ESTC - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESTC - Dissertações de Mestrado by advisor "Baptista, Mónica Andreia Santana"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- Em trânsito: identidade e cinema no tempo da cidade ecrãPublication . Torres, Rui Manuel Martins de Sousa; Mendes, João Maria; Baptista, Mónica Andreia Santana; Piteira, Carlos ManuelA relação cinematográfica entre Portugal e Macau é ainda muito esporádica, ocasional, uma relação com vastas possibilidades a trabalhar e a desenvolver. O trabalho de campo realizado em Macau em Janeiro e Fevereiro de 2018, permitiu a escrita no território da versão mais recente do argumento e também desenvolver contactos de produção. É nessa linha de trabalho, a do desenvolvimento da relação pelo cinema entre Portugal-Macau-China, que o projeto de desenvolvimento cinematográfico “Em Trânsito” se posiciona.
- Gente com trabalho dentro: o mar em terra: desenho de uma série documental sobre vidas, ofícios e lugares que se (con)fundem no tempoPublication . Cortegaça, David Matias; Baptista, Mónica Andreia Santana"Gente com trabalho dentro: o mar em terra" é um projecto de série de seis curtas metragens documentais sobre pessoas que há muitos anos no Distrito de Setúbal praticam um ofício artesanal ligado à água: Lázaro Silva (fabricante de velas), Liseta Garrau (preparadora de aparelhos de pesca), Alexandre Neto (mariscador), Maria Beatriz Oliveira (rendilheira de Bilros), João Matias (salineiro) e Manuel Praxedes (concertador de redes e pescador de arte xávega) são as personagens que protagonizarão cada filme, dando a conhecer a sua arte singular e contando a sua história de vida. Uma série que pretenderá cruzar identidade, trabalho e lugar.
- Há flores que preferem o invernoPublication . Fusco, Isabella Brasiliense; Baptista, Mónica Andreia SantanaO presente documento consiste em uma investigação de carácter teórico-prático que, conjuntamente com o argumento para longa-metragem de ficção Há Flores que Preferem o Inverno, integra o Projeto de Mestrado em Narrativas Cinematográficas da Escola Superior de Teatro e Cinema. Esta investigação procura examinar o processo de escrita do referido argumento, especialmente no que diz respeito ao recurso narrativo utilizado como veículo para dar expressão aos conteúdos internos da protagonista da história. O artifício desenvolvido para externalizar as inquietações psíquicas da personagem foi criar uma narrativa mítica, que conversasse com o inconsciente da protagonista e cuja figura simbólica principal servisse de catalisador da busca em sua jornada. Sendo assim, expõe-se aqui primeiramente uma análise acerca da importância das histórias antigas, como mitos e contos de fadas, na elaboração e superação de questões internas. Posteriormente, à luz de tais referências, é realizada uma análise do próprio argumento deste projeto e de sua narrativa mítica - a Lenda do Boi Preto - além de traçar um paralelo simbólico entre a figura do Boi Preto e divindades bovinas do Egito Antigo. Conduz-se então, uma investigação no cinema da principal referência fílmica para a escrita do argumento deste projeto: a obra O Espírito da Colmeia de Víctor Erice - que utiliza um recurso similar ao elaborado em Há Flores que Preferem o Inverno na condução da protagonista. Finalmente, conclui-se a inquestionável relevância das histórias arquetípicas para o desenvolvimento humano que, juntamente com a referência fílmica, culminaram em uma importante contribuição para a escrita do argumento.
- A importância do ato ritual na estrutura narrativa de “num rio”: argumento de longa metragemPublication . Teixeira, Alexandre Nascimento Braga; Mendes, João Maria; Baptista, Mónica Andreia SantanaEste trabalho tem por objetivo a observação e compreensão da importância do ato ritual como elemento funcional narrativo no universo da ficção, sobretudo no caso do cinema. Para isto, utiliza-se do argumento de 'NUM RIO', uma longa-metragem de ficção, em que a protagonista Teresa Ventura, à beira da sua morte anunciada, faz diversos atos rituais, desde os sacrificiais até os contemplativos e evocativos, para obter este certo 'poder mágico', um acesso tranformador vindo de uma qualquer divindade que, ainda em estreita relação com a verossimilhança da história, permite a progressão da sua personagem e de todos que a circundam num processo de profundo conflito. Foi realizada uma análise minuciosa destes elementos na estrutura narrativa deste argumento, bem como uma pesquisa de referências fílmicas onde também encontramos este elemento mágico, possibilitando a progressão do herói num desfecho positivo dentro da trama.
