., Hortas, M. J. (2017) Crianças como investigadoras em Educação Pré-Escolar in Pires, C., Lino, D., Madureira, I., Rodrigues, M., Falcão, M. Atas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (133-145) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
Publisher
CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais