Browsing by Issue Date, starting with "2013-12"
Now showing 1 - 10 of 192
Results Per Page
Sort Options
- Tipologia, instalação, funcionamento e manutenção de diversos tipos de juntas de dilatação em obras de artePublication . Ferreira, Carlos Manuel Sebastião; Barata, João Carlos dos SantosAs Obras de Arte são estruturas que ao longo do tempo estão sujeitas a diversas acções, como a variação da temperatura e efeitos diferidos. Acções estas, que originam movimentos e põem em causa o bom funcionamento da estrutura. É neste contexto que existem as juntas de dilatação, que têm o importante papel de acomodar esses movimentos, fazendo com que a estrutura responda de um modo eficiente às solicitações que lhe são impostas. As juntas de dilatação são elementos de alguma complexidade, que servem de transição entre tabuleiro e encontros ou entre dois tabuleiros contíguos, localizando-se portanto no ponto mais vulnerável da estrutura. Por estarem situados à superfície, estes elementos são expostos a acções que podem ser prejudiciais à sua funcionalidade. Como tal, na elaboração deste Trabalho Final de Mestrado, focou-se os aspectos mais importantes relativos às juntas de dilatação em Obras de Arte. Ainda assim, começa-se por abordar os diferentes campos de aplicação de juntas de dilatação. Após isto, passa-se a falar exclusivamente da utilização de juntas de dilatação em Obras de Arte, destacando os diversos tipos existentes e os seus processos de instalação, inspecção e manutenção. Seguidamente, é feita uma análise de um caso prático de juntas de dilatação em Obras de Arte. Por fim, são tiradas as devidas conclusões da elaboração deste estudo.
- Perceção da contemporaneidade pelos pré-adolescentes: o que se aprende com a obra de artePublication . Pereira, Carla Sofia Prata Ramos; Mendes, Ana BelaAs sociedades contemporâneas registam uma necessidade cada vez maior de criatividade e imaginação e a evolução da educação artística pode dar resposta a essas necessidades, dotando os alunos de capacidades para se exprimirem, avaliarem criticamente o mundo que os rodeia e participar ativamente nos vários aspetos da existência humana. Acreditando que a relação com a arte constitui um precioso auxílio para o processo educativo, na medida em que proporciona experiências promotoras de criatividade, flexibilidade e iniciativa, reflexão crítica e perceção, desempenhando um papel preponderante na formação integral dos jovens, este estudo desenvolve-se no sentido de encontrar alguns caminhos para que a disciplina de educação visual se torne o veículo da educação artística, para as artes plásticas, no 2º ciclo do ensino básico. Tendo como pano de fundo a Educação Artística nos atuais contextos educativos, esta investigação desenvolve-se no âmbito do tema perceção da contemporaneidade pelos pré-adolescentes, denominando-se « O que se aprende com a obra de arte ». Um estudo empírico, traduzido numa Investigação-ação que tem como finalidade, melhorar uma situação educativa concreta, no caso, uma escola pública do concelho de Oeiras, inovando e estimulando o processo ensino-aprendizagem, no sentido de aproximar os alunos da arte, e da arte contemporânea em particular, proporcionando-lhes todos os benefícios colaterais desse contacto. Os dados apurados através dos diferentes instrumentos permitem-nos concluir que as estratégias de contacto direto com a arte, a realização de exercícios de agilização do pensamento criativo e a abordagem de conteúdos relacionados com as artes plásticas e arte contemporânea, a par da realização de experiências de produção plástica, proporcionaram o aumento dos níveis de literacia em artes plásticas, nos alunos, promovendo os conhecimentos sobre arte contemporânea e o desenvolvimento do potencial criativo. A apreciação estética estimulou a capacidade de observação, interpretação e sentido crítico, destes alunos, contribuindo para o desenvolvimento destas capacidades e um melhor entendimento das manifestações artísticas.
- A qualidade da informação financeira e o impacto na estratégia da empresa - Um caso portuguêsPublication . Teixeira, Paula Cristina; Justino, Maria do RosárioEste trabalho aborda um tema particularmente relevante no actual contexto empresarial, ou seja, o impacto que a qualidade da informação financeira tem na estratégia das empresas e as formas encontradas para a garantir. Assim pretendemos desenvolver este tema apresentando-o como factor de sucesso na gestão das organizações. A qualidade tem um papel muito importante na construção de um negócio sólido e competitivo, pelo que deverá estar contemplado nos diversos processos das empresas, numa perspectiva de implementação, acção, acompanhamento e melhoria contínua. A estratégia é um tema sempre presente na vida das organizações, onde a constante análise estratégica, adaptação ao meio envolvente e criação de vantagens competitivas, são fundamentais para o sucesso, o que implica uma preocupação acrescida com os clientes internos e externos. A análise da diversa informação de carácter financeiro é fundamental para a formulação e monitorização estratégica, bem como a subsequente adopção de medidas correctivas. Caso não se encontre em conformidade com as normas contabilísticas, não reflicta a realidade da empresa e não sirva convenientemente os seus utilizadores, poderá conduzir a gestão à formulação de estratégias cujos resultados poderão não ser os previstos e desejáveis. Com este trabalho pretendemos demonstrar, através do estudo de caso, a relação da qualidade da informação financeira e estratégia de uma organização, os mecanismos e instrumentos utilizados na análise da actividade, bem como a forma encontrada por uma empresa portuguesa para a garantia da qualidade dos dados financeiros e a sua adequação às necessidades dos membros responsáveis pela decisão, monitorização e reformulação da estratégia.
- Infância Institucionalizada: Narrativas das crianças sobre o antes, o durante e o pós alta hospitalarPublication . Cabral, Sara Sofia Lopes; Tomás, Catarina AlmeidaA institucionalização constitui uma medida de proteção das crianças em Portugal. Embora esta seja considerada o último recurso, a sua incidência é bastante significativa, colocando Portugal como um os países com uma alta taxa de institucionalização da Europa. Esta investigação pretende contribuir para estudar os direitos das crianças e jovens institucionalizados e, a partir das suas vozes, compreender de que forma os direitos foram, ou não, garantidos e promovidos num centro de acolhimento temporário atípico em Portugal. A Casa Mágica é o único centro de acolhimento temporário do País que proporciona cuidados pós-hospitalares a crianças. Trata-se de um projeto que nasceu com o intuito de acolher crianças com alta clínica e sem alta social, combatendo assim os internamentos prolongados. Do ponto de vista metodológico, a presente investigação assume-se de carácter qualitativa, assumindo-se especificamente como investigação narrativa. Para operacionalizar a estratégica metodológica, elegeram-se as entrevistas semiestruturadas, realizadas a seis crianças em situação de pós-institucionalizadas, como técnica de recolha da informação privilegiada. Dos resultados obtidos, destaca-se o facto de as crianças considerarem que os seus direitos foram garantidos e promovidos na Casa Mágica. De destacar, ainda, a importância da reflexão acerca das representações sociais das famílias sobre o acompanhamento técnico pós institucional.
- Modelo SIG para apoio à análise de sistemas de transportes e usos do soloPublication . Lopes, Daniela Filipa da Ponte; Martins, Paulo José de MatosA evolução e desenvolvimento do tecido urbano tem vindo a aumentar a necessidade de ferramentas e metodologias ajustadas às novas realidades sociais. Assim, com a presente dissertação, desenvolveu-se um modelo em linguagem orientada por objetos (UML) que permite extrair indicadores para a realização de análises no setor dos sistemas de transporte e de espaços urbanos ao nível da ocupação de solo e também realizar previsões para o desenvolvimento do tecido urbano. O modelo subdivide-se em dois submodelos denominados de submodelo de transportes e submodelo de uso do solo. O submodelo de transportes permite determinar a geração de viagens e de estacionamento numa área urbana existente ou por desenvolver. Através da determinação da geração de viagens este submodelo possibilita o primeiro passo na modelação sequencial das decisões tomadas por cada indivíduo relativamente às suas opções de viagem. Com a determinação da geração de estacionamento torna-se possível a realização de uma análise entre o número de lugares de estacionamento gerados pelos diferentes usos de solo e o número de lugares disponíveis no tecido urbano. Por fim este submodelo permite determinar a quantidade de lugar es de estacionamento existentes numa determinada área em função de parâmetros de estacionamento pré-definidos. A utilização do submodelo de uso do solo permite auxiliar a caraterização do tecido urbano através de alguns índices e parâmetros urbanísticos, parâmetros de superfície, capitações e taxas que correlacionam os diferentes usos do solo.
- Proposta de modelo de avaliação do estado de conservação de equipamentos escolaresPublication . Plácido, Rui Daniel Bernardo; Silva, Sónia Maria Cancela dos Santos Raposo Costa e; Lopes, Jorge Manuel GrandãoO estado de degradação de edifícios em Portugal tem aumentado drasticamente, devido à falta de manutenção. A manutenção de estabelecimentos escolares em Portugal, é ainda mais escassa, sendo inexistente uma metodologia que avalie o estado de conservação de estabelecimentos escolares. Em países como o Reino Unido e Austrália, são utilizadas metodologias avançadas, que avaliam o estado de conservação de estabelecimentos escolares, inserindo-se como uma das fases essenciais para se proceder à manutenção e reparação dos estabelecimentos. Nesta dissertação apresenta-se uma proposta de um Método de Avaliação do Estado de Conservação de Estabelecimentos Escolares, tendo por base o Método de Avaliação do Estado de Conservação de edifícios (MAEC) desenvolvido no LNEC. A proposta desenvolvida, permite avaliar o estado de conservação de estabelecimentos escolares do ensino pré-escolar e 1º Ciclo. O método proposto foi testado numa amostra de dois estabelecimentos escolares: – Escola EB1 Teixeira de Pascoais e Escola EB1 Telheiras nº 1 – permitindo avaliar os elementos funcionais através do método desenvolvido, obtendo o estado de conservação de cada estabelecimento escolar mencionado. O método criado demonstrou ser eficaz e bem adaptado à realidade dos estabelecimentos escolares do 1º Ciclo, sendo um método rápido de aplicar, identificando-se rapidamente elementos funcionais em mau estado de conservação e a necessitar de reparações.
- Implementação de WDM com 4 canais no espetro do visívelPublication . Reis, João Pedro Alves; Antunes, Paula Maria Garcia Louro; Vieira, Maria Manuela Almeida CarvalhoO presente relatório apresenta a análise optoelectrónica de uma heteroestrutura semicondutora empilhada de fotodíodos PIN, baseada numa liga de silício amorfo hidrogenado (a-Si:H – Hyrogenated Amorphous Silicon) e siliceto de carbono amorfo hidrogenado (a-SiC:H – Hydrogenated Amorphous Silicon Carbide), cujos fotodíodos foram otimizados para deteção de sinais óticos no domínio do visível. O objetivo desta tese é avaliar as capacidades da heteroestrutura em redes WDM (Wavelength Division Multiplexing), para transmissão de sinais óticos a curta distância, utilizando como meio de transmissão as fibra óticas de plástico (POF – Plastic Optical Fiber). O trabalho aqui apresentado vem na sequência de trabalhos anteriores, em que a mesma estrutura foi analisada segundo determinados critérios, para o mesmo fim. A transmissão é feita através de quatro dispositivos LED (Light Emitting Diode) com as cores: vio leta (400 nm), azul (470 nm), verde (525 nm) e vermelho (626 nm). É utilizada radiação de fundo frontal e posterior, de cor violeta, já que testes recentes concluíram ser a que mais beneficia a eficiência na deteção dos sinais. Faz-se uma sucinta caracter ização optoelectrónica da estrutura semicondutora com o objetivo de aferir a influência da radiação de fundo de cor violeta sobre a transmissão, individual , de cada um dos canais de transmissão. A fotocorrente gerada pelo dispositivo sob a ausência e presença de radiação de fundo foi medida, para quatro sequências binárias diferentes com diferentes frequências de modulação. Para cada canal e para cada frequência de modulação calculou-se os ganhos óticos obtidos pela aplicação da radiação de fundo e a sua influência sob os tempos de subida. Os resultados obtidos permitem verificar que a aplicação de radiação de fundo de cor violeta influência de forma distinta os diferentes canais vermelho, verde, azul e violeta. Para além da dependência com o comprimento de onda do sinal ótico do canal de entrada evidenciou-se também a influência da frequência de modulação . A aplicação de radiação de fundo pelo lado frontal amplifica a fotocorrente dos sinais de cor vermelha e verde e atenua os sinais de cor violeta. Por sua vez, a aplicação de radiação de fundo pelo lado frontal amplifica fortemente a fotocorrente dos sinais de cor violeta e atenua os restantes. Relativamente ao tempo de subida da fotocorrente verifica-se que apenas para baixas frequências de modulação exist e influência do comprimento de onda do canal ou da aplicação de radiação de fundo. Sendo que a influência tende a diminuir com o aumento da frequência de modulação, atingindo valores muito próximos entre os diferentes canais, com ou sem radiação de fundo, na frequência de modulação mais alta. Tendo por base a análise feita aos canais individuais mediu-se a fotocorrente resultante da combinação dos canais dois a dois, três a três e quando todos são utilizados. As medidas de fotocorrente foram realizadas sobre a ausência e presença de radiação de fundo de cor violeta e para as mesmas combinações binárias e frequências de modulação. A influência da radiação de fundo pelo lado frontal e posterior permite, através do ganho produzido, descodificar as combinações binárias dos sinais transmitidos.
- Convergência para NZEB de um edifício classificadoPublication . Jorge, André Fernando Medeiros; Soares, Pedro Miguel Matos; Hormigo, João António AntunesOs edifícios e a melhoria da eficiência energética são uma componente chave no caminho da União Europeia (UE) para um novo paradigma energético visto representarem cerca de 40% do consumo de energia final da UE, resultando assim em elevados custos e emissões de dióxido carbono (CO2) para a atmosfera, e consequentemente contribuindo para os problemas dos efeitos de estufa e das mudanças climáticas. Com vista à redução do consumo de energia no parque edificado europeu, a UE publicou a 19 de Maio de 2010 a directiva 2010/31/UE relativa ao desempenho energético dos edifícios e que reformula a directiva 2002/91/CE. A nova directiva de 2010 exige que a partir de 31 de Dezembro de 2020 todos os novos edifícios da UE sejam edifícios NZEB (Nearly Zero Energy Building) ou seja, com balanço energético anual nulo. Os NZEB são portanto edifícios com elevado nível de eficiência energética, não só devido ao reduzido consumo de energia em relação a edifícios convencionais, mas também devido à existência de sistemas de produção de energia local que compensam as necessidades energéticas, possibilitando assim um balanço de consumo de energia anual quase zero, no edifício. Deste modo pretende-se com a presente dissertação caracterizar as técnicas e tecnologias existentes que permitem a poupança e a produção de energia, de modo a que os edifícios novos correspondam a NZEB, ou edifícios antigos possam convergir para NZEB, constituindo assim um contributo para o conhecimento destas tecnologias e encorajando a sua aplicação. Na presente dissertação abordou-se também um caso de estudo de modo a verificar o impacto de algumas das estratégias para redução do consumo de energia, num edifício histórico, concluindo-se que é possível reduzir as necessidades energéticas de um edifício histórico até cerca de 50%, através da implementação de medidas de eficiência energética. Este estudo foi efectuado através de simulação do desempenho energético de um ciclo anual do referido edifício recorrendo aos softwares de modelação e simulação energética (Design Builder e Energy Plus).
- Análise prospetiva de modelos de transporte e usos do soloPublication . Furtado, Diana Raquel de Andrade Álvares; Martins, Paulo José de MatosOs usos do solo e os sistemas de transportes interagem de forma crucial na perceção do desenvolvimento económico, na qualidade de vida e na sustentabilidade das áreas urbanas. Devido à crescente necessidade de organizar o espaço urbano e à complexidade do mesmo, surgiram os modelos de transporte e usos do solo. Estes modelos começaram a ser desenvolvidos nos anos 50 e 60 do século passado e esse trabalho de desenvolvimento dura até à atualidade, para dar resposta à dificuldade em antecipar os efeitos de determinadas políticas, no que diz respeito ao padrão de usos do solo. Um dos modelos de transporte e usos do solo desenvolvido foi o UrbanSim, desenvolvido por uma equipa da Universidade da Califórnia sob a coordenação do professor Paul Waddell. Este modelo é um sistema integrado de microssimulação de modelos para planear e analisar o desenvolvimento urbano, incorporando a interação entre o uso do solo, os transportes e as políticas públicas. O UrbanSim é essencial na previsão do impacto de políticas de desenvolvimento urbanístico em grandes cidades e áreas metropolitanas. Assim, concretamente na área dos Transportes, o UrbanSim assume grande utilidade, pois, por exemplo, o impacto nos usos de solo de uma alteração na rede de transportes pode ser previsto através de uma simulação efetuada a partir deste modelo e vice-versa. O UrbanSim começou por ser aplicado nos Estados Unidos da América (em Eugene, no estado de Oregon) e, a partir daí, começou a ser utilizado em vários outros estados norte americanos e até em cidades europeias, africanas e asiáticas, perfazendo um total de 21 áreas metropolitanas onde já foram ou estão a ser feitas aplicações. Atualmente, o UrbanSim apresenta uma plataforma aberta, o OPUS, com uma interface gráfica do utilizador, que tem como principal vantagem o fato de, sendo open source, estar acessível gratuitamente à comunidade científica em geral.
- Nanotech thin film photovoltaicsPublication . Leão, Hugo Filipe Fernandes; Fantoni, Alessandro; Louro, Paula; Fernandes, MiguelO percurso óptico num dispositivo optoelectrónico, como uma célula solar ou um fotodíodo, pode ser definido como a distância que um fotão (não absorvido) percorre com sucesso dentro do dispositivo sem sair para fora do mesmo. Esta característica é geralmente descrita como a espessura do dispositivo. De qualquer modo, a luz que entra num dispositivo, projectado para ter boas características de captura de luz, tem múltiplas reflexões apresentando um percurso óptico muitas vezes superior ao da sua espessura física. Este efeito pode melhorar a absorção da luz e as características do dispositivo. Uma aproximação interessante para melhorar a captura da luz passa por introduzir nanoestruturas plasmónicas e, nos últimos anos, nanopartículas metálicas acopladas a semicondutores absorventes que têm sido utilizados para melhorar a absorção em células solares de filmes finos. Este trabalho apresenta um estudo teórico que teve como objectivo identificar a condição de ressonância plasmónica para um sistema formado por nanopartículas metálicas embutidas numa matriz de a-Si:H. O estudo baseou-se no modelo de Tauc-Lorentz para a permitividade eléctrica do a-Si:H e no modelo de Drude para nanopartículas metálicas e para a polarizabilidade de uma partícula esférica com um raio de 10-20 nm. Foram também feitas simulações FDTD da propagação da luz dentro desta estrutura apresentando uma comparação entre os efeitos causados por uma nanoesfera de alumínio, prata e, para a análise comparativa, um condutor perfeito ideal. Apresenta-se, também, a simulação de uma distribuição de luz numa linha de nanoesferas igualmente espaçadas, com os resultados da influência da distância média entre as nanopartículas. Os resultados das simulações mostram que é possível obter ressonância plasmónica na parte, do espectro da luz, dos vermelhos (600-650 nm) quando são embutidas nanoesferas de alumínio de 20 nm em a-Si:H. Também é possível melhorar a absorção da luz, nesta parte do espectro, introduzindo uma distribuição linear de nanoesferas espaçadas de 180 nm.