ISCAL - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISCAL - Dissertações de Mestrado by advisor "Albuquerque, Fábio Henrique Ferreira de"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Uma análise das diferenças em termos da cultura e dos interesses profissionais a partir do projeto de substituiçao das IAS 39: Financial Instruments - Recognition and MeasurementPublication . Carvalho, Cláudia Daniela Ferreira da Mota; Albuquerque, Fábio Henrique Ferreira deA cultura contabilística de cada país e os diferentes interesses dos utilizadores da informação financeira são frequentemente encarados como obstáculos à plena harmonização contabilística. Este trabalho propõe-se a analisar as diferenças em termos da cultura e dos interesses profissionais dos utilizadores da informação financeira a partir da participação dos respondentes nos processos de emissão/alteração de normas do International Accounting Standard Board (IASB). Para o efeito, foram analisadas as comment letters enviadas ao IASB no contexto da primeira parte da primeira fase do projeto de substituição da International Accounting Standard (IAS) 39: Financial Instruments - Recognition and Measurement pela International Financial Reporting Standard (IFRS) 9. Os respondentes foram identificados em função da classificação proposta por Gray (1988), relativamente ao primeiro estudo (diferenças em termos da cultura), e consoante o grupo de stakeholder, relativamente ao segundo estudo (diferenças em termos dos distintos interesses profissionais). Os dados recolhidos foram posteriormente submetidos ao teste não paramétrico do qui-quadrado. Os resultados deste estudo indicam que há diferenças em termos da cultura nas respostas obtidas particularmente no contexto do valor contabilístico do conservadorismo, não se identificando evidências de tais diferenças para os valores do secretismo, do profissionalismo e da uniformidade. Verifica-se, ainda, a existência de diferenças significativas entre as respostas obtidas sobretudo entre o grupo dos preparadores financeiros e dos organismos reguladores e/ou normalizadores e associações profissionais ligadas à Contabilidade. Em futuras investigações, sugere-se o alargamento deste estudo a outras normas que se encontram igualmente em processo de alteração ou substituição.
- A cultura e as características qualitativas da informação financeira: evidência empírica a partir do relato de entidades cotadas na União EuropeiaPublication . Rodrigues, Nuno Miguel Barroso; Albuquerque, Fábio Henrique Ferreira deA influência do fator cultural no âmbito da subcultura da Contabilidade é reconhecida pela literatura, que não descura os seus eventuais impactos na comparabilidade do relato financeiro, mesmo no contexto do avançado processo de harmonização contabilística internacional. Sobre esta última matéria, importa ainda considerar a relevância para o tema oriunda da revisão da Estrutura Conce[p]tual (EC) conjuntamente desenvolvida entre o Financial Accounting Standards Board (FASB) e o International Accounting Standards Board (IASB). A presente investigação visa aferir a eventual existência de associação ou distinção dos valores culturais propostos por Gray (1988) em função de agrupamentos regionais ou fatores económico-financeiros. Por outro lado, propõe-se avaliar se tais fatores influenciam o nível de divulgação de características qualitativas (CQ) no relato financeiro. Adicionalmente, pretende-se testar a existência de uma eventual associação entre os valores culturais, assim como entre esses e as CQ. A recolha dos dados foi realizada a partir dos relatórios e contas consolidados anuais, referentes a 2013 e 2014, divulgados pelas entidades cotadas (grupos não financeiros) nos índices bolsistas relativos a mercados financeiros da União Europeia (UE): portuguese stock index (PSI)-20, iberian index (IBEX)-35, financial times stock exchange (FTSE)-100, german stock index (DAX)-30 e stockholm stock exchange (OMX)-S30, tendo sido utilizada a análise de conteúdo como metodologia. Após a aplicação dos critérios de seleção, a população final deste estudo engloba 137 entidades. Os resultados obtidos posteriormente à aplicação de técnicas de análise não-paramétricas bivariadas sugerem que os valores culturais distinguem-se apenas parcialmente em função dos agrupamentos regionais, evidenciando-se de forma mais significativa a partir de fatores económico-financeiros, nomeadamente, a dimensão das empresas. Constata-se igualmente a existência de uma conexão positiva entre o conservadorismo e o secretismo. Conclui-se, ainda, que o nível de divulgação de CQ apresenta-se apenas parcialmente relacionado com os agrupamentos regionais, encontrando-se moderada e positivamente associado com a dimensão das entidades. Por último, identifica-se que o conservadorismo encontra-se negativamente associado à relevância da informação financeira. Avaliar o impacto da cultura no contexto do julgamento profissional e da perceção acerca das CQ no processo de convergência internacional constituem, entre outros, alguns dos contributos científicos da presente dissertação.
- A divulgação do risco nas demonstrações financeiras : uma análise ao anexo das sociedades não financeiras portuguesasPublication . Silva, Maria de Lima e; Albuquerque, Fábio Henrique Ferreira deO presente estudo tem por objetivo analisar a divulgação do risco efetuada por parte das sociedades não financeiras Portuguesas cotadas na Euronext de Lisboa ao longo dos anos de 2011 e 2012, bem como verificar a influência que determinados fatores explicativos, nomeadamente a dimensão, a rendibilidade, o endividamento e o grau de concentração da administração têm neste domínio. Foi ainda analisada as características da informação divulgada em matérias ligadas ao risco tendo em conta o âmbito temporal, o caráter quantitativo ou qualitativo da informação, a natureza e a classificação do risco divulgado. Os dados foram obtidos a partir da análise de conteúdo ao anexo dos relatórios e contas (contas consolidadas) das entidades selecionadas para este estudo durante o período de 2011 e 2012, resultando numa população de 36 entidades. Os referidos dados foram posteriormente submetidos a técnicas de análise univariada e bivariada baseada em testes não paramétricos, nomeadamente os testes de Spearman e de Wilcoxon. Os resultados das análises efetuadas permitiram identificar uma associação positiva entre a divulgação do risco e a dimensão das entidades, relação esta verificada para as três variáveis utilizadas como proxy do referido fator. Por outro lado, não se verificou qualquer associação entre o fator explicativo rendibilidade, endividamento e o grau de concentração da administração com a divulgação de risco. Relativamente à análise das características da informação divulgada em matérias ligadas ao risco, os resultados demonstram ainda que predomina a divulgação de informação financeira de forma qualitativa, referente ao passado e classificada como “boas notícias”. Pretende-se que os resultados desta investigação possam contribuir para a compreensão do tema desenvolvido, como é o caso dos elementos que se encontram na base da divulgação de informação de matérias ligadas ao risco.
- Os fatores explicativos da divulgação do risco no relato integrado de entidades cotadas no BrasilPublication . Oliveira, Eveline Elen Monteiro de; Rodrigues, Maria Albertina Barreiro; Albuquerque, Fábio Henrique Ferreira deAs lacunas observadas nos relatórios e contas tradicionais das entidades conduziram ao surgimento do relato integrado (RI), o qual inclui diversos elementos de conteúdo, nomeadamente a componente relativa aos riscos e oportunidades. Nesse âmbito são divulgados, entre outros, os riscos específicos que podem afetar a capacidade para uma organização criar valor, sendo esta uma informação de interesse para os distintos stakeholders. Esta dissertação tem como objetivo identificar os fatores explicativos que influenciam na divulgação dos riscos no RI. Para o efeito, foram analisados os RI das entidades cotadas na bolsa de valores do Brasil relativos ao ano de 2020. O estudo teve por base as teorias explicativas da divulgação do risco habitualmente identificadas na literatura, nomeadamente, a teoria da legitimidade, a teoria da agência, a teoria da sinalização, a teoria dos stakeholders e a teoria dos escalões superiores. Foram utilizados modelos de regressão linear, tendo, como variáveis dependentes, os índices de divulgação das diferentes tipologias de risco. A dimensão, a rendibilidade, o endividamento, a independência e a diversidade de género no conselho de administração (CA), a auditoria e o setor de atividade compreendem os fatores explicativos selecionados. Foram identificadas associações entre alguns dos tipos de riscos divulgados e a dimensão da entidade, a existência de auditoria, a independência do CA e o setor de atividade. A dissertação contribui para a literatura acerca dos fatores explicativos da divulgação do risco ao explorar a sua análise por diferentes tipologias e atributos, tendo o RI como fonte de informação, sendo este um conteúdo ainda pouco explorado.
- A influência da cultura e do julgamento profissional sobre a contabilidade : uma análise sob o ponto de vista dos preparadores da informação em PortugalPublication . Marcelino, Manuela Maria; Albuquerque, Fábio Henrique Ferreira deAs normas do International Accounting Standard Board (IASB) são normas do tipo principle-based standards, que delegam ao julgamento profissional a decisão em matérias contabilísticas a partir de conceitos especificamente delineados nas referidas normas, com implicações no relato financeiro. Por outro lado, de acordo com Gray (1988), os valores contabilísticos encontram-se relacionados com as práticas adotadas pelos preparadores da informação financeira que se materializam na forma, conteúdo e características qualitativas presentes no relato financeiro. A presente dissertação tem como objetivo analisar a influência da cultura sobre o julgamento profissional, através da análise da existência de diferenças significativas relativamente às decisões em torno da divulgação ou reconhecimento de ativos e passivos, bem como validar (ou não) a classificação atribuída por Gray (1988) a Portugal no que respeita aos valores contabilísticos do conservadorismo e do secretismo. Para o efeito, foram analisados os conceitos previstos na Norma Contabilística e de Relato Financeiro (NCRF) 21, intitulada Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes. Os dados foram recolhidos a partir de um questionário conduzido aos preparadores da informação financeira (Técnicos Oficiais de Contas) em Portugal, resultando na obtenção de uma amostra de 408 profissionais. Os resultados obtidos a partir de técnicas estatísticas bivariadas permitiram identificar diferenças significativas na perceção dos profissionais em torno da divulgação e do reconhecimento de passivos e ativos, constatando-se uma tendência mais fortalecida para a divulgação ou o reconhecimento de passivos. No que concerne aos valores do conservadorismo e do secretismo, e a partir de técnicas estatísticas multivariadas, foi possível verificar um maior grau de conservadorismo como valor contabilístico em Portugal, bem como a existência de uma associação entre os referidos valores. Pretende-se que este estudo desperte a atenção de organismos normalizadores relativamente à importância dos aspetos relacionados com a informação divulgada no relato financeiro, particularmente quando está em causa o julgamento profissional.
- Os planos de pensões de benefícios definidos e os factores explicativos da sua evolução na esfera dos associados: evidência empírica das entidades concluídas no PSI-20 no período de 2005 a 2009Publication . Cariano, António José Rodrigues de Almeida; Albuquerque, Fábio Henrique Ferreira de; Custódio, Sandra Cristina Casquinha Gancho da SilvaA presente dissertação pretende analisar a existência de associação entre as entidades detentoras de planos de pensões e os elementos que caracterizam os planos subscritos por tais entidades, sendo objecto deste estudo os planos de pensões de benefícios definidos. A partir de uma abordagem baseada na análise de conteúdo, e tendo como suporte documental as Demonstrações Financeiras inseridas no Relatório e Contas Consolidadas, a amostra deste estudo integra as entidades com valores mobiliários admitidos à negociação na Euronext Lisboa incluídas no índice PSI-20, durante o período compreendido entre 2005 e 2009. Da revisão de literatura efectuada, foram definidas hipóteses de associação significativa entre determinados factores que caracterizam as referidas entidades, nomeadamente, os elementos do Balanço e da Demonstração dos Resultados relativos à dimensão, ao endividamento e à rendibilidade, e os elementos caracterizadores dos planos de pensões subscritos por tais entidades, nomeadamente, o activo total do plano, a variação anual de tais activos e o défice do plano. Os dados recolhidos foram posteriormente submetidos a técnicas de análise univariada e bivariada, através de medidas estatísticas descritivas e do coeficiente de correlação de Spearman, respectivamente. Os resultados encontrados sugerem a existência de uma associação significativa entre o factor relativo à dimensão e os elementos caracterizadores dos planos de pensões seleccionados para este estudo. A referida associação, no entanto, não se verifica no que diz respeito aos factores relativos ao endividamento e à rendibilidade das entidades analisadas nesta dissertação.
- O reconhecimento e a divulgação dos impostos diferidos em Portugal: Análise às entidades cotadas no PSI geral durante os anos de 2009 a 2011Publication . Pereira, Eduardo Jorge dos Reis; Albuquerque, Fábio Henrique Ferreira de; Matias, Vasco Jorge ValdezA temática dos impostos diferidos vê a sua génese na dicotomia por vezes existente entre a Contabilidade e a Fiscalidade, sendo o motivo para tal divergência a prossecução de fins e propósitos distintos. Este estudo tem por objetivo analisar a problemática do reconhecimento e divulgação dos impostos diferidos por parte das entidades com ações cotadas na Euronext de Lisboa e verificar a influência que determinados fatores explicativos têm neste domínio. Os dados foram recolhidos a partir da análise de conteúdo às demonstrações financeiras das entidades cotadas anteriormente referidas, sendo examinadas as contas individuais e consolidadas durante o período de 2009 a 2011, resultando, assim, na identificação de uma população variável entre 38 e 40 entidades, consoante o período e o estudo efetuado. Na sequência, os dados foram submetidos a análises baseadas em testes bivariados não paramétricos, nomeadamente os testes de Spearman, de Wilcoxon e de Mann-Whitney-U. Os resultados deste estudo identificaram a influência mais decisiva da dimensão empresarial no contexto do reconhecimento e divulgação de impostos diferidos, o mesmo não sucedendo relativamente ao endividamento e à rendibilidade. Pretende-se que os resultados desta investigação contribuam para a identificação dos elementos que se encontram na base do reconhecimento de ativos e passivos por impostos diferidos e da divulgação em matéria de impostos diferidos nas demonstrações financeiras das entidades cotadas.