Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
Paper | 277.53 KB | Adobe PDF | ||
Slides | 2.64 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Pretende-se analisar comparativamente as perceções dos estudantes de Ciências Sociais portugueses e espanhóis sobre a utilização e inclusão das tecnologias móveis nos processos académicos de ensino-aprendizagem e refletir sobre o papel das bibliotecas de ensino superior e dos seus profissionais na promoção da literacia digital. A metodologia utilizada foi a sócio-construtiva exploratória de grupos focais, baseada numa amostra de dezoito estudantes finalistas de Psicologia e Educação. Nos resultados, os estudantes experimentam lacunas significativas nas suas competências no uso de tecnologias móveis. Percebem limitações atitudinais e tecnológicas nos seus professores. Também existem algumas diferenças de atitudes relativamente à inclusão das tecnologias móveis nos processos de ensino-aprendizagem. Os estudantes espanhóis mostraram melhores competências e os estudantes portugueses um nível mais elevado de autopercepção. Na discussão e conclusão, decorrente da pandemia destaca-se a necessidade de aproximação estudante-professor e as limitações técnicas de alguns professores, sendo necessária uma mentalidade de abertura a novos dispositivos e ferramentas tecnológicas nos processos de ensino. As instituições académicas, e os bibliotecários em particular, devem esforçar-se por compreender o âmbito e as possibilidades das tecnologias móveis para aumentar a motivação dos estudantes e para adquirir competências básicas em literacia digital. Esta reflexão é uma prioridade na otimização dos processos de ensino-aprendizagem.
Description
Keywords
Ensino superior Literacia da informação Investigação qualitativa COVID-19 Tecnologias móveis Estudo comparativo Portugal Espanha
Citation
Lopes C, Caballero-Mariscal D, Antunes ML, Sanches T. Literacia digital em estudantes das Ciências Sociais portugueses e espanhóis: uma análise qualitativa do uso de tecnologias móveis pós-pandemia. In: Atas do 14º Congresso Nacional BAD – Comunidades e profissionais para o futuro: agir hoje. Universidade do Algarve; 2023.
Publisher
Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Profissionais da Informação e Documentação