- Narrativas complexas: dramas seriais na SP televisão e SP internacionalPublication . Moreira, Duarte Soares; Baptista, Mónica Andreia SantanaO presente relatório descreve o estágio realizado na produtora de ficção serializada, SP, onde desempenhei a função de reader. A partir do conhecimento obtido no seu departamento de argumentistas, proponho uma reflexão sobre as suas mecânicas de tratamento de narrativas dramáticas, numa observação comparativa com as narrativas seriais complexas, disseminadas pela indústria americana. Com foco no mercado comercial mainstream onde se insere a SP, a análise irá posteriormente dedicar-se à forma como esta capta a audiência através do storytelling, enfatizando em particular, o desenvolvimento dos seus personagens.
- Pedro : argumento para curta-metragem de ficçãoPublication . Bastos, Lise Aragão; Chinita, Fátima; Baptista, Mónica Andreia SantanaPedro é um projeto de curta-metragem a ser realizado por mim. O filme narra a história de um rapaz carioca que está no fim de seu doutoramento em Lisboa. Homossexual, Pedro enfrentou problemas com sua família evangélica, que considera a homossexualidade uma doença. Na iminência de ter que voltar para sua cidade e rever sua família, Pedro não consegue concluir sua tese e deseja ficar mais tempo em Lisboa. Pedro apaixona-se pela primeira vez por uma mulher, e ao mesmo tempo, reencontra seu primeiro amor, Léo, o seu primo. O presente trabalho contém a atual versão do guião, acompanhada de reflexões sobre o processo de escrita em todas as suas fases. Locais, pesquisa sobre os temas, referências filmográficas e bibliográficas relevantes para o filme também fazem parte deste projeto.
- Se eu quiser falar com DeusPublication . Melim, Bruno Pinheiro; Baptista, Mónica Andreia SantanaO exposto documento consiste em uma investigação realizada no âmbito do Trabalho de Projeto Se Eu Quiser Falar Com Deus – argumento para longa-metragem de ficção que acompanha a jornada espiritual de um homem de fé que vive uma crise dentro de um seminário religioso contemporâneo. Essa investigação tem como objetivo contextualizar o argumento, bem como examinar os temas e subtemas que o permeiam à luz de um estudo de personagem que é caracterizado pelo seu teor religioso. Na primeira parte será apresentada a bibliografia fundamental que reflete sobre o ato de desenvolver um personagem santo na ficção; depois será discutida a convergência entre ficção e religião e como esta repercute no ato de criar um personagem deste tipo; será comentada a pesquisa de campo através das entrevistas realizadas com um padre católico; assim como será traçado um panorama da trajetória do protagonista de Se Eu Quiser Falar Com Deus. Por fim, será feita uma análise detalhada sobre os protagonistas de dois filmes de Robert Bresson que serviram como referência para o desenvolvimento do trabalho de projeto. A articulação entre a reflexão teórica, o trabalho de campo realizado e o argumento fílmico é imprescindível, tendo em vista que eles trabalham juntos em prol de um só objetivo e unidade.
- Travis Bickle, Michel, Giuliana: o desenraízamento no anti-herói como fissura silenciosaPublication . Marchetta, Davide; Baptista, Mónica Andreia SantanaSer um mestiço é ter várias identidades, várias línguas, alguns lutos permanentes. Como traduzir esses elementos e muitos outros numa criação cinematográfica ficcional? O desenraizado multicultural e a sua estranheza interior encontraram um lugar no cinema?
- Vertigo e vida: uma reelaboração da estrutura de “Vertigo”Publication . Monteiro, Tiago Miguel Tomás Meneses; Baptista, Mónica Andreia SantanaNo seu fundamento, em que é que se baseia o filme “Vertigo” de Alfred Hitchcock? Baseia-se numa história de amor e morte onde a necessidade de Scottie alcançar o poder, alcançar um ser criador, levam Judy à morte. Como se dá este radical desencontro e como será possível propor uma atenuação do conflito para tentar encontrar um olhar mais reconciliador. Isso seria aquilo que poderia ser “Vertigo” se o protagonista ultrapassasse a sua necessidade de ser criador. Em nome de “Vertigo” surge assim “Vida”.