ESCS - Escola Superior de Comunicação Social
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Browsing ESCS - Escola Superior de Comunicação Social by Author "Agostinho, Rute Antunes"
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- O desenvolvimento de competências no quadro dos programas de formação para o empreendedorismoPublication . Agostinho, Rute Antunes; Cavaleiro Rodrigues, José; Rodrigues, Joana LemosSobretudo na última década, assiste-se a uma mudança de paradigma no Ensino Superior europeu. De um sistema baseado na transmissão de conhecimentos transitou-se para um modelo que tem por base o desenvolvimento de competências, mais vincado desde a implementação do Processo de Bolonha. São várias as investigações a nível europeu que espelham a importância crescente dada às competências transversais e transferíveis na formação superior e o seu papel na promoção da empregabilidade dos estudantes. As competências específicas adquiridas precisam agora de ser sustentadas por competências transversais, que acrescentem valor aos desempenhos em contexto organizacional. A par deste modelo de educação, as mudanças económicas e sociais ocorridas neste novo século têm contribuído para a alteração dos contextos de trabalho e das carreiras. O desafio para as instituições de ensino superior é o de passarem a funcionar como contextos nucleares para o desenvolvimento de competências genéricas, particularmente as empreendedoras e de empregabilidade, através da criação no curricula de unidades curriculares ou através de programas específicos. O Programa para o Empreendedorismo do Politécnico de Lisboa (ACE - Academia de Inovação, Criatividade e Empreendedorismo), baseado numa metodologia de educação para o empreendedorismo, surge no intuito de incentivar a criatividade e o espírito de iniciativa empreendedor, facultar ferramentas que permitam apresentar novas soluções para as solicitações da sociedade global, e desenvolver competências práticas empreendedoras, procurando assim que os estudantes se tornem cidadãos criativos, empreendedores e empregáveis.
- O desenvolvimento de competências no quadro dos programas de formação para o empreendedorismoPublication . Agostinho, Rute Antunes; Cavaleiro Rodrigues, José; Joana de Lemos, Joana de LemosVêm-se assistindo, sobretudo na última década, a uma mudança de paradigma no Ensino Superior europeu. De um sistema baseado na transmissão de conhecimentos transitou-se para um modelo que tem por base o desenvolvimento de competências, mais vincado desde a implementação do Processo de Bolonha. São várias as investigações a nível europeu que espelham a importância crescente dada às competências transversais e transferíveis na formação superior e o seu papel na promoção da empregabilidade dos estudantes. As competências específicas adquiridas precisam agora de ser sustentadas por competências transversais, que acrescentem valor aos desempenhos em contexto organizacional. A par deste modelo de educação, as mudanças económicas e sociais ocorridas neste novo século são influenciadas pela globalização, fluxos migratórios e avanços tecnológicos que, consequentemente, têm contribuído para a alteração dos contextos de trabalho e das carreiras. Estamos perante mercados caracterizados pelo aumento da competitividade, da precariedade e da diminuição dos empregos seguros para a vida. O desafio para as instituições de ensino superior é o de passarem a funcionar como contextos nucleares para o desenvolvimento de competências genéricas, particularmente, as empreendedoras e de empregabilidade através da criação no curricula de unidades curriculares opcionais ou através de programas específicos. O Programa para o Empreendedorismo do Politécnico de Lisboa (ACE - Academia de Inovação, Criatividade e Empreendedorismo), assente numa metodologia de educação para o empreendedorismo, surge no intuito de incentivar a criatividade e o espírito de iniciativa empreendedor, facultar ferramentas que permitam apresentar novas soluções para as solicitações da sociedade global, e desenvolver competências práticas empreendedoras, procurando assim que os estudantes se tornem cidadãos criativos, empreendedores e empregáveis. Dentro da vertente formativa, inscrevem-se as ACE Talks, encontros que pretendem dar a conhecer empreendedores de sucesso e as suas experiências e o ACE Bootcamp, ação imersiva de desenho e aperfeiçoamento de planos financeiros e de negócio.
- A valorização da investigação científica e a transformação do ensino superior politécnico: a experiência de LisboaPublication . Cavaleiro Rodrigues, José; Agostinho, Rute AntunesO Politécnico de Lisboa definiu como prioridade o desenvolvimento da investigação científica e da inovação como fatores determinantes no cumprimento da sua missão enquanto instituição de ensino e formação superiores. A prossecução destes objetivos coloca problemas difíceis às instituições politécnicas, dadas as condicionantes legislativas, as limitações orçamentais e o subfinanciamento geral às atividades de ID e a desigualdade competitiva introduzida pela canalização de recursos maioritariamente para centros e projetos universitários. A estratégia do IPL tem combinado um investimento nos investigadores, com o reforço das qualificações, a distinção das melhores práticas e o apoio à publicação, com a promoção mais direta das atividades de investigação, através de um programa interno para fortalecer a constituição inicial de equipas e linhas de investigação próprias, enquanto simultaneamente se estimula, em perfis mais avançados, as candidaturas externas, os projetos e a integração em redes nacionais e internacionais, e se promovem grandes eventos científicos em todas as áreas de saber. Nesta comunicação pretendemos dar a conhecer os resultados alcançados e os desafios a superar para se alcançar aquilo que consideramos ser uma integração distintiva e a contribuição transformadora que o sistema politécnico, e o Politécnico de Lisboa em particular, podem representar para o sistema científico nacional.