Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Aprendizagem do trombone: problemas técnicos comuns e estratégias de resolução

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

Resumo I - O presente relatório foi elaborado no contexto da Unidade Curricular de Estágio de Ensino Especializado integrada no Mestrado em Ensino da Música realizado na Escola Superior de Música de Lisboa. Neste âmbito foram descritas e analisadas as práticas pedagógicas e didácticas realizadas durante o ano lectivo 2015/2016 na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo, em regime de observação aos alunos dos cursos de iniciação e básico, e na Escola Profissional Metropolitana, em regime de função, aos alunos do secundário. O contexto do ambiente de estágio foi definido através da caracterização das Escolas e respectivos alunos, planos curriculares e critérios de avaliação. No que respeita à actividade pedagógica foram elaboradas fichas de observação (alunos de iniciação e básico) e planificação anual e planos de aulas relativas ao aluno do curso profissional. Neste âmbito foram definidos os objectivos de aprendizagem, os conteúdos, as metodologias didácticas adoptadas bem como as actividades realizadas. Durante o estágio, procurou-se colocar em prática as aprendizagens adquiridas no primeiro ano de Mestrado, nos domínios da Psicopedagogia da Música, integrando os estilos de aprendizagem, a dinâmica emocional e motivacional envolvida no ensino e a aplicação das teorias de aprendizagem e pedagogias da performance musical; das Psicologias da Educação e do Desenvolvimento; da Didáctica da Música, no incremento da consciencialização corporal e dos hábitos de estudo, integrados numa sólida base associada às filosofias de ensino para instrumentos de metal, exploradas na secção de investigação.
Resumo II - A investigação sobre os problemas comuns na aprendizagem do trombone e estratégias de resolução procurou definir as áreas principais, formas de manifestação dos problemas e propor técnicas para os resolver. Neste âmbito, foi elaborado um questionário on line (Google formulários) dirigido a todos os professores de Trombone dos Conservatórios, Escolas Profissionais e Escolas Superiores de Música de Portugal. Na análise dos resultados, procurou-se integrar as filosofias de ensino para metais, através do conhecimento do “estado da arte”, de Arnold Jacobs (“Song and wind”), Vincent Cichowicz, PhilipFarkas, Donald Reinhardt, David Hickman e David Vining, especialmente na aplicação das Técnicas Alexander e body maping ao ensino do trombone. Por conseguinte, procurou-se dar resposta aos problemas específicos associados à mecânica da respiração e fluxo aerodinâmico, formação e controlo da embocadura, coordenação do movimento da vara e articulação. Neste âmbito, para além da análise sectorial, procurou-se uma visão integrativa da forma como os factores envolvidos na performance do trombone se inter-relacionam. Finalmente, a investigação procurou definir quais as áreas que mais contribuem para o insucesso dos alunos, apontando questões para estudo futuro.
Abstract I - This internship report was designed in the context of the Curricular Unit of the Internship of Specialized Education, Master in Music Education by the School of Music of Lisbon. In this domain, a description e and an analysis were made about the pedagogical and didactic practices during the academic year (2015-2016) in Holy Mother of Cabo School of Music (Escola de Música Nossa Senhora do Cabo) at Linda-a-Velha, in observation of students from initiation and basic grades, and at Metropolitan Professional Music School (Escola Profissional Metropolitana), Lisbon, on duty with high-school grade (12th grade). The context of the internship environment was defined by the school and students characterization, curricula plans and assessment criteria. Concerning the pedagogical practice, observation sheets (initiation and basic grades), annual planning and lesson plans (12th grade) were made. In this context, the learning objectives, contents, didactic methodologies adopted and the development of activities were defined. During the internship, the objective was to put in practice the learning skills acquired on the Master’s first year, in the Musical Psychopedagogy, integrating learning styles, emotion and motivational approaches to teaching, applying the learning theories and pedagogy of musical performance; also the learning of Educational and Development Psychologies; and Musical Didactic, concerning body awareness and practice process, integrated with a solid foundation associated to brass teaching philosophies explored on research section.
Abstract II - The research theme was about the common problems on trombone learning and remedial strategies, searching for main areas, problem forms and proposing solutions. In this domain, an online inquiry by Google Forms was elaborated, adressed to all trombone teachers on duty at the different schools of music in Portugal. Concerning the results analysis, the brass teaching philosophies were integrated, through the “state of the art” knowledge, including the teachings and thoughts of Arnold Jacobs “Song and Wind” approach, Vincent Cichowicz, Philip Farkas, Donald Reinhardt, David Hickman and David Vining’s approach addressing Alexander Technique, body map and awareness applied to trombone teaching and learning. The research objectives were defined to the areas concerning breathing mechanics and air flow, embouchure formation and control, slide coordination and articulation. In this context, a specific analysis and commentary was made, but also an integrated approach about the different aspects of trombone playing relationship. Finally, the research purposes was defining the main areas which are responsible to the students and teachers failure, pointing new research paths for the future.

Description

Relatório de estágio - Mestrado em Ensino da Música

Keywords

Trombone Ensino Mecânica da respiração Fluxo de ar Embocadura Coordenação da vara Articulação Técnica Alexander Body maping Song and wind Pivot system Teaching Breathing mecanics Breathing mecanics Air flow Embouchure Slide coordination Articulation Alexander technique

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa

CC License