Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Silva Teixeira, Carla Sílvia

Search Results

Now showing 1 - 4 of 4
  • Collaborative academic writing in higher education
    Publication . Cardoso, Adriana; Teixeira, Carla; Sebastião, Isabel
    The didactic experiment is carried out at the Lisbon School of Education, which is part of the network of polytechnic higher education establishments. It belongs to the Lisbon Polytechnic Institute, which comprises seven other higher schools: Institute of Engineering, Accounting and Business School, School of Communication and Media Studies, School of Dance, Theatre and Film School, School of Music, and School of Health Technology. The School of Education offers degrees in Basic Education, Artistic and Cultural Mediation, Visual Arts and Technologies, Community Music (in association with the School of Music), and Sociocultural Community Development. All the graduate curricular programmes offer a curricular unit focused on the development of writing skills. However, it is only the degree in Basic Education that offers a curricular unit entirely dedicated to academic writing (Portuguese Academic Writing, 6 credits), which is allocated to the first year of the curricular plan (1st semester).
  • Portuguese academic writing: peer interaction in abstract production task
    Publication . Cardoso, Adriana; Teixeira, Carla; Isabel Sebastião
    Goal • to diagnose students’ language and grammar conceptions emerging from peer interaction during an abstract writing task in higher education.
  • “OK, então acho está bom”: reflexão sobre a interação de alunos numa atividade de produção de resumo no ensino superior
    Publication . Cardoso, Adriana; Teixeira, Carla; Sebastião, Isabel
    A escrita académica é o “centro