Publication
Literacia digital em estudantes das Ciências Sociais portugueses e espanhóis: uma análise qualitativa do uso de tecnologias móveis pós-pandemia
dc.contributor.author | Lopes, Carlos | |
dc.contributor.author | Caballero-Mariscal, David | |
dc.contributor.author | Antunes, Maria Da Luz | |
dc.contributor.author | Sanches, Tatiana | |
dc.date.accessioned | 2023-05-26T15:09:06Z | |
dc.date.available | 2023-05-26T15:09:06Z | |
dc.date.issued | 2023-05 | |
dc.description.abstract | Pretende-se analisar comparativamente as perceções dos estudantes de Ciências Sociais portugueses e espanhóis sobre a utilização e inclusão das tecnologias móveis nos processos académicos de ensino-aprendizagem e refletir sobre o papel das bibliotecas de ensino superior e dos seus profissionais na promoção da literacia digital. A metodologia utilizada foi a sócio-construtiva exploratória de grupos focais, baseada numa amostra de dezoito estudantes finalistas de Psicologia e Educação. Nos resultados, os estudantes experimentam lacunas significativas nas suas competências no uso de tecnologias móveis. Percebem limitações atitudinais e tecnológicas nos seus professores. Também existem algumas diferenças de atitudes relativamente à inclusão das tecnologias móveis nos processos de ensino-aprendizagem. Os estudantes espanhóis mostraram melhores competências e os estudantes portugueses um nível mais elevado de autopercepção. Na discussão e conclusão, decorrente da pandemia destaca-se a necessidade de aproximação estudante-professor e as limitações técnicas de alguns professores, sendo necessária uma mentalidade de abertura a novos dispositivos e ferramentas tecnológicas nos processos de ensino. As instituições académicas, e os bibliotecários em particular, devem esforçar-se por compreender o âmbito e as possibilidades das tecnologias móveis para aumentar a motivação dos estudantes e para adquirir competências básicas em literacia digital. Esta reflexão é uma prioridade na otimização dos processos de ensino-aprendizagem. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Lopes C, Caballero-Mariscal D, Antunes ML, Sanches T. Literacia digital em estudantes das Ciências Sociais portugueses e espanhóis: uma análise qualitativa do uso de tecnologias móveis pós-pandemia. In: Atas do 14º Congresso Nacional BAD – Comunidades e profissionais para o futuro: agir hoje. Universidade do Algarve; 2023. | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.48798/congressobad.2973 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/16156 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Profissionais da Informação e Documentação | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/2973 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Ensino superior | pt_PT |
dc.subject | Literacia da informação | pt_PT |
dc.subject | Investigação qualitativa | pt_PT |
dc.subject | COVID-19 | pt_PT |
dc.subject | Tecnologias móveis | pt_PT |
dc.subject | Estudo comparativo | pt_PT |
dc.subject | Portugal | pt_PT |
dc.subject | Espanha | pt_PT |
dc.title | Literacia digital em estudantes das Ciências Sociais portugueses e espanhóis: uma análise qualitativa do uso de tecnologias móveis pós-pandemia | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
person.familyName | Antunes | |
person.familyName | Sanches | |
person.givenName | Maria Luz | |
person.givenName | Tatiana | |
person.identifier | N-6530-2013 | |
person.identifier | 2087122 | |
person.identifier | 10482140770896435107 | |
person.identifier.ciencia-id | 7916-AB38-9931 | |
person.identifier.ciencia-id | B111-6F38-5904 | |
person.identifier.ciencia-id | 2C17-1B53-FBDC | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-6440-4739 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-0942-7601 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4902-2628 | |
person.identifier.rid | B-8661-2015 | |
person.identifier.scopus-author-id | 15074167200 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57202291460 | |
person.identifier.scopus-author-id | 56499097100 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 5bce7415-d4e2-4c10-86e7-a87c4b69407f | |
relation.isAuthorOfPublication | dce3e466-ad17-4bea-8b95-4a5b9bb22910 | |
relation.isAuthorOfPublication | d4c19add-be38-4c8e-bd56-4e7a9073de95 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | d4c19add-be38-4c8e-bd56-4e7a9073de95 |
Files
Original bundle
1 - 2 of 2
No Thumbnail Available
- Name:
- Literacia digital em estudantes das Ciências Sociais portugueses e espanhóis_uma análise qualitativa do uso de tecnologias móveis pós-pandemia.pdf
- Size:
- 277.53 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
- Paper
No Thumbnail Available
- Name:
- Tecnologias móveis ES PT.pdf
- Size:
- 2.64 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
- Slides
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: