Repository logo
 
Publication

Estabelecendo relações numéricas: Um estudo com alunos de 2.º ano

dc.contributor.authorRodrigues, Margarida
dc.contributor.authorSerrazina, Maria De Lurdes
dc.contributor.authorCaseiro, Ana
dc.date.accessioned2020-03-17T10:06:28Z
dc.date.available2020-03-17T10:06:28Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractEsta comunicação insere-se no projeto Flexibilidade de cálculo e raciocínio quantitativo e tem como objetivo identificar que relações numéricas estabelecem os alunos. Começa por discutir o que se entende por uma aula exploratória em Matemática, por flexibilidade e fluência de cálculo, bem como a importância de reparar nos números, identificando relações numéricas. Foca-se depois na análise da resolução de uma tarefa, integrada numa sequência de tarefas, realizada numa turma do 2.º ano de uma escola pública de Lisboa. Os dados foram recolhidos através da observação participante, apoiada por gravações áudio e vídeo da aula e dos registos dos alunos. Os resultados mostram que quando os alunos são capazes de estabelecer relações numéricas entre os números envolvidos, não se focando nos procedimentos, mostram flexibilidade de cálculo e facilidade em lidar com os números. Os dados realçam ainda a importância da discussão coletiva para os alunos caminharem no processo de reparar nas relações numéricas em vez de se focarem apenas nos procedimentos.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationRodrigues, M., Serrazina, L., & Caseiro, A. (2018). Estabelecendo relações numéricas: Um estudo com alunos de 2.º ano. Investigação em Educação Matemática 2018: A aula de Matemática, 533-545. ISSN: 2182-0023pt_PT
dc.identifier.issn2182-0023
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/11251
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbrapt_PT
dc.relationIPL/2016/FLEC_RAQ_ESELxpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectFlexibilidade de cálculopt_PT
dc.subjectRelações numéricaspt_PT
dc.subjectFluência de cálculopt_PT
dc.subjectAula exploratóriapt_PT
dc.subjectIPL/2016/FLEC_RAQ_ESELxpt_PT
dc.titleEstabelecendo relações numéricas: Um estudo com alunos de 2.º anopt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCoimbrapt_PT
oaire.citation.endPage545pt_PT
oaire.citation.startPage533pt_PT
oaire.citation.titleLivro de Atas do EIEM 2018, Encontro de Investigação em Educação Matemáticapt_PT
person.familyNameRodrigues
person.familyNameSerrazina
person.familyNameCaseiro
person.givenNameMargarida
person.givenNameMaria de Lurdes
person.givenNameAna
person.identifier1782812
person.identifier.ciencia-id1B1C-88B5-75C4
person.identifier.ciencia-idD91D-9562-DA46
person.identifier.orcid0000-0003-4658-6281
person.identifier.orcid0000-0003-3781-8108
person.identifier.orcid0000-0003-4352-7614
person.identifier.scopus-author-id57202834296
person.identifier.scopus-author-id55849544400
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication0c89e4a7-44b2-4315-a6ad-449015581c06
relation.isAuthorOfPublicationfb0825ea-cc97-4358-9328-3c204e7b0904
relation.isAuthorOfPublication1867dfc3-6808-4f34-90cc-48a611d23ea0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfb0825ea-cc97-4358-9328-3c204e7b0904

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Estabelecendo relações numéricasatas_EIEM_2018.pdf
Size:
564.55 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: