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Advisor(s)
Abstract(s)
Esta comunicação insere-se no projeto Flexibilidade de cálculo e raciocínio
quantitativo e tem como objetivo identificar que relações numéricas estabelecem os alunos.
Começa por discutir o que se entende por uma aula exploratória em Matemática, por
flexibilidade e fluência de cálculo, bem como a importância de reparar nos números,
identificando relações numéricas. Foca-se depois na análise da resolução de uma tarefa,
integrada numa sequência de tarefas, realizada numa turma do 2.º ano de uma escola pública
de Lisboa. Os dados foram recolhidos através da observação participante, apoiada por
gravações áudio e vídeo da aula e dos registos dos alunos. Os resultados mostram que quando
os alunos são capazes de estabelecer relações numéricas entre os números envolvidos, não se
focando nos procedimentos, mostram flexibilidade de cálculo e facilidade em lidar com os
números. Os dados realçam ainda a importância da discussão coletiva para os alunos
caminharem no processo de reparar nas relações numéricas em vez de se focarem apenas nos
procedimentos.
Description
Keywords
Flexibilidade de cálculo Relações numéricas Fluência de cálculo Aula exploratória IPL/2016/FLEC_RAQ_ESELx
Citation
Rodrigues, M., Serrazina, L., & Caseiro, A. (2018). Estabelecendo relações numéricas: Um estudo com alunos de 2.º ano. Investigação em Educação Matemática 2018: A aula de Matemática, 533-545. ISSN: 2182-0023
Publisher
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra