Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
455.17 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A escrita académica é o “centro da vida social no ensino superior” (Graça & Pereira, 2014).
Contudo, são diversas as dificuldades reveladas pelos alunos na adaptação a esta esfera e aos
respetivos géneros textuais e suas caraterísticas linguístico-discursivas (Bronckart, 2008). Tal
facto justifica a promoção da atividade metalinguística (Camps & Milian, 2000; Fontich, 2017)
no ensino superior, enquanto veículo para a construção de conhecimento e desenvolvimento
de pensamento crítico, principalmente em usos de maior complexidade, tanto orais como
escritos, considerando a situação comunicativa.
No sentido de compreender melhor a atividade reflexiva promovida pela interação de pares
durante o processo de escrita, o presente estudo tem como objetivo analisar a atividade
metalinguística de alunos do ensino superior durante uma tarefa de escrita colaborativa de um
resumo de artigo científico implementada numa unidade curricular de Escrita Académica em
Português da licenciatura de Educação Básica. Em particular, procurar-se-á identificar as
conceções dos alunos sobre as dimensões processuais e linguísticas que configuram a produção
e receção textuais.
Os resultados da análise da interação entre pares revelam a capacidade reflexiva dos alunos
relativamente aos níveis enunciativos, macro e microestruturais (Cardoso, Sebastião &
Teixeira, 2018). A partir da articulação destes resultados com o percurso didático
implementado (Cardoso, Sebastião, Teixeira, no prelo), procurar-se-á refletir sobre eventuais
alterações a introduzir no modelo adotado.
Description
Keywords
Escrita académica Ensino superior Escrita colaborativa
Citation
Cardoso, A., Teixeira, C., & Sebastião, I. (2019, 16 janeiro,). OK, então acho está bom!: Reflexão sobre a interação de alunos numa atividade de produção de resumo no ensino superior [Comunicação oral]. VI Fórum de Linguística Aplicada de Ensino e Aprendizagem de Línguas (FLAEL), Lisboa, Portugal