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  • Perceptions of information literacy competencies among future psychology professionals: a comparative study in Spain and Portugal
    Publication . Pinto, María; Fernández-Pascual, Rosaura; Lopes, Carlos; Antunes, Maria Da Luz; Sanches, Tatiana
    Purpose: The aim of the study is to analyze the perceptions of belief-in-importance (BI), self-efficacy (SE), and preferred source of learning (SL) of information literacy (IL) competencies among psychology students in Spain and Portugal. Design/methodology/approach: Unified protocol was based on the questionnaire IL-HUMASS (26 items). A quantitative diagnostic-comparative study was carried out, including factor and variance analysis. Findings: By country, there are no significant differences in students' perceptions, although the scores in BI are higher than in SE. By category, there are some significant differences, and the least valued is that of processing. By individual competency, seven of them show differences between countries. Learning preferences are for a mix of classroom and autonomous learning. Students barely realize the value of libraries. Within factor structures, which share the same components in each dimension, some emerging factors do appear. Practical implications: Motivation (BI and SE) with respect to IL competencies is a key asset for future psychologists. Interest should focus on some emerging motivational factors. Students' appreciation of the library should enhance through the corresponding initiatives for improvement. This method could be complemented by qualitative studies. Originality/value: This is probably the first diagnostic-comparative study on perceptions of IL competencies among future psychology professionals.
  • Revistas e editoras predadoras no campo da saúde: problemática e recomendações aos investigadores
    Publication . Antunes, Maria Da Luz; Lopes, Carlos; Borges, Maria Manuel
    RESUMEN - Se analiza la problemática de las revistas y editoriales depredadoras en el campo de la salud, identificando sus características y los conocimientos adquiridos. Se realizó una revisión de la literatura en salud indexada en ProQuest, PubMed, Scopus, SciELO y Web of Science a lo largo de 2020 y 2021 en marzo de 2022. Se constató la creciente preocupación por revistas y editoriales depredadoras en los últimos años, especialmente a partir de 2015 y confirmada a partir de 2017. Las cifras de 2021 y primeros meses de 2022 acompañan esta escalada. Web of Science, Scopus y PubMed son las bases de datos que muestran una clara preocupación por las ciencias de la salud. Como conclusión, la presión por publicar y la dificultad para distinguir la revista legítima de la ilegítima propician un ambiente favorable a la proliferación de publicaciones cuestionables. Los investigadores deben tomar una postura exigente e informada en interés de la confiabilidad de la ciencia, desarrollando buenas prácticas de investigación, evitando la inclusión de datos falsos, plagiados o manipulados, que perjudiquen la calidad de los resultados y conclusiones, influyendo negativamente en la evidencia científica, la práctica clínica y, en última instancia, los pacientes.
  • A colaboração de bibliotecários em projetos de investigação em saúde e os desafios do mundo digital: uma revisão da literatura
    Publication . Antunes, Maria Da Luz; Lopes, Carlos; Borges, Maria Manuel
    Introdução: Na investigação em saúde e no contexto da Ciência Aberta, os bibliotecários têm frequentemente colaborado na preparação e publicação de artigos de revisão, revisões sistemáticas e meta-análises, na mediação com as tecnologias, no acesso e uso da informação digital, na seleção da literatura relevante, na avaliação da qualidade da informação e na classificação das evidências. Objetivo: Identificar estudos, através de uma revisão da literatura, sobre a colaboração do bibliotecário académico enquanto parceiro de investigação na área da saúde. Método: Realizou-se uma pesquisa nas bases de dados MEDLINE (via plataforma PubMed), Scopus, Web of Science e LISTA, sem recortes temporais ou linguísticos, que relatasse estudos em que o bibliotecário tivesse colaborado como mais um elemento da equipa interdisciplinar de investigação. Desenvolveu-se uma revisão da literatura com os estudos selecionados. Resultados: Os estudos selecionados apresentam maioritariamente relatos e reflexões acerca da participação de bibliotecários em equipas de investigação em saúde. São estudos que decorreram no Canadá, nos Estados Unidos, em Espanha, no Reino Unido e no Irão. Identificam algumas das profissões presentes nas equipas interdisciplinares (fisioterapeutas, enfermeiros, oncologistas, nutricionistas, neurologistas, peritos em ética médica e bibliotecários da saúde). A maioria dos estudos documenta o contributo dos bibliotecários na estratégia das pesquisas em bases de dados, na mediação tecnológica, na conceção da metodologia, na redação dos critérios de inclusão e de exclusão na elaboração de revisões sistemáticas, na redação e revisão do manuscrito final, na identificação de ferramentas de avaliação da qualidade da informação e na apresentação dos resultados. É também referida a forma como os bibliotecários académicos colaboraram nas equipas de investigação, se tinham alguma formação sobre metodologias de investigação, quais tinham sido as suas funções específicas no desenvolvimento dos projetos, o benefício da parceria, a sua motivação, o que tinham aprendido e como era o seu trabalho percebido pelos seus colegas e pela instituição. Os estudos evidenciaram a visão dos investigadores, que destacaram o importante papel dos bibliotecários em projetos de medicina baseada em evidências, em revisões sistemáticas e meta-análises. Estes resultados convergem com os documentos emanados de organismos como o Canadian Institutes of Health Research ou a Cochrane for Systematic Reviews of Interventions, que recomendam que as equipas de investigação trabalhem com bibliotecários na síntese do conhecimento e no desenvolvimento de revisões sistemáticas. Os estudos apontaram ainda para a crença de que o envolvimento dos bibliotecários na investigação interdisciplinar é uma atividade enquadrada, mas também necessária, na própria profissão do bibliotecário. Conclusões: A revisão da literatura demonstra que, mercê da experiência profissional, o bibliotecário pode colaborar com as equipas de investigação em cada etapa do processo, numa parceria colaborativa bem-sucedida e como um membro central da equipa, não como um membro periférico. Os estudos selecionados recomendam que os investigadores compreendam e valorizem o contributo do bibliotecário, no espírito da colaboração e da mais-valia às equipas interdisciplinares de investigação em saúde. É também recomendado que os bibliotecários promovam ativamente o seu valor junto das equipas de investigação na área da saúde.
  • Designing strategies and actions to support Open Science: building capacity in an academic institution
    Publication . Lopes, Carlos; Antunes, Maria Da Luz; Sanches, Tatiana
    Introduction: The access of information to new learning devices, the ability to interconnect with libraries and repositories without barriers of time or space, and the way in which information is processed and made available highlight the urgency of reflection and access to the production and dissemination of scientific production by its stakeholders. To address these issues, academic institutions, together with their libraries, can devise and develop strategies that enable them to make fuller use of these resources, assisting them to interact with the Open Science movement with greater autonomy and effectiveness. Aim of the study: A curricular proposal for a postgraduate course targeted at researchers, science managers, and information professionals are presented, given the gap in higher education offer in this area in Portugal. Methods: A literature review was performed and a proposal for a postgraduate course was developed, based on the international FOSTER project. Results: The course has been structured in contents that aim to fulfill the objective of disseminating Open Science best practices in the context of higher education, articulated with information literacy. The subjects, distributed by semester, workload. and ECTS, are adaptable to the needs of teaching and dissemination, ensuring the training of researchers, science managers, and information professionals in skills appropriate for navigating this movement. Conclusions: The proposed postgraduate course aims to reinforce the importance of building the capacity and best practices’ training of stakeholders within Open Science.
  • Publicar en el ecosistema de la ciencia abierta
    Publication . Antunes, Maria Da Luz; Sanches, Tatiana; Lopes, Carlos; Alonso-Arévalo, Julio
    La difusión del conocimiento científico se materializa en su escritura, publicación y circulación. La Ciencia Abierta es, por su la naturaleza, una plataforma para el diálogo, fomentando más intercambios y estimulando a los investigadores adaptar sus prácticas de publicación y difusión, lo que les permitirá reducir los costes, la mejora de los contenidos académicos, así como el fomento de una mayor circulación y generación del conocimiento. El objetivo es la realización de propuestas sobre las acciones que los investigadores deben llevar a cabo en el ámbito de la investigación como conversación, es decir, la integración de la escritura académica en la Ciencia Abierta y el intercambio de datos y resultados de la investigación. Finalmente se reflexiona sobre los actuales retos de la Ciencia Abierta para los investigadores y el mundo académico.
  • Criação de informação como um processo
    Publication . Sanches, Tatiana; Antunes, Maria Da Luz; Lopes, Carlos; Association of College & Research Libraries
    A informação pode ser produzida e transmitida sob qualquer formato ou método. O processo iterativo de pesquisar, criar, rever e divulgar informação varia e o produto resultante reflete essas diferenças.
  • Bibliotecas do ensino superior e o Covid-19: avaliação da satisfação dos estudantes
    Publication . Antunes, Maria Da Luz; Lopes, Carlos; Sanches, Tatiana
    As bibliotecas do ensino superior visam proporcionar o acesso à informação a estudantes, professores e investigadores, garantindo a sua satisfação. O presente estudo tem como objetivo avaliar a satisfação dos estudantes de três instituições do ensino superior em Portugal sobre a resposta das suas bibliotecas em período de pandemia Covid-19; e avaliar se estes se consideraram preparados para pesquisar, avaliar e gerir a informação recuperada, quando trabalharam de forma autónoma e dependeram exclusivamente de conteúdos digitais. Foi realizado um questionário online, sobre o grau de satisfação face às bibliotecas e aos recursos eletrónicos disponibilizados e a auto-percepção das suas competências de informação. A maioria dos estudantes está satisfeita com o acesso aos recursos eletrónicos remotamente; os maiores níveis de insatisfação estão associados à B-ON; a maioria desconhece a disponibilidade de algumas bases de dados, como as subscritas pela instituição; parece existir uma perceção favorável face a pesquisar, citar e referenciar, mas constata-se o contrário na análise qualitativa dos dados; os mestrandos revelam maior segurança de conhecimentos comparativamente aos estudantes de licenciatura. É necessário aumentar a cobertura, a divulgação e a formação nos recursos eletrónicos das instituições de ensino superior enquanto estratégia formativa e pedagógica e formalmente concretizá-la em política educativa.
  • Projeto Literacia da Informação e pensamento crítico no Ensino Superior – Combater a desinformação: a capacitação de bibliotecários
    Publication . Sanches, Tatiana; Antunes, Maria Da Luz; Lopes, Carlos
    O Projeto «Literacia da Informação e Pensamento Crítico no Ensino Superior: combater a desinformação» assenta na relevância da literacia da informação no combate à desinformação e no estímulo do pensamento crítico junto dos estudantes do ensino superior face à influência nociva da desinformação. Pretende corresponder às necessidades dos jovens, através do trabalho desenvolvido pelos bibliotecários das instituições de ensino superior, nomeadamente no apoio à prossecução dos seus trabalhos académicos e científicos, mas também na aprendizagem ao longo da vida e na resolução de problemas do quotidiano. Desenvolveram-se diversas ações dirigidas a profissionais de informação e comunidades de prática para conhecer e aplicar referenciais internacionais, como a Framework for Information Literacy for Higher Education (ACRL), promover o relacionamento profissional entre bibliotecários dos EUA e de Portugal, disseminar documentos orientadores e inspirar boas práticas e também capacitar o público jovem no uso e na escolha criteriosa da informação e no desenvolvimento e aprimoramento do pensamento crítico.
  • Public libraries fighting disinformation: an analysis of knowledge, resources, and actions of Portuguese librarians
    Publication . Sanches, Tatiana; Lopes, Carlos; Antunes, Maria Da Luz
    The disinformation fight is global and urgent, making it relevant to train librarians from all walks of life so that they can use its multiplier effect in training strategies for users. In the case of public libraries in Portugal, the actions developed in this regard are unknown. This exploratory study aims to better understand the level of knowledge, practices, and resources available in Portuguese public libraries to combat misinformation. To this end, a questionnaire was created and launched at public libraries in Portugal. The results show a consistent knowledge of librarians on the subject, but still incipient actions to combat disinformation, which anticipates the pressing need to carry out more targeted training for these professionals, as well as to provide pedagogical resources and strategies to encourage learning among populations, which can contribute to achieving a culture of more attentive, integrated and critical citizens.
  • A nova plataforma PubMed: análise dos peritos
    Publication . Antunes, Maria Da Luz; Lopes, Carlos; Roque, Licínio
    Introdução: A PubMed é a plataforma científica da área biomédica mais utilizada pelos profissionais de saúde em todo o mundo para realizar pesquisas de informação, validação de diagnósticos, procura da evidência científica e para efeitos académicos. Objetivo: Analisar a nova plataforma PubMed a partir do contributo de cinco peritos, contrastando experiências e averiguando como a visualizam face à sua prática profissional. Métodos: Metodologia qualitativa, com uma entrevista semiestruturada sobre as perceções de cinco peritos, representativos de um conjunto de utilizadores (bibliotecário, investigador, professor do ensino superior, médico e gestor editorial). Resultados: Constata-se que se perdeu a oportunidade de renovar de forma efetiva e válida a PubMed. Os perfis do investigador, do médico e do gestor editorial consideraram que a nova plataforma só é nova no visual, nada trazendo de novo para as suas práticas profissionais. Professor e bibliotecário, recorrendo à sua experiência pedagógica, consideraram-na um sinónimo de mudança de paradigma, assente na agilidade e na interoperabilidade de processos, mais amigável para os utilizadores, possibilitando a proximidade desta ferramenta ao cidadão comum. Conclusão: Diferentes utilizadores, com diferentes experiências, têm uma visão própria da PubMed. Os peritos esperavam também mais da nova plataforma, mais qualidade e mais maturidade tecnológica.