ESML - Escola Superior de Música de Lisboa
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESML - Escola Superior de Música de Lisboa by advisor "Barros, Olavo"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Aplicação de estratégias de memorização utilizadas por músicos invisuaisPublication . Mendes, Ana Cláudia Fernandes; Barros, OlavoResumo I - O Conservatório de Guimarães (CG) é uma escola de Ensino Artístico especializado (EAE) com apoios do Ministério da Educação. Este conservatório é das maiores escolas artísticas no Município de Guimarães tendo também um polo no município vizinho de Vieira do Minho, fornecendo assim à comunidade exterior a Guimarães uma formação especializada no ensino da música. Numa secção inicial, a primeira parte deste relatório de estágio irá explicar o funcionamento do conservatório, nomeadamente a sua estrutura administrativa e a sua integração na sociedade, analisando as responsabilidades pedagógicas do mesmo, o papel social, e o seu papel perante os alunos. De seguida, como principal foco temos a atividade pedagógica. A mestranda descreverá o funcionamento da classe de flauta transversal, partindo de um todo (todas as classes de flauta do conservatório) até ao particular (classe do professor Gil Magalhães). Durante o ano letivo 2022/2023 acompanhou 3 alunas de diferentes graus (6º, 4º, 3º), realizando uma observação de um total de 81 aulas de 50 minutos por aluna, planificando 9 aulas de 50 minutos. Estas serão apresentadas e analisadas posteriormente, no presente relatório. Por fim, é feita uma reflexão sobre o papel do docente de instrumento no conservatório, procurando perceber facilidades e dificuldades sentidas.
- O envolvimento parental como fator determinante na motivação e progresso no estudo/aprendizagem da flauta transversalPublication . Duarte, Eva Raquel Canha Mendonça; Barros, OlavoResumo I (Prática Pedagógica) - A primeira secção do relatório de estágio tem como objetivo apresentar e descrever todos os elementos da prática pedagógica que integraram o estágio do ensino especializado. Este decorreu na Escola das Artes do Alentejo Litoral, no ano letivo de 2015/2016. Foram selecionados três alunos de níveis distintos, com o fim de analisar os métodos pedagógicos utilizados. Para cada aluno foram realizados trinta planos de aula, uma planificação anual e três gravações vídeo/áudio em contexto de aula. A parte inicial desta secção contém também a contextualização da escola onde foi realizado o estágio, a caracterização dos alunos, a descrição das práticas educativas utilizadas e a análise da atividade do docente. Por fim, é apresentada uma conclusão referente a toda a secção da prática pedagógica.
- Introdução às técnicas contemporâneas no ensino de ConservatórioPublication . Rebelo, Adriana Sofia Viegas; Barros, OlavoResumo I (Prática Pedagógica) - Inserido no Concelho de Odivelas, o Conservatório de Música D. Dinis é um dos centros da cultura e do ensino especializado da música da região e arredores. Durante o ano letivo 2017/2018, pude concretizar nesta instituição, onde eu mesma fui estudante, o meu Estágio de Ensino Especializado. Tal como no passado cresci como aluna e flautista, ao longo deste ano pude crescer como professora, observando as aulas de três alunas (de 1º, 5º e 7º graus), com a realização de mais de 60 fichas de observação, e com uma aula dada e previamente planeada a cada uma delas, uma vez por período letivo. Desta maneira, pude confrontar-me com as dificuldades diárias de ser professor, com vários tipos de alunos e instrumentistas e com o dia-a-dia de um conservatório regional. A atividade docente precisa constantemente de ser revista e criticada, atualizada e refletida, porque toda e qualquer prática pedagógica precisa de ser avaliada tendo em vista o futuro dos nossos discentes.
- Metodologias de ensino coletivo e individual de instrumento: especificidades das duas metodologiasPublication . Pereira, Ana Rita Alves; Barros, OlavoResumo I (Prática Pedagógica) - No presente relatório, é apresentada toda a informação referente ao estágio de en-sino especializado, realizado no Conservatório Regional Silva Marques, na classe de Flauta Transversal da Professora Solange Silva. São expostos o contexto educativo, a Classe de Flauta, a caracterização do conservatório e a sua história. É ainda feita a caraterização de cada um dos alunos participantes no relatório, os princípios pedagógicos a seguir, e são também detalhadas as metas e os objetivos a serem trabalhados ao longo de todo o ano letivo. Por fim, na análise crítica da atividade docente, encontra-se uma autoavaliação daquilo que foi realizado e da qual se recolheu importantes elações para o futuro.
- A perturbação da hiperatividade/défice de atenção em alunos de flauta adolescentesPublication . Coelho, Mariana da Cunha; Barros, OlavoResumo I - O presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Estágio do Ensino Especializado, sob orientação do Professor Olavo Barros, para conclusão do Mestrado em Ensino de Música na Escola Superior de Música de Lisboa. O estágio descrito ocorreu no ano letivo de 2022/2023 no Conservatório de Música D. Dinis, em Odivelas, com a cooperação da professora Natálie Grossmannová. Esta primeira parte contém os objetivos gerais do estágio, e demais expectativas e características ou condicionantes pré-existentes da estagiária; um enquadramento da prática pedagógica desenvolvida, descrevendo a localização do conservatório, a escola em si, o ambiente educativo, e outros aspetos relevantes que caracterizem o contexto em que se deu o estágio; uma descrição mais profunda da classe e das três alunas cujas aulas foram observadas, contendo os objetivos que se esperavam atingir e a caracterização individual de cada aluna; um relato das aulas observadas e lecionadas ao longo do ano letivo, incluindo o nível de consecução dos objetivos propostos e a evolução de cada aluna ao longo do período do estágio; e, por fim, uma reflexão final sobre a experiência do estágio, e demais conclusões. Foram observadas 27 aulas por aluna e lecionadas 3 aulas a cada uma ao longo do ano letivo, perfazendo um total de 90 aulas observadas/lecionadas durante este estágio.
- Vantagens da utilização de recursos audiovisuais na aprendizagem da flauta transversalPublication . Silva, Joana Mafalda da Mata Tristão Pires da; Barros, OlavoResumo I (Prática Pedagógica) - A Parte I deste Relatório de Estágio (referente à Prática Pedagógica) pretende apresentar de forma detalhada todos os elementos referentes ao Estágio do Ensino Especializado na flauta transversal, realizado no Conservatório de Música e Artes do Centro (CMAC), no ano letivo de 2017/2018. Esta parte do documento contém uma contextualização das áreas geográficas abrangidas pela oferta educativa do CMAC e uma caracterização da instituição em que foi desenvolvida a prática pedagógica no Estágio em Exercício. Após a contextualização do estágio é efetuada uma caracterização dos alunos selecionados. Todos eles estão a frequentar o regime articulado em níveis distintos de aprendizagem (1º, 5º e 8º graus) e serão designados como Aluno A, B e C. As aulas lecionadas são também descritas tendo em conta as práticas educativas desenvolvidas. Com o Aluno A, de 1º grau, foram feitas as introduções a todas as competências necessárias para emissão de som, aquisição de uma postura correta e embocadura descontraída, leitura melódica e execução das primeiras escalas; para o Aluno B o foco foi na continuidade do processo de correção de embocadura e desenvolvimento da agilidade técnica e emissão sonora de qualidade no registo agudo; e para o Aluno C foram utilizados exercícios específicos para a correção de lacunas nas competências técnicas e preparado reportório para a realização de provas de acesso ao ensino superior. Para terminar, o mestrando faz uma análise crítica da atividade docente.