Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Crianças como investigadoras em Educação Pré-Escolar

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente estudo consiste numa análise reflexiva sobre as competências investigativas desenvolvidas por crianças em contexto de jardim de infância, resultado da opção do educador pela metodologia de trabalho por projeto para a resolução das questões/interrogações colocadas pelas crianças. Para a análise é mobilizado o projeto realizado por um grupo de crianças, intitulado "O que é o Zbiriguidófilo?". Inserindo-se na temática do Imaginário Infantil, este projeto apelou à realização de inúmeras atividades, de modo a que, em conjunto, todos pudessem procurar/investigar, negociar, refletir, chegar a consensos e tirar conclusões acerca desta personagem da sua imaginação. É a partir da descrição destas atividades, da análise dosprodutos das crianças e dos registos do educador que emerge a reflexão que permitirá identificar as competências investigativas desenvolvidas quer pelas crianças, quer pelo educador. Os resultados mostram que os percursos de investigação realizados têm efeitos nas competências desenvolvidas pelas crianças e pelo educador. As conclusões evidenciam que, atendendo ao facto de as crianças se assumirem como agentes ativos na construção do seu conhecimento, são diversas as possibilidades de desenvolvimento de competências de questionamento, de pesquisa, de recolha e tratamento de informação, de construção de sínteses e de tomada de decisões perante os caminhos a seguir na procura de respostas para novas interrogações que se lhes colocam. Por sua vez, o educador, mediador em todo o processo, beneficia da participação nestes percursos investigativos, na medida em que estes lhe permitem adequar a sua ação e as suas intencionalidades pedagógicas relativamente ao grupo, promovendo, assim, o seu desenvolvimento e aprendizagem.

Description

Keywords

Trabalho por projeto Crianças investigadoras Educador investigador Competências investigativas

Citation

Tavares, S., Lino, D., Hortas, M. J. (2017) Crianças como investigadoras em Educação Pré-Escolar in Pires, C., Lino, D., Madureira, I., Rodrigues, M., Falcão, M. Atas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (133-145) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais

Collections

CC License