dc.contributor.author | Cardoso, Adriana | |
dc.contributor.author | Sebastião, Isabel | |
dc.contributor.author | Teixeira, Carla | |
dc.date.accessioned | 2020-03-02T13:57:30Z | |
dc.date.available | 2020-03-02T13:57:30Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | A escrita colaborativa é uma atividade social contextualizada que envolve a criação de um texto conjunto de dois ou mais coautores que compartilham decisões e responsabilidades em relação ao processo de escrita (Allen, Atkinson, Morgan, Moore & Snow, 1987; Corcelles & Castelló, 2015). Esta dinâmica permite que os participantes expressem a sua própria perspetiva em relação ao conteúdo a ser introduzido no texto e à melhor forma de o fazer, o que pressupõe uma discussão e reformulação de ideias numa base compartilhada, adaptada a cada situação específica de escrita (Corcelles & Castelló, 2015; Santana, 2007). Neste âmbito, tem sido particularmente destacada na literatura a relevância da interação entre pares para a construção de conhecimento, observada, por exemplo, na interação entre crianças (Allal, 2018; Santana, 2007; Mercer, 1996, 2004) ou adultos em tarefas de escrita colaborativa (Sturm, 2016). | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Cardoso, A., Sebastião, I., & Teixeira, C. (2019). O agir dos alunos em práticas de escrita colaborativa no ensino superior. In F. Caels, L. F. Barbeiro, & J. V. Santos (Orgs.), Discurso Académico: Uma área disciplinar em construção (pp. 200-236). CELGA-ILTEC/Universidade de Coimbra, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais/Politécnico de Leiria. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/11177 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | CELGA-ILTEC/Universidade de Coimbra, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais/Politécnico de Leiria. | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Escrita colaborativa | pt_PT |
dc.subject | Ensino superior | pt_PT |
dc.title | O agir dos alunos em práticas de escrita colaborativa no ensino superior | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.title | Discurso Académico: Uma área disciplinar em construção | pt_PT |
person.familyName | Cardoso | |
person.familyName | Sebastião | |
person.givenName | Adriana | |
person.givenName | Isabel | |
person.identifier.ciencia-id | 8D11-DE6D-C240 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-3551-0740 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-0896-4384 | |
person.identifier.scopus-author-id | 47561208400 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 3a2df282-b948-491a-a82c-36146974cb6a | |
relation.isAuthorOfPublication | 39163182-d55f-425b-9a47-322f581bf7cb | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 39163182-d55f-425b-9a47-322f581bf7cb |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Cardoso Sebastião Texixeira (2019).pdf
- Size:
- 1.61 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: