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  • Ensinar a escrever o resumo de artigo científico no ensino superior: as perceções e as produções dos alunos
    Publication . Cardoso, Adriana; Sebastião, Isabel; Teixeira, Carla
    Inscrevendo-se no eixo da dialética entre investigação e sala de aula, o presente estudo incide sobre o ensino da escrita académica no ensino superior, apresentando uma reflexão sobre um percurso didático centrado no artigo científico que foi implementado numa instituição de ensino superior portuguesa, considerando em particular o módulo dedicado ao resumo do artigo científico. Para o efeito, é desenvolvido um estudo de natureza qualitativa em que são analisados os resumos produzidos e as respostas dadas pelos alunos a um questionário aplicado no final do módulo. A análise das produções dos alunos revela que estes mobilizam os aspetos macroestruturais mais relevantes para a produção do resumo (e.g., plano do texto), mas que os problemas ao nível da microestrutura são mais persistentes (e.g., seleção lexical). Através da análise das reflexões dos alunos, percebe-se que possuem uma perceção clara e distinta dos materiais e das metodologias utilizadas na Unidade Curricular relativamente à perceção do que foi o seu percurso no trabalho desenvolvido, sendo interessante perceber, no seu discurso, como estas estimulam a reflexão.
  • O agir dos alunos em práticas de escrita colaborativa no ensino superior
    Publication . Cardoso, Adriana; Sebastião, Isabel; Teixeira, Carla
    A escrita colaborativa é uma atividade social contextualizada que envolve a criação de um texto conjunto de dois ou mais coautores que compartilham decisões e responsabilidades em relação ao processo de escrita (Allen, Atkinson, Morgan, Moore & Snow, 1987; Corcelles & Castelló, 2015). Esta dinâmica permite que os participantes expressem a sua própria perspetiva em relação ao conteúdo a ser introduzido no texto e à melhor forma de o fazer, o que pressupõe uma discussão e reformulação de ideias numa base compartilhada, adaptada a cada situação específica de escrita (Corcelles & Castelló, 2015; Santana, 2007). Neste âmbito, tem sido particularmente destacada na literatura a relevância da interação entre pares para a construção de conhecimento, observada, por exemplo, na interação entre crianças (Allal, 2018; Santana, 2007; Mercer, 1996, 2004) ou adultos em tarefas de escrita colaborativa (Sturm, 2016).