Browsing by Issue Date, starting with "2020-07-31"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- As influências do ciclo menstrual no estudo e performance musical: estudo exploratórioPublication . Ribeiro, Joana de Lurdes Moutinho; Bagulho, Joana SalvadorResumo I (Prática Pedagógica) - O presente trabalho está dividido em duas partes, sendo que a primeira engloba a prática pedagógica e a segunda reúne todas as informações referentes ao projeto de investigação. Este trabalho insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, da Escola Superior de Música de Lisboa. Na primeira parte são descritas todas as informações referentes ao Estágio de Ensino Especializado realizado pela mestranda, na Academia de Música de Vilar do Paraíso (AMVP), durante o ano letivo de 2019/2020. O referido estágio teve a orientação conjunta da docente orientadora, Carolina Coimbra, e da professora cooperante/titular, Ana Paula Miranda. Além disso, participaram, também, quatro alunas da classe de harpa da AMVP. A modalidade praticada foi a Mista, em Observação nos primeiro e terceiro períodos, e em Exercício, no segundo período. Para cada aula observada ou lecionada, a professora estagiária preencheu Planos de Aula ou Fichas de Observação. Foram, igualmente, criados Planos Anuais para cada aluna. As principais reflexões obtiveram-se através da observação direta, efetuada às estudantes que participaram no estágio, e das práticas educativas promovidas pelas docentes. Por outro lado, com base nas aulas ministradas, foi ainda possível refletir sobre algumas metodologias de ensino. Por fim, este documento demonstra como a aprendizagem é contínua, tanto para os alunos, como para os professores.
- O envolvimento parental como fator determinante na motivação e progresso no estudo/aprendizagem da flauta transversalPublication . Duarte, Eva Raquel Canha Mendonça; Barros, OlavoResumo I (Prática Pedagógica) - A primeira secção do relatório de estágio tem como objetivo apresentar e descrever todos os elementos da prática pedagógica que integraram o estágio do ensino especializado. Este decorreu na Escola das Artes do Alentejo Litoral, no ano letivo de 2015/2016. Foram selecionados três alunos de níveis distintos, com o fim de analisar os métodos pedagógicos utilizados. Para cada aluno foram realizados trinta planos de aula, uma planificação anual e três gravações vídeo/áudio em contexto de aula. A parte inicial desta secção contém também a contextualização da escola onde foi realizado o estágio, a caracterização dos alunos, a descrição das práticas educativas utilizadas e a análise da atividade do docente. Por fim, é apresentada uma conclusão referente a toda a secção da prática pedagógica.