ESML - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESML - Dissertações de Mestrado by advisor "Assunção, Hugo"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Aprendizagem do trombone: problemas técnicos comuns e estratégias de resoluçãoPublication . Guerreiro, Carlos Reinaldo dos Santos Antunes; Assunção, Hugo; Barbosa, Iva; Ribeiro, NunoResumo I - O presente relatório foi elaborado no contexto da Unidade Curricular de Estágio de Ensino Especializado integrada no Mestrado em Ensino da Música realizado na Escola Superior de Música de Lisboa. Neste âmbito foram descritas e analisadas as práticas pedagógicas e didácticas realizadas durante o ano lectivo 2015/2016 na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo, em regime de observação aos alunos dos cursos de iniciação e básico, e na Escola Profissional Metropolitana, em regime de função, aos alunos do secundário. O contexto do ambiente de estágio foi definido através da caracterização das Escolas e respectivos alunos, planos curriculares e critérios de avaliação. No que respeita à actividade pedagógica foram elaboradas fichas de observação (alunos de iniciação e básico) e planificação anual e planos de aulas relativas ao aluno do curso profissional. Neste âmbito foram definidos os objectivos de aprendizagem, os conteúdos, as metodologias didácticas adoptadas bem como as actividades realizadas. Durante o estágio, procurou-se colocar em prática as aprendizagens adquiridas no primeiro ano de Mestrado, nos domínios da Psicopedagogia da Música, integrando os estilos de aprendizagem, a dinâmica emocional e motivacional envolvida no ensino e a aplicação das teorias de aprendizagem e pedagogias da performance musical; das Psicologias da Educação e do Desenvolvimento; da Didáctica da Música, no incremento da consciencialização corporal e dos hábitos de estudo, integrados numa sólida base associada às filosofias de ensino para instrumentos de metal, exploradas na secção de investigação.
- Desenvolvimento mental e performativo no trombone: testemunhos, técnicas e exercíciosPublication . Gato, José Carlos Filipe Vale de; Guerreiro, Carlos Reinaldo dos Santos Antunes; Assunção, HugoResumo I - O presente relatório foi elaborado na sequência do Estágio de Ensino Especializado, integrado no Mestrado em Ensino da Música, e aborda a atividade pedagógica desenvolvida no mesmo. O Estágio decorreu durante o ano letivo 2017/2018 na qualidade de docente no Conservatório de Artes Performativas de Almada e como assistente na Escola Profissional Metropolitana na classe do professor cooperante, Reinaldo Guerreiro. Foram selecionados três alunos de distintos níveis de aprendizagem, com a finalidade de analisar os processos de ensino postos em prática. Para cada um dos alunos foi elaborada uma planificação anual, 30 (trinta) planos de aula e ainda três gravações em contexto de aula. A fim de pôr em prática os ensinamentos apreendidos durante o primeiro ano do Mestrado em Ensino da Música, foi necessário a utilização de recursos adquiridos nas seguintes Unidades Curriculares: Psicopedagogia, englobando pedagogias para a performance, estratégias motivacionais e emocionais; Psicologias da Educação e do Desenvolvimento, onde foram abordadas questões de caráter mais experimental no que ao desenvolvimento cognitivo diz respeito; Didática da Música, disciplina essa que expôs problemas associados a maus hábitos de estudo, défices cognitivos e filosofias de ensino.
- Ferramentas tecnológicas no estudo do trombone: perceção de alunos e professores do ensino superiorPublication . Rocha, Joaquim Miguel Alves Costa dos Santos; Assunção, HugoResumo I - O presente relatório é referente ao Estágio do Ensino Especializado (EEE) realizado na Escola Profissional Metropolitana no ano letivo 2020/2021, inserido no Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música de Lisboa. As práticas pedagógicas desenvolvidas contaram com o apoio do professor cooperante Reinaldo Guerreiro, e incluíram o acompanhamento de quatro alunos de níveis distintos. O relatório está dividido em quatro secções. Na primeira secção são apresentados os objetivos para o EEE e as respetivas competências a desenvolver. Inclui também as expectativas iniciais para o estágio e uma análise SWOT do mestrando. A segunda parte contém os elementos descritivos da instituição, onde são apresentadas todas as informações relevantes para a contextualização da escola. Na terceira secção são abordadas as práticas educativas desenvolvidas. Neste ponto é feita uma descrição das aulas lecionadas/observadas e uma caracterização da classe e dos alunos selecionados. Por último, está presente neste documento uma reflexão pessoal sobre o desenrolar do estágio durante o ano letivo e as práticas pedagógicas desenvolvidas.
- Implicações das pertubações de ansiedade na performance musicalPublication . Canhoto, Pedro Jorge Ferreira; Assunção, Hugo; Ribeiro, João Costa; Ribeiro, NunoResumo I - O presente Relatório de Estágio foi planeado no âmbito da Unidade Curricular de Estágio do Ensino Especializado, Mestrado em Ensino da Música, variante Trombone, pela Escola Superior de Música de Lisboa no Instituto Politécnico de Lisboa, sob a orientação do Prof. Hugo Assunção e a cooperação do Prof. Nuno Ribeiro. A primeira parte do Relatório expõe a apresentação, a descrição e a prática pedagógica desenvolvida na Academia de Música de Santa Cecília, tendo como base as disciplinas do 1º ano do referido Mestrado, durante o ano lectivo de 2016/2017. Foram caracterizados três alunos da classe de Trombone do professor Nuno Ribeiro, de diferentes níveis de aprendizagem: Iniciação, 3º Grau e 5º Grau, tendo como base as suas competências motoras, auditivas e expressivas. Foram concebidos planos de aulas, gravações de vídeo/áudio e audições para uma posterior abordagem crítica da actividade docente e a respectiva avaliação de dados. Nesta secção, a importância fundamental do feedback é referida inúmeras vezes, porque o professor tem a responsabilidade de avaliar, ensinar e estimular os alunos a estudar, a terem sentido crítico, a reflectir sobre a importância do processo de estudo e por fim avaliar. Esta partilha de ideias dará ao aluno consciência e autonomia de estudo, aspecto fundamental para o importante processo de aprendizagem.