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- O interesse público e o segredo de justiça: um estudo de caso sobre a cobertura jornalística da imprensa no âmbito do Processo MarquêsPublication . Venâncio, Filipa Tatiana Serrão; Mata, Maria JoséA presente dissertação analisa o que pesa na decisão editorial quando os órgãos de comunicação social se deparam com um caso que se encontra em segredo de justiça. Para esse efeito escolhemos a Operação Marquês, pelas especificidades que este caso apresenta, cujo protagonista central é um ex-primeiro-ministro. Numa primeira fase foi importante perceber de que forma comunica a justiça e que estratégias devem ser aplicadas para que os tribunais e os órgãos de informação não permaneçam “de costas voltadas”, refletir sobre o fenómeno da corrupção, a liberdade de imprensa e o segredo de justiça. Posteriormente definimos a conceção de interesse público e de interesse do público e de que forma os jornalistas se posicionam perante o segredo de justiça face ao interesse público da notícia. A partir da análise de conteúdo qualitativa de peças publicadas nos jornais Expresso, Sol, Correio da Manhã, Diário de Notícias e revista Sábado sobre o tema, no período compreendido entre 2014 e 2015, e das entrevistas realizadas a jornalistas e editores dos referidos jornais foi possível concluir que existe alguma elasticidade na definição do conceito de interesse público e que se verificam vários atropelos à deontologia dos jornalistas.
- A literatura para a infância e o desenvolvimento de competências democráticas no 1.º E no 2.º CEBPublication . Silva, Diana Pereira; Hortas, Maria JoãoO presente relatório final surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, inserida no plano de estudos do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Esta Unidade Curricular contempla a realização de duas práticas de ensino supervisionadas, no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico e a elaboração de um estudo de caráter investigativo. A proposta de investigação presente neste relatório resulta da prática desenvolvida com duas turmas do 6.º ano e uma turma do 4.º ano de escolaridade, tendo como problemática: «O recurso à Literatura para a Infância no 1.º e no 2.º Ciclo, potencia o desenvolvimento de Competências para uma Cultura da Democracia (CCD)». O percurso investigativo orientou-se por três objetivos: i) Identificar as potencialidades da leitura e da exploração de textos de Literatura para a Infância para o ensino e aprendizagem de conceitos de Cidadania; ii) Compreender de que forma os alunos se apropriam dos conceitos de Cidadania através da realização de atividades de exploração dos textos de Literatura para a Infância; iii) Identificar as CCD desenvolvidas pelos alunos a partir da exploração dos textos de Literatura para a Infância. Na definição dos procedimentos metodológicos, orientadores do estudo investigativo, privilegiou-se uma metodologia de natureza qualitativa, com recurso à aplicação de inquéritos por questionário para identificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o conceito “guerra”; à observação direta participante durante a realização das atividades pelos alunos; à análise das sequências didáticas; à análise de conteúdo das produções dos alunos, das notas de campo e de listas de verificação. Os resultados da análise permitiram reconhecer: i) que, o recurso à LpI e a exploração dos textos, orientada pela reflexão crítica, proporcionam o desenvolvimento de CCD e a constução de conhecimento pelos alunos sobre os conceitos de Cidadania, nomeadamente sobre os conceitos “guerra” e “refugiado”; ii) a importância do desenvolvimento das CCD pelas crianças que frequentam a escola no século XXI, permitindo-lhes ser cidadãos críticos perante a realidade social.
- Ferramentas tecnológicas no estudo do trombone: perceção de alunos e professores do ensino superiorPublication . Rocha, Joaquim Miguel Alves Costa dos Santos; Assunção, HugoResumo I - O presente relatório é referente ao Estágio do Ensino Especializado (EEE) realizado na Escola Profissional Metropolitana no ano letivo 2020/2021, inserido no Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música de Lisboa. As práticas pedagógicas desenvolvidas contaram com o apoio do professor cooperante Reinaldo Guerreiro, e incluíram o acompanhamento de quatro alunos de níveis distintos. O relatório está dividido em quatro secções. Na primeira secção são apresentados os objetivos para o EEE e as respetivas competências a desenvolver. Inclui também as expectativas iniciais para o estágio e uma análise SWOT do mestrando. A segunda parte contém os elementos descritivos da instituição, onde são apresentadas todas as informações relevantes para a contextualização da escola. Na terceira secção são abordadas as práticas educativas desenvolvidas. Neste ponto é feita uma descrição das aulas lecionadas/observadas e uma caracterização da classe e dos alunos selecionados. Por último, está presente neste documento uma reflexão pessoal sobre o desenrolar do estágio durante o ano letivo e as práticas pedagógicas desenvolvidas.
- Let's grab a coffee: a return to public relations basicsPublication . Raposo, Ana Luísa Canelas Rasquilho; Eiró-Gomes, MafaldaWe are facing an era where organizations need to strive towards higher levels of engagement with people, the planet and prosperity. This might be seen as the great challenge for the companies, and consequently, to Public Relations departments, who aim to establish and manage mutual beneficial relationships between the organization and its publics, based on trust, commitment, and negotiation. This research was designed to share an exemplar and unique case of a social responsible enterprise in Portugal – Delta Coffee, an organization that over almost sixty years managed the business in an innovative and sustainable way, acting driven by the notion of "friendship" and putting the community first.