Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Metodologias de ensino coletivo e individual de instrumento: especificidades das duas metodologias

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório de Estágio - Ana Rita PereiraFinal.pdf629.38 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Resumo I (Prática Pedagógica) - No presente relatório, é apresentada toda a informação referente ao estágio de en-sino especializado, realizado no Conservatório Regional Silva Marques, na classe de Flauta Transversal da Professora Solange Silva. São expostos o contexto educativo, a Classe de Flauta, a caracterização do conservatório e a sua história. É ainda feita a caraterização de cada um dos alunos participantes no relatório, os princípios pedagógicos a seguir, e são também detalhadas as metas e os objetivos a serem trabalhados ao longo de todo o ano letivo. Por fim, na análise crítica da atividade docente, encontra-se uma autoavaliação daquilo que foi realizado e da qual se recolheu importantes elações para o futuro.
Resumo II (Investigação) Esta investigação foca duas metodologias de ensino instrumental: a coletiva e a individual. Com o intuito de se compreender a influência de cada uma, esta investigação pretende abrir discussão acerca dos fundamentos, práticas e produtos gerados no ensino coletivo e no individual no ensino oficial de Música. Pretende-se averiguar as influências, eficiência e diferenças entre as metodologias de ensino/aprendizagem individual ou coletivo: a abordagem pedagógica a ter, fatores como a motivação, o desenvolvimento técnico e musical, a postura em situação de per-formance individual e coletiva e o alcançar dos objetivos propostos para o nível em que o aluno se encontra. Existe já algum caminho realizado no âmbito do ensino coletivo de instrumentos musicais que tem sido cada vez mais explorado em alguns países como o Brasil ou Esta-dos Unidos já tem uma prática corrente. Porém, na generalidade, a aula individual ou privada é ainda a forma mais usual de ensinar um instrumento e usualmente nunca é des-cartada em prol de lecionação de aulas somente coletivas, sendo a aula coletiva utilizada na maior parte das vezes como complemento para a aula individual de instrumento. No concluir desta investigação propõe-se uma reflexão para clarificar as especifi-cidades de cada tipo de metodologia abrindo caminho para uma utilização consciente das diferentes formas de lecionação. É importante com esta investigação perceber cada me-todologia e estudar uma maneira positiva de convivência entre as duas. Ambas as meto-dologias têm características muito próprias e é sabido que o papel do professor se deve adaptar a cada uma. Perceber o “como” é um dos intuitos deste trabalho, dar atenção a cada uma das metodologias e orientar o professor para uma boa prática letiva é essencial para o sucesso da aprendizagem instrumental dos alunos. No âmbito desta investigação, surgiram as seguintes questões: - Quais as diferenças entre os contextos individual e coletivo na aprendizagem ins-trumental do aluno? - Quais os aspetos positivos e negativos que os alunos evidenciam em contexto de aula individual? - Quais os aspetos positivos e negativos que os alunos evidenciam em contexto de aula coletiva? - Qual a abordagem pedagógica que o professor deve utilizar em contexto de aula individual? - Qual a abordagem pedagógica que o professor deve utilizar em contexto de aula coletiva? No sentido de responder às referidas questões, o presente projeto de investigação de-lineia-se segundo os seguintes objetivos: - Investigar as diferentes formas e contextos de aprendizagem individual e coletiva de instrumento; - Averiguar as práticas referentes ao ensino/aprendizagem individual e coletiva de instrumento; - Traçar um perfil do docente em relação a cada uma das metodologias.
Abstrat I (Teaching) - In this report, I'll present all the information gathered at the Silva Marques Regional Con-servatory concerning the stage of specialized education in the Flute Class of Professor Solange Silva. The educational context, the Flute Class, the characterization of the conservatory and its history will also be presented in this report. It will also be made the characterization of each of the students participating in the report, the pedagogical principles to follow, and there will also be detailed the goals and objec-tives to be worked out throughout the school year. Finally, in the critical analysis of the teaching activity, there is a self-evaluation of what was accomplished and from which important lessons for the future were col-lected.
Abstrat II (Research) - This research focuses on two methodologies of instrumental teaching: the collective and the individual. In order to understand the influence of each one, this research intends to open a discussion about the foundations, practices and products generated in collective and individual teaching in the official teaching of Music. It's intended to investigate the influences, efficiency and differences between individual and collective teaching / learning methodologies: the pedagogical approach to be taken, factors such as motivation, technical and musical development, posture in individual and collective performance situations, and the attainment of the objectives proposed for the level in which the student is. There is already some way made in the field of collective teaching of musical instruments that has been increasingly exploited in some countries such as Brazil or the United States, that already has a current practice. However, in general, the individual or private class is still the most usual way of teaching an instrument and it's usually never discarded in favor of lecturing only collective classes, and the collective lesson is often used as a complement to the individual instrument class. In the conclusion of this investigation it is proposed a reflection to clarify the specificities of each type of methodology, opening the way for a conscious use of the different forms of teaching. It is important with this research to perceive each methodology and to study a positive way of coexistence between the two of them. Both methodologies have very own characteristics and it is known that the role of the teacher should be adapted to each one. Perceiving the "how" is one of the purposes of this work, paying attention to each of the methodologies and guiding the teacher to good teaching practice is essential for the suc-cess of the students instrumental learning. In the scope of this research, the following questions arose: • What are the differences between the individual and collective contexts in the student's instrumental learning? • What are the positive and negative aspects that the students show in an individual class context? • What are the positive and negative aspects that the students show in the context of a collective lesson? • What pedagogical approach should the teacher be using in the context of an individual class? • What pedagogical approach should the teacher be using in the context of a collective lesson? In order to respond to these questions, this research project is designed according to the following objectives: - Investigate the different forms and contexts of individual and collective instrument learning; - To ascertain the practices regarding individual and collective teaching / learning of the instrument; - Draw a profile of the teacher in relation to each of the methodologies.

Description

Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música, conforme Decreto-Lei nº. 79/2014, de 14 de maio.

Keywords

Ensino da música Ensino instrumental coletivo Ensino instrumental individual Perfil do professor Flauta transversal Music teaching Collective instrumental teaching Individual instrumental teaching Teacher profile Transverse flute

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa

CC License