Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Desenvolvimento mental e performativo no trombone: testemunhos, técnicas e exercícios

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Tese Final.pdf2.36 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Resumo I - O presente relatório foi elaborado na sequência do Estágio de Ensino Especializado, integrado no Mestrado em Ensino da Música, e aborda a atividade pedagógica desenvolvida no mesmo. O Estágio decorreu durante o ano letivo 2017/2018 na qualidade de docente no Conservatório de Artes Performativas de Almada e como assistente na Escola Profissional Metropolitana na classe do professor cooperante, Reinaldo Guerreiro. Foram selecionados três alunos de distintos níveis de aprendizagem, com a finalidade de analisar os processos de ensino postos em prática. Para cada um dos alunos foi elaborada uma planificação anual, 30 (trinta) planos de aula e ainda três gravações em contexto de aula. A fim de pôr em prática os ensinamentos apreendidos durante o primeiro ano do Mestrado em Ensino da Música, foi necessário a utilização de recursos adquiridos nas seguintes Unidades Curriculares: Psicopedagogia, englobando pedagogias para a performance, estratégias motivacionais e emocionais; Psicologias da Educação e do Desenvolvimento, onde foram abordadas questões de caráter mais experimental no que ao desenvolvimento cognitivo diz respeito; Didática da Música, disciplina essa que expôs problemas associados a maus hábitos de estudo, défices cognitivos e filosofias de ensino.
Resumo II A segunda parte deste trabalho, foca no projeto de investigação desenvolvido, o qual aborda testemunhos e estratégias de execução para superar a ansiedade antes da performance. Paralelamente, serão também abordados excertos orquestrais, bem como a sua preparação, estilo, e dicas de execução. Nesse contexto, será efetuada uma revisão de literatura com vista ao levantamento do estado da arte no que respeita a técnicas científicas atualmente utilizados para associar o treino à performance – técnicas de relaxamento, concentração, etc. - como acontece, por exemplo, com os atletas de alta competição - com o objetivo de enquadrar teoricamente esse método pedagógico. Serão também levantados testemunhos de trombonistas que indicarão técnicas, exercícios e opiniões estilísticas.
Abstract I - This report was prepared following the Specialized Training Internship, integrated in the Masters in Music Teaching, and it addresses the pedagogical activity developed within it. The internship was held during the academic year 2017/2018 as a teacher at the Conservatory of Performative Arts in Almada and as assistant at the Metropolitan Professional School in the class of the co-operating teacher, Reinaldo Guerreiro. Three students from different levels of learning were selected, with the purpose of analysing the teaching processes put into practice. A year's plan was designed for each of the students, thirty (30) lesson plans and three recordings in a class context. In order to put into practice the teachings learned during the first year of the Masters in Music Teaching, it was necessary to use resources acquired in the following Curricular Units: Psychopedagogy, encompassing pedagogies for performance, motivational and emotional strategies; Psychology of Education and Development, where issues of a more experimental character were addressed in what concerns cognitive development; Didactics of Music, a discipline that exposed problems associated with poor study habits, cognitive deficits and teaching philosophies.
Abstract II The second part of this paper focuses on the developed research project, which discusses the execution of strategies to overcome the anxiety before a performance. It is intended to elaborate a method of study for orchestral passages that are requested in the admission tests for orchestras. In this context, a literature review will be carried out in order to survey what is currently state-of-the-art with regards to scientific techniques that are being used to associate training with performance; relaxation techniques, concentration, etc. as is the case, for example, with high-level athletes, in order to theoretically frame this pedagogical method.

Description

Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música.

Keywords

Trombone Pedagogia musical Ansiedade Estratégias de execução Performance Musical pedagogy Anxiety Performance strategies Performance

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa

CC License