Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

“OK, então acho está bom”: reflexão sobre a interação de alunos numa atividade de produção de resumo no ensino superior

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Cardoso Sebastião Teixeira (2019b).pdf455.17 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A escrita académica é o “centro da vida social no ensino superior” (Graça & Pereira, 2014). Contudo, são diversas as dificuldades reveladas pelos alunos na adaptação a esta esfera e aos respetivos géneros textuais e suas caraterísticas linguístico-discursivas (Bronckart, 2008). Tal facto justifica a promoção da atividade metalinguística (Camps & Milian, 2000; Fontich, 2017) no ensino superior, enquanto veículo para a construção de conhecimento e desenvolvimento de pensamento crítico, principalmente em usos de maior complexidade, tanto orais como escritos, considerando a situação comunicativa. No sentido de compreender melhor a atividade reflexiva promovida pela interação de pares durante o processo de escrita, o presente estudo tem como objetivo analisar a atividade metalinguística de alunos do ensino superior durante uma tarefa de escrita colaborativa de um resumo de artigo científico implementada numa unidade curricular de Escrita Académica em Português da licenciatura de Educação Básica. Em particular, procurar-se-á identificar as conceções dos alunos sobre as dimensões processuais e linguísticas que configuram a produção e receção textuais. Os resultados da análise da interação entre pares revelam a capacidade reflexiva dos alunos relativamente aos níveis enunciativos, macro e microestruturais (Cardoso, Sebastião & Teixeira, 2018). A partir da articulação destes resultados com o percurso didático implementado (Cardoso, Sebastião, Teixeira, no prelo), procurar-se-á refletir sobre eventuais alterações a introduzir no modelo adotado.

Description

Keywords

Escrita académica Ensino superior Escrita colaborativa

Citation

Cardoso, A., Teixeira, C., & Sebastião, I. (2019, 16 janeiro,). OK, então acho está bom!: Reflexão sobre a interação de alunos numa atividade de produção de resumo no ensino superior [Comunicação oral]. VI Fórum de Linguística Aplicada de Ensino e Aprendizagem de Línguas (FLAEL), Lisboa, Portugal

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License