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- Eurocode shear design of coarse recycled aggregate concrete: reliability analysis and partial factor calibrationPublication . Pacheco, João; Brito, Jorge de; Chastre, Carlos; Evangelista, LuisThis paper contributes to the definition of design clauses for coarse recycled aggregate concrete. One of the main reasons for scepticism towards recycled aggregate concrete is the perceived notion that the heterogeneity of recycled aggregates may increase the uncertainty of the behaviour of concrete. Therefore, the paper uses structural reliability concepts to propose partial factors for recycled aggregate concrete's design for shear failure. The paper builds upon a previous publication by the authors, in which the model uncertainty of recycled aggregate concrete elements designed for shear, with and without shear reinforcement, was compared with that of natural aggregate concrete elements. In that paper, the statistics of the model uncertainty for recycled aggregate concrete shear design were indeed found to be less favourable than those of natural aggregate concrete. Therefore, a partial factor for recycled aggregate concrete design is needed to ensure safety. This paper presents partial factors calibrated with explicit reliability analyses for different cases of design concerning beams (in the case of shear design of elements with shear reinforcement) and slabs (for the design of elements without shear reinforcement). For full incorporation of coarse recycled concrete aggregates and the design of elements without shear reinforcement, the calibrated partial factor reduces the design value of shear resistance by 10% (design with EN1992) or 15% (design with prEN1992) in comparison to natural aggregate concrete's design. For the shear design of elements with shear reinforcement, the partial factor decreases resistance by 5% but a sensitivity analysis showed that the reduction might be, under pessimistic expectations, of up to 20%.
- Infância e literatura: o que dizem as criançasPublication . Loureiro, Cristiana Sofia Pereira; Toledo, LeonorO presente relatório surge no âmbito da unidade curricular de Prática Profissional Supervisionada – Módulo II, que exige uma análise reflexiva da minha intervenção pedagógica na valência de jardim-de-infância, numa organização socioeducativa da rede privada. Mais precisamente numa sala de vinte e quatro crianças, sendo treze do sexo feminino e onze do sexo masculino, com faixa etária entre os três e os seis anos. Assim sendo, este documento contempla uma caracterização reflexiva do contexto socioeducativo; uma análise reflexiva da ação, tendo por base as intencionalidades definidas e o processo de intervenção; um capítulo alusivo à investigação que me propus a realizar; a construção da profissionalidade docente enquanto educadora de infância e, por fim, as considerações finais. No que concerne à investigação, é de referir que o objetivo da mesma consiste em compreender o modo como as crianças em idade pré-escolar se relacionam com a literatura. Assim sendo, conduzi a minha investigação segundo as diretrizes da metodologia do estudo de caso e esta teve por base uma abordagem de natureza qualitativa. As técnicas selecionadas dizem respeito à observação participante, recursos audiovisuais (fotografia, vídeo e áudio), entrevistas e sessões realizadas com as crianças, em pequenos grupos. Já os instrumentos consistem nos registos de observação, nas anotações relativas às conversas informais com as crianças, a equipa de sala e as famílias. Importa mencionar que os participantes desta investigação são vinte e três crianças que compõem o grupo, mas também estará incluída a participação da educadora, da auxiliar de ação educativa e das famílias. Por fim, através da análise e discussão dos dados foi possível constatar que o gosto e as partilhas das crianças relativamente à literatura estão associados à leitura enquanto experiência, destacando-se o meio familiar como principal contexto em que lhes contam histórias. A literatura esteve presente nas relações e interações estabelecidas pelas crianças, nas suas brincadeiras, recorreram à mesma para fazerem associações com a realidade vivida e contruíram as suas narrativas indo ao encontro da forma como o adulto o tinha feito. Contudo, em algumas situações, as crianças inferiorizaram-se enquanto contadoras de histórias face ao adulto por não saberem ler.
- Entreajuda e Tutoria entre crianças de idades diferentes em Jardim de InfânciaPublication . Barbosa, Ana Catarina Ferreira Theias; Lino, Dalila; Rosa, JoãoO presente relatório desenvolve-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada módulo II (PPS II), integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar. A PPS II decorreu num Jardim de Infância (JI) da rede pública, em Lisboa, com um grupo de 20 crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos da idade. Este trabalho visa retratar de uma forma reflexiva o percurso percorrido enquanto educadora estagiária, durante seis meses de intervenção pedagógica, desenvolvendo uma atitude de cariz investigativa. É assim, apresentada uma caraterização de todo o contexto socioeducativo, interligada à explicitação das minhas intencionalidades pedagógicas. Apresenta-se igualmente a investigação realizada no contexto da PPS II. Assim, a mesma foi elaborada seguindo as diretrizes de um estudo de caso, de natureza qualitativa, que procura compreender qual a influência dos grupos heterogéneos em idade, nas interações de entreajuda e tutoria entre crianças de idades diferentes, bem como qual o papel do adulto como potenciador destas mesmas interações, e por fim, conhecer quais as conceções das crianças do grupo sobre a valorização que as mesmas atribuem a este tipo de interações. Destaco que, para a recolha de dados foram utilizadas a observação, as notas de campo e as entrevistas feitas à educadora cooperante e às crianças. Os resultados deste estudo sugerem que, numa sala de atividades em que haja uma prática sistematizada associada a valores interacionais de qualidade, por parte da equipa educativa, as interações de entreajuda e tutoria entre crianças de idades diferentes, ocorrem mais espontaneamente, independentemente da sua idade. O relatório apresenta ainda, uma reflexão sobre construção da profissionalidade docente enquanto (futura) educadora de infância.
- Se eu quiser falar com DeusPublication . Melim, Bruno Pinheiro; Baptista, Mónica Andreia SantanaO exposto documento consiste em uma investigação realizada no âmbito do Trabalho de Projeto Se Eu Quiser Falar Com Deus – argumento para longa-metragem de ficção que acompanha a jornada espiritual de um homem de fé que vive uma crise dentro de um seminário religioso contemporâneo. Essa investigação tem como objetivo contextualizar o argumento, bem como examinar os temas e subtemas que o permeiam à luz de um estudo de personagem que é caracterizado pelo seu teor religioso. Na primeira parte será apresentada a bibliografia fundamental que reflete sobre o ato de desenvolver um personagem santo na ficção; depois será discutida a convergência entre ficção e religião e como esta repercute no ato de criar um personagem deste tipo; será comentada a pesquisa de campo através das entrevistas realizadas com um padre católico; assim como será traçado um panorama da trajetória do protagonista de Se Eu Quiser Falar Com Deus. Por fim, será feita uma análise detalhada sobre os protagonistas de dois filmes de Robert Bresson que serviram como referência para o desenvolvimento do trabalho de projeto. A articulação entre a reflexão teórica, o trabalho de campo realizado e o argumento fílmico é imprescindível, tendo em vista que eles trabalham juntos em prol de um só objetivo e unidade.
- Estratégia de comunicação nas distribuidoras digitais de música: a One Level Up MusicPublication . Silva, Inês Isabel Pereira; Centeno, Maria JoãoO setor da música é um dos setores culturais que mais transformações tem sofrido nas últimas décadas. O desenvolvimento tecnológico tem desencadeado mudanças na forma como a música chega ao consumidor. Por outro lado, a facilidade que a tecnologia proporciona à produção de música tem permitido o aparecimento de um número cada vez maior de artistas e organizações ligadas à indústria. Com o mercado a crescer de dia para dia, torna-se um desafio enquadrar e perspetivar os diferentes atores do setor da música. As Relações Públicas, numa perspetiva estratégica em termos comunicacionais, têm como função construir e manter relacionamentos, apresentando-se como uma mais-valia na resposta a este desafio. O presente trabalho de projeto recai sobre a organização One Level Up Music, a primeira distribuidora digital de música em Portugal e pretende explorar o papel das Relações Públicas na indústria da música para perceber de que forma contribuem para a concretização dos objetivos da distribuidora digital. Tem ainda como objetivo final a planificação de uma estratégia de comunicação que permita um relacionamento eficaz entre a distribuidora e os seus públicos, nomeadamente a promoção dos seus artistas.
- Uma sequência de aprendizagem à distância para um 1.º ciclo, através da mobilização das novas tecnologias, num período de pandemiaPublication . Pita, Sara Beatriz Gonçalves; Almeida, TiagoO presente Relatório Final é diferente dos relatórios finais dos anos anteriores pois, atualmente, estamos a viver uma pandemia incansável. Desta forma, o objetivo do meu estudo foi “Como mobilizar os ambientes virtuais de aprendizagem para dar resposta ao cenário pandémico atual?”, o que me levou a refletir sobre aspetos importantes como o Ensino Híbrido e os Ambientes Virtuais de Aprendizagem, por exemplo. No meu plano de intervenção, selecionei as plataformas Classroom, na qual inseri uma sequência de atividades (que junta as áreas da língua portuguesa e do estudo do meio) e Meet, destinada a encontros via on-line com os meus alunos. A inclusão destas duas ferramentas visou dar resposta ao ensino à distância de emergência provocado pela pandemia COVID-19 e respetivo confinamento. Para além disto, expliquei as várias funcionalidades e vantagens destas plataformas, defendendo-as como sendo duas das melhores no que toca a um ensino à distância com crianças pequenas. Esta experiência de ensino à distância de emergência, permitiu verificar que esta modalidade é possível e viável, com as ferramentas certas. No entanto, tal viabilidade não substitui o ensino presencial, até porque as vantagens associadas a este parecem ser superiores. Claro que, se o professor não estiver disposto a tal, o trabalho fica mais dificultado, daí necessitarmos de adotar uma postura aberta e reflexiva à introdução de ferramentas digitais no exercício da docência. Um professor que se adapta às novas circunstâncias que vão acontecendo no nosso quotidiano, um professor que coloca o ensino das crianças em primeiro lugar e que faz tudo o que estiver ao seu alcance para lhes proporcionar o melhor método, as melhores condições, o melhor em todas as vertentes possíveis. Com a minha investigação pretendo que os professores sejam alertados para certas ferramentas que podem ser mobilizadas (não só em tempos de pandemia, apesar de ser esse o meu foco) de forma a tornar as suas aulas mais apelativas, mais enriquecedoras e mais vantajosas, quer para os alunos, quer para os próprios docentes.
- A decisão democrática e a participação numa sala de jardim de infânciaPublication . Moniz, Liliana Canhas; Lino, Dalila; Rosa, JoãoEste relatório contém uma análise reflexiva sobre a Prática Profissional Supervisionada – Módulo II do Mestrado em Educação Pré-escolar, desenvolvido em contexto de um Jardim de Infância (JI) público, com um grupo de vinte e três crianças com 5 anos de idade. O presente relatório carateriza o contexto socioeducativo, a equipa educativa, as crianças, as famílias e as intenções que delineei para a minha ação educativa. Foi também realizado um estudo sobre as formas de decisão democrática e de participação. Do ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa que teve os seguintes objetivos: (i) identificar as estratégias que a educadora implementa para promover a democracia; (ii) conhecer as conceções das crianças sobre o processo de tomada de decisões; e (iii) compreender se a prática da democracia no JI, influencia o desenvolvimento da cidadania das crianças. Os dados foram recolhidos através de observação naturalista, consulta documental, notas de campo e entrevistas realizadas à educadora e às crianças. Foi possível verificar que, devido a uma prática continuada e sistemática da educadora que privilegia processos de tomada de decisão envolvendo o escrutínio direto das crianças, estas valorizam e exercitam esses processos para resolver escolhas ou desacordos, aprendendo assim sobre si, enquanto cidadãos. Conclui-se que a prática democrática, um instrumento educacional relevante, contribui diretamente para a aprendizagem da participação e cidadania das crianças. Por fim, é apresentada uma reflexão sobre a importância da Prática Profissional Supervisionada na construção da minha profissionalidade, e sobre o contributo da experiência democrática no jardim-de-infância como um instrumento de participação das crianças.
- Os contributos dos grupos heterogéneos para a aprendizagem e desenvolvimento em educação de infânciaPublication . Baeta, Patrícia Alexandra Oliveira; Lino, DalilaO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) da Prática Profissional Supervisionada (PPS) em jardim de infância (JI), do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este documento visa espelhar, de forma crítica e reflexiva, o caminho trilhado durante cerca de seis meses e meio de intervenção pedagógica com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 6 anos de idade. Tendo em consideração o atual panorama socioeducativo, a problemática estudada surgiu, simultaneamente, da observação do contexto, especificamente do facto de o grupo de crianças com o qual iria contactar ser heterogéneo a nível etário. E do meu interesse no tema, isto porque a heterogeneidade sempre foi um tópico que me interessou e intimidou, por saber os seus benefícios para as crianças, mas por duvidar da minha capacidade em gerir constantemente um grupo tão desafiante nível do seu desenvolvimento e aprendizagens, como seria natural de esperar. Assim, fiquei interessada em compreender quais seriam os benefícios dessas interações para a aprendizagem e desenvolvimento das crianças e como seria realizada a gestão e organização do grupo pela equipa educativa. Metodologicamente, a investigação segue as diretrizes do método de estudo de caso e enquadra-se num paradigma de natureza qualitativa. Os dados foram recolhidos através da observação, notas de campo e entrevistas, sendo, posteriormente, analisados com recurso à análise de conteúdo. A investigação que conduzi na valência de JI possibilitou escutar as vozes das crianças e, deste modo, envolvê-las na construção de conhecimento acerca de si e dos seus mundos sociais. É importante ressalvar que nas interações entre as crianças transpareceram o carinho, a empatia e a atenção entre os pares. Também a responsabilidade, capacidade de liderança, autonomia e partilha de conhecimentos foram pontos a destacar. No que diz respeito às perceções das crianças, foi claro que as mesmas preferem estar num grupo com crianças de idades diferentes, existindo uma clara preferência por ajudar as crianças mais novas e brincar com todas as crianças, existindo uma maior incidência para a preferência por brincar com as crianças mais velhas. Relativamente à perceção da equipa educativa, isto é, a educadora cooperante e a auxiliar de ação educativa, ambas valorizam os grupos heterogéneos, referindo, com facilidade, inúmeros benefícios que os mesmos apresentam para as crianças. A realização de uma prática educativa diferenciada, de modo a acolher os interesses e necessidades das crianças, foi não só defendida pela equipa educativa, como sentida por mim nos vários momentos que a mesma proporcionou ao grupo.
- Figuras sonoras do cinema: o uso poético do som em “India song” de Marguerite DurasPublication . Jorge, Marta Sofia Pinheiro; Sapinho, JoaquimEste estudo tem como foco principal a análise do potencial poético e dramatúrgico de figuras sonoras do cinema a partir da materialidade das diferentes pistas da trilha sonora, refletindo essencialmente sobre a voice-over, mas também os diálogos, a música e os ruídos, assim como o silêncio, de modo a revelar as articulações que os sons estabelecem entre si e com a imagem. O objeto fílmico escolhido para a reflexão sobre as questões levantadas e que, verdadeiramente, propõe um desafio em relação à investigação é o longa-metragem “India Song”, de Marguerite Duras, que contém uma narrativa construída lírica e dramaturgicamente a partir de uma perspectiva sonora, gerando tonalidades que configuram diferentes níveis temporais em articulação com a memória. Esta observação foi incitada pela preparação de um curta-metragem que pretende também desenvolver esses níveis de figuração por meio do som.
- O impacto do confinamento na vida das crianças: representações das famílias, da educadora e das criançasPublication . Sobrinho, Susana Raquel Diogo; Almeida, TiagoO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II) em contexto de Jardim de Infância (JI), a qual decorreu numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) de Lisboa. Esta é uma instituição que pretende ser um apoio para as famílias do bairro em que está inserida, oferecendo uma resposta educativa ao nível de creche e jardim de infância (JI). Para além disso, oferece uma resposta educativa ao nível de creche e JI, regendo-se pelo modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna (MEM). Este percurso demorou mais tempo do que estava previsto, uma vez que, devido à pandemia que ainda se vive na atualidade, sofreu uma paragem de aproximadamente dois meses. O grupo com o qual estive é composto por 24 crianças, com idades compreendidas entre os dois e os seis anos de idade. O interesse pela temática surgiu após o confinamento, onde foi observável uma maior agitação por parte das crianças, uma menor autonomia e uma maior dificuldade na antecipação das rotinas. De facto, a falta de rotinas e a falta de socialização na vida das crianças poderá ser bastante prejudicial, uma vez que a presença das mesmas promove o bem-estar das crianças. Assim, a investigação retrata as perceções de seis famílias deste grupo de crianças, da educadora cooperante, e do grupo de crianças sobre o impacto que o confinamento teve na vida deste grupo. Os resultados deste estudo indicam que este grupo de crianças, durante o confinamento, sofreu algumas consequências e sentiram algumas necessidades. Pelas perceções dos adultos, indicados anteriormente, este confinamento trouxe um isolamento muito grande às crianças, afetou a vida social das mesmas e atividade física também foi afetada. Pelo olhar das crianças, as suas rotinas tiveram alterações, devido à covid-19, sendo estas bem recebidas por algumas crianças e menos bem recebidas por outras. A construção da minha profissionalidade prendeu-se sobretudo pelo contacto que tive com este modelo pedagógico – o MEM; pelas aprendizagens adquiridas, pelas dificuldades sentidas e pelos meus progressos; pelas minhas características pessoais, bem como os meus valores e princípios, uma vez que influenciam a construção da minha identidade profissional.