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- Gestão do conhecimento em contexto de internacionalização: A transferência do conhecimento para as subsidiárias angolanas e a influência dos fatores culturais nesse processoPublication . Nascimento, Graciete Rodrigues Barbosa do; Nunes, Carlos Manuel da SilvaEsta investigação procura compreender como ocorre a transferência de conhecimento entre empresas-mãe portuguesas e suas subsidiárias angolanas, além de elucidar os aspetos culturais que podem influenciar tal processo. Para atender a este propósito, a pesquisa debruça-se sobre quatro pilares teóricos: 1) a internacionalização das empresas, 2) gestão do conhecimento, 3) transferência de conhecimento em contexto de internacionalização e 4) cultura. Em termos metodológicos, foi adotada uma abordagem qualitativa de caráter descritivo, dedutivo e indutivo, visto que se considerou para análise, os dados recolhidos por meio de entrevistas semi-estruturadas a gestores nas empresas-mãe e à expatriados portugueses nas subsidiárias angolanas dos quatro casos estudados. Como resultado, constatou-se que a transferência de conhecimento para as filiais angolanas ocorre, principalmente, por meio de expatriados portugueses, valorizando-se assim o contacto pessoal e os mecanismos de socialização do conhecimento. Em relação aos aspetos culturais, verificou-se, que as características da cultura organizacional das empresas estudadas são facilitadoras e influenciam positivamente nas filiais, promovendo-se uma gestão local e uma transferência de conhecimento mais eficaz e eficiente. Por outro lado, verificou-se o impacto negativo das diferenças culturais numa fase inicial de instalação das filiais, traduzindo-se, a longo prazo, numa influência positiva, após a redução de todas as barreiras existentes neste processo de partilha e a medida que se fortalece a relação entre as unidades organizacionais. As subsidiárias mostram também que os colaboradores locais possuem um bom relacionamento com os portugueses e, demonstram que as diferenças culturais existem, mas são consideradas complementares, obtendo-se resultados produtivos a longo prazo.
- Vivência parental do cancro: estudo com pais de adolescentes sobreviventes de cancroPublication . Santos, Margarida Custódio dos; Amorim, Inês C.; Moura, Maria de JesusAtualmente há um número crescente de pais com filhos sobreviventes de cancro na infância. Na sua maioria, crianças e pais vivem de forma adaptada, contudo efeitos adversos da doença/tratamento são comuns. Apesar de existirem estudos sobre adaptação parental sabe-se menos acerca da trajetória de adaptação e da vivência parental da sobrevivência. O objetivo deste estudo foi explorar a vivência do cancro em pais de adolescentes sobreviventes de cancro. Oito casais preencheram a Escala de Experiência Parental da Doença Infantil e o BSI e responderam a uma entrevista semi estruturada. Relativamente à fase do diagnóstico os pais referiram perturbação emocional mas igualmente motivação para o confronto e esforços de normalização. Foram apontadas consequências positivas e negativas a curto e longo prazo. Na vivência atual, apesar de a grande maioria dos pais considerar que a doença está controlada, referem ambivalência emocional e apresentam sintomatologia de SPT, associada à experiência da doença/tratamento e às suas consequências. Há diferenças entre pais e mães quer na fase do diagnóstico, quer na fase de sobrevivência, com as mães a evidenciarem maior perturbação emocional. A fase de diagnóstico é vivida com perturbação e normalização. As implicações da doença e do tratamento prolongam-se no tempo e são vividas com preocupação e perturbação. Os resultados podem contribuir para a adequação da intervenção com os pais nas várias fases da doença.
- Stresse parental em pais de crianças nascidas prematuras aos 2 anos de idadePublication . Medeiros, Raquel; Santos, Margarida Custódio dos; Santos, Salomé; Barros, LuísaO nascimento de um filho prematuro gera stresse nos pais, o que pode ter importantes consequências nas atitudes parentais e no desenvolvimento da criança. Sabe-se pouco sobre como evolui o stresse em mães e pais, após os primeiros meses de vida da criança, e como o desenvolvimento da criança afeta esta evolução. Este estudo pretendeu avaliar o stresse parental em mães e pais de crianças prematuras, aos 2 anos de idade corrigida e 6 meses depois, e explorar a associação entre o stresse parental e o desenvolvimento da comunicação na criança. Mães e pais de 51 crianças prematuras preencheram o Índice de Stresse Parental aos 2 anos i.c. e após 6 meses. A subescala de Comunicação / Linguagem da Griffiths foi aplicada aos 2 anos i.c. Mães e pais apresentaram valores médios de stresse parental, mais elevados nas subescalas Distração/Hiperatividade, Maleabilidade de Adaptação e Sentido de Competência. Observam-se pequenas mudanças, com aumento do stresse materno na Vinculação e diminuição do stresse paterno na Maleabilidade e Adaptação e Domínio da Criança. O desenvolvimento da comunicação mostrou-se associado ao Sentido de Competência (-) e Depressão (+) materna e a várias subescalas de stresse paterno. Os resultados reforçam a importância do acompanhamento de mães e pais de prematuros depois dos 2 anos. Dificuldades na comunicação parecem ter maior impacto no pai, reforçando a ideia de que a prematuridade afeta mães e pais diferenciadamente.
- Técnica imunohistoquímica: a sensibilidade de diferentes sistemas de deteção baseados em polímerosPublication . Ferro, Amadeu BorgesEm imunohistoquímica utilizam-se anticorpos para identificar e estabelecer ligação específica com antigénios que são constituintes tecidulares. Sabendo-se que é possível combinar um marcador visualizável com um anticorpo, estão criadas condições para contextualizar a presença de variadas substâncias nas células e tecidos por observação microscópica dos locais onde se encontra o antigénio. Surge assim um poderoso meio de identificação de elementos celulares e tecidulares que podem estar diretamente associados a patologias, bem como das consequências, a nível funcional e morfológico, da ação desses mesmos elementos. Na última vintena de anos, a crescente valorização da investigação e dos diagnósticos diferenciais em Anatomia Patológica tem implicado um desenvolvimento da imunohistoquímica, levando a um progresso destas metodologias para demonstração de antigénios em tecido fixado em formaldeído e incluído em parafina. Não obstante, persistem algumas dificuldades, eco das particularidades de determinadas patologias e de limitações técnicas, pelo que a padronização da imunohistoquímica tem sido uma tarefa dura de completar, sabendo-se que muito depende do Sistema de Deteção utilizado.
- Buildings lean maintenance implementation modelPublication . Abreu, António; Calado, João Manuel Ferreira; Requeijo, JoséNowadays, companies in global markets have to achieve high levels of performance and competitiveness to stay "alive".Within this assumption, the building maintenance cannot be done in a casual and improvised way due to the costs related. Starting with some discussion about lean management and building maintenance, this paper introduces a model to support the Lean Building Maintenance (LBM) approach. Finally based on a real case study from a Portuguese company, the benefits, challenges and difficulties are presented and discussed.
- Gestão do conhecimento e do capital intelectual - Estudo sobre a divulgação do capital intelectual em empresas portuguesasPublication . Mateus, Sérgio; Martins, José Duarte MoleiroNa Era do conhecimento as empresas enfrentam novos e complexos desafios. Devido á globalização e à crescente facilidade de transferência de informação, os mecanismos e os processos são, agora, facilmente replicados pelo mercado. Os ativos tangíveis deixaram de ser o principal recurso na criação de valor, passando os recursos intangíveis baseados no conhecimento a assumir essa posição, devido á sua potencialidade de diferenciação através da criação de valor. A evidencia de diferenças entre o valor contabilístico e de mercado parece ser consequência da dificuldade de reconhecimento e mensuração dos ativos intangíveis, como o capital Intelectual. Este recurso baseado no conhecimento inclui intangíveis que, apesar de criarem valor, como não cumprem determinados critérios de reconhecimento, não são reconhecidos como ativos contabilísticos. A divulgação de informação voluntária sobre capital Intelectual surge como resposta a este desafio. A utilização de indicadores e sistemas que considerem informação não financeira torna-se essencial para colmatar as limitações do modelo tradicional contabilístico. O objetivo desta dissertação é compreender e identificar as práticas e os fatores explicativos da divulgação de informação voluntária sobre capital Intelectual em Portugal. Este é um estudo de pesquisa exploratória. Através da definição de um índice de divulgação e da análise aos Relatórios de Contas anuais de 2014 das empresas portuguesas admitidas á cotação na bolsa Euronext Lisboa foi possível testar hipóteses de estudo com base em variáveis independentes. Os resultados sugerem a dimensão e o sector de atividade como fatores explicativos da divulgação de informação voluntária sobre capital Intelectual.
- Programas curriculares, funcionamento de escola e condicionalismos externos: interrelações com impacto na disciplina de piano no ensino artístico especializadoPublication . Gonçalves, João Bernardo de Oliveira; Rosa, João Manuel dos SantosO presente estudo debruça-se sobre a interacção dos programas curriculares da disciplina de piano, ministrada no ensino vocacional especializado em Portugal, com o funcionamento dos conservatórios que a leccionam, tendo em conta os factores sociais externos que têm influência nesse sistema. Verifica-se uma multiplicidade de interacções entre factores advindos de cada um desses três domínios, que contribuem para problemas estruturais nos cursos de música, com impacto do percurso académico dos alunos na via artística. Serve o presente estudo para fundamentar a discussão da problemática do ensino artístico, que acontece naturalmente, mas de maneira desinformada ou pouco objectiva, entre os intervenientes que dele participam, e para a fomentar nos meios em que não acontece de forma espontânea, mas onde não é menos necessária.
- Sexualidade e contraceção na população universitária: conhecimentos, crenças e práticasPublication . Coelho, André; Guimarães, Teresa; Lopes, Ana Catarina; Sarabando, Catarina; Graça, AnabelaA sexualidade representa um dos parâmetros mais íntimos do indivíduo, englobando a dimensão física mas também psicológica, ética e social. Os jovens, pelo envolvimento afetivo e entrega nos relacionamentos, por vezes precoce, e pelos riscos ligados à atividade sexual constituem um grupo especialmente vulnerável em termos de saúde sexual e reprodutiva. O presente estudo tem como objetivo identificar, na população universitária portuguesa, a relação entre conhecimentos, crenças e práticas sexuais e contracetivas. A amostra de conveniência, constituída por 204 estudantes, 65 da área da saúde e 139 de outras áreas de formação, foi avaliada através de questionário on-line. As crenças dos jovens consideram-se na sua maioria relacionadas com os seus conhecimentos e as suas práticas sexuais e contracetivas. Os estudantes da área de saúde apresentam melhores conhecimentos sobre contraceção, embora não se tenham identificado diferenças significativas entre as práticas sexuais e contracetivas de ambos os grupos. Os resultados mostram que, de uma forma geral, os jovens universitários revelam bons conhecimentos sobre contraceção, refletindo-se em crenças adequadas, que potenciam o recurso a práticas sexuais e contracetivas promotoras da saúde sexual e reprodutiva.
- A reação das empresas portuguesas à crise económica e financeira: principais choques e canais de ajustamentoPublication . Martins, FernandoEste artigo apresenta os resultados de um inquérito realizado em 2014/2015 com o objetivo de identificar os principais choques enfrentados pelas empresas portuguesas durante a crise recente e detetar a sua resposta em termos de ajustamento dos preços, salários e composição da força de trabalho. A incapacidade de pagamento dos clientes e a queda da procura foram referidos como os dois principais fatores que afetaram negativamente as empresas durante a crise. O impacto destes dois choques foi particularmente adverso em empresas muito pequenas, em setores como a construção, energia e comércio e nas empresas que vendem sobretudo para o mercado interno. A redução do número de trabalhadores foi o principal meio usado para acomodar os choques negativos, nomeadamente através do congelamento ou diminuição de novas contratações, da não renovação de contratos a prazo ou de despedimentos individuais. Um número significativo de empresas congelou igualmente os salários base e reduziu os preços.
- Projeto de avaliação e intervenção dos riscos psicossociais no Instituto Politécnico de LisboaPublication . Ramos, Patrícia; Andrade, Graça; Pereira, RitaA Saúde Ocupacional é uma área que se enriquece com o contributo de várias disciplinas e na qual a psicologia da saúde ganha relevância. Esta comunicação visa apresentar a avaliação e as linhas orientadoras do programa de intervenção face aos riscos psicossociais, que o Serviço de Saúde Ocupacional do IPL identificou como necessário para os colaboradores (docentes e funcionários não docente) das oito Escolas Superiores que compõem o universo do IPL. Deste modo, o projeto que pretendemos apresentar é composto pelas seguintes etapas: 1) Avaliação dos riscos psicossociais através da aplicação do COPSOQ II e de entrevistas aos responsáveis; intermédios; 2) Planeamento e preparação dos vários programas em coordenação com o IPL e as várias unidades orgânicas das Escolas; 3) Implementação dos programas; 4) Avaliação dos resultados. Este projeto está a ser desenvolvido no âmbito do programa Locais de Trabalhos Saudáveis desenvolvido pela Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho e em parceria com a Ordem dos Psicólogos Portugueses. A comunicação irá centrar-se na apresentação dos resultados preliminares obtidos na primeira etapa do projeto, ou seja, a avaliação dos riscos psicossociais através do questionário COPSOQ II, aplicado nas oito Escolas Superiores. Nesta comunicação serão apresentadas as hipóteses iniciais do projeto e, a partir dos resultados, as principais conclusões dos mesmos e as próximas etapas que se seguirão no projeto. Pretende-se, assim, a promoção da saúde (física e psicológica); a prevenção e intervenção nos riscos psicossociais; oportunidades de formação em competências interpessoais e desenvolvimento pessoal. De acrescentar que está previsto que as intervenções sejam faseadas nas 8 Escolas, para aprimorar e dar oportunidades a que os resultados sejam consistentes. Com esta comunicação queremos partilhar este projeto inovador no contexto do Ensino Superior e fundamental para a melhoria da saúde e do bem-estar dos colaboradores do IPL. O adoecimento traz sérios prejuízos para o desenvolvimento biopsicossocial da criança, que sofre tanto pela doença quanto por estar impedida de realizar muitas coisas prazerosas. O objetivo consistiu em investigar a eficácia do brinquedo no processo de adaptação em ambiente de saúde. Foram analisadas 402 crianças, de 04 dias a 14 anos, de abril a setembro de 2014, sendo 214 no período sensório-motor do desenvolvimento,106 no pré-operatório e 82 operatório. 69,45% das crianças escolheram brinquedo da fase pré-operatória do desenvolvimento, 16,71% da fase sensório-motora e 13,84% da fase operatória. Os brinquedos mais escolhidos se caracterizam na fase representativa da construção da realidade. O brinquedo em ambiente de saúde facilita a adaptação, favorecendo o manejo das mudanças impostas pela doença. Proporciona o aumento das defesas imunológicas da criança, facilita a recuperação da alegria inerente à infância e promove uma evolução clínica mais favorável, podendo diminuir o tempo de internação se hospitalizada. Observou-se ainda que, ao brincar, a criança experimenta sensações de prazer e contentamento, adquire conhecimento, aprende a conviver e a respeitar o direito do outro, desenvolve a sociabilidade, cooperação e responsabilidade. O brinquedo é uma experiência necessária e tem efeitos terapêuticos para a criança em ambiente de saúde, levando-a a reelaboração do vivido.