Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Estabelecendo relações numéricas: Um estudo com alunos de 2.º ano

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Esta comunicação insere-se no projeto Flexibilidade de cálculo e raciocínio quantitativo e tem como objetivo identificar que relações numéricas estabelecem os alunos. Começa por discutir o que se entende por uma aula exploratória em Matemática, por flexibilidade e fluência de cálculo, bem como a importância de reparar nos números, identificando relações numéricas. Foca-se depois na análise da resolução de uma tarefa, integrada numa sequência de tarefas, realizada numa turma do 2.º ano de uma escola pública de Lisboa. Os dados foram recolhidos através da observação participante, apoiada por gravações áudio e vídeo da aula e dos registos dos alunos. Os resultados mostram que quando os alunos são capazes de estabelecer relações numéricas entre os números envolvidos, não se focando nos procedimentos, mostram flexibilidade de cálculo e facilidade em lidar com os números. Os dados realçam ainda a importância da discussão coletiva para os alunos caminharem no processo de reparar nas relações numéricas em vez de se focarem apenas nos procedimentos.

Description

Keywords

Flexibilidade de cálculo Relações numéricas Fluência de cálculo Aula exploratória IPL/2016/FLEC_RAQ_ESELx

Citation

Rodrigues, M., Serrazina, L., & Caseiro, A. (2018). Estabelecendo relações numéricas: Um estudo com alunos de 2.º ano. Investigação em Educação Matemática 2018: A aula de Matemática, 533-545. ISSN: 2182-0023

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra

CC License