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Advisor(s)
Abstract(s)
Sobretudo na última década, assiste-se a uma mudança de paradigma no Ensino Superior europeu. De um sistema baseado na transmissão de conhecimentos transitou-se para um modelo que tem por base o desenvolvimento de competências, mais vincado desde a implementação do Processo de Bolonha. São várias as investigações a nível europeu que espelham a importância crescente dada às competências transversais e transferíveis na formação superior e o seu papel na promoção da empregabilidade dos estudantes. As competências específicas adquiridas precisam agora de ser sustentadas por competências transversais, que acrescentem valor aos desempenhos em contexto organizacional. A par deste modelo de educação, as mudanças económicas e sociais ocorridas neste novo século têm contribuído para a alteração dos contextos de trabalho e das carreiras. O desafio para as instituições de ensino superior é o de passarem a funcionar como contextos nucleares para o desenvolvimento de competências genéricas, particularmente as empreendedoras e de empregabilidade, através da criação no curricula de unidades curriculares ou através de programas específicos. O Programa para o Empreendedorismo do Politécnico de Lisboa (ACE - Academia de Inovação, Criatividade e Empreendedorismo), baseado numa metodologia de educação para o empreendedorismo, surge no intuito de incentivar a criatividade e o espírito de iniciativa empreendedor, facultar ferramentas que permitam apresentar novas soluções para as solicitações da sociedade global, e desenvolver competências práticas empreendedoras, procurando assim que os estudantes se tornem cidadãos criativos, empreendedores e empregáveis.
Description
Keywords
Ensino Superior Empreendedorismo Competências Empregabilidade
Citation
Agostinho, R.A., Cavaleiro Rodrigues, J., & Rodrigues, J. L. (2019, nov, 20-22). O desenvolvimento de competências no quadro dos programas de formação para o empreendedorismo. Comunicação apresentada na 9.ª Conferência FORGES, Universidade de Brasília, Brasília, Brasil.