Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O envolvimento parental como fator determinante na motivação e progresso no estudo/aprendizagem da flauta transversal

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatorio de Estagio - Eva Duarte final.pdf1.86 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Resumo I (Prática Pedagógica) - A primeira secção do relatório de estágio tem como objetivo apresentar e descrever todos os elementos da prática pedagógica que integraram o estágio do ensino especializado. Este decorreu na Escola das Artes do Alentejo Litoral, no ano letivo de 2015/2016. Foram selecionados três alunos de níveis distintos, com o fim de analisar os métodos pedagógicos utilizados. Para cada aluno foram realizados trinta planos de aula, uma planificação anual e três gravações vídeo/áudio em contexto de aula. A parte inicial desta secção contém também a contextualização da escola onde foi realizado o estágio, a caracterização dos alunos, a descrição das práticas educativas utilizadas e a análise da atividade do docente. Por fim, é apresentada uma conclusão referente a toda a secção da prática pedagógica.
Resumo II (Investigação) - Na segunda parte do relatório de estágio são descritos os elementos que fizeram parte do projeto de investigação. A temática desta investigação é referente ao envolvimento parental no percurso dos alunos e qual a importância do papel dos mesmos. Um dos fatores mais importantes em análise é a motivação dos alunos. Esta pode ser determinante na evolução dos mesmos ao longo de todo o seu processo de aprendizagem. Nesse sentido, serão realizados questionários aos alunos e respetivos pais/encarregados de educação, a fim de averiguar os hábitos e atitudes dos mesmos relativamente ao apoio prestado aos filhos no que concerne ao estudo individual e ao processo de aprendizagem da flauta transversal. Esses questionários visam ainda recolher opiniões e reações relativas à valorização dada pelos pais/encarregados de educação quanto ao tempo dedicado pelos filhos ao estudo do instrumento e as expetativas no que diz respeito à qualidade do trabalho que os filhos desenvolvem. Um dos propósitos deste trabalho é também a sensibilização dos pais/encarregados de educação para a importância do seu papel ativo como fator determinante na motivação para o estudo e aprendizagem da flauta transversal e consequente êxito na performance. Nesta investigação será utilizada uma amostra que contempla os doze alunos da classe de flauta transversal da Escola das Artes do Alentejo Litoral.
Abstract I (Teaching) - The first section of the internship report aims to present and describe all elements of the teaching practice employed during the internship in specialized music teaching which took place in the Escola das Artes do Alentejo Litoral in the academic year 2015/2016. In order to analyse the applied teaching methods, three students with different learning levels were selected. Thirty lesson plans, an annual planning and three video/audio recordings in a classroom context were executed per student. Furthermore, this section begins by providing context regarding the school where the internship took place, a characterization of the students, a description of the teaching practices used and an analysis of the teacher’s activity. Finally, it contains a conclusion for the entire teaching practice section.
Abstract II (Research) - The internship report’s second part begins with a description of the elements that took part in the research project. The research’s theme refers to parent involvement in the student’s development and the relevance of their role. One of the most important factors under analysis is the student’s motivation, which can be paramount in their progress on the learning process. Bearing that in mind, both students and parents will be asked to fill in questionnaires in order to determine the latter’s habits and attitudes towards contributing to the former’s individual study and learning process, regarding the flute. These same questionnaires aim to gather opinions and reactions regarding the parent’s appraisement of the time spent by the students on instrument practice and their expectations concerning the quality of the student’s labour and achievements. One of the main goals of this exercise is to generate awareness amongst parents about how crucial a role they play in motivating the student to pursue his/her study, flute practice and subsequent success in live performance. This research will be conducted using a sample consisting of the twelve flute students from the Escola das Artes do Alentejo Litoral.

Description

Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.

Keywords

Educação musical Envolvimento parental Motivação Prática instrumental Progresso no estudo/aprendizagem Flauta transversal Musical education Parent involvement Motivation Instrument practice Performance Progress in study/learning Flute

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa

CC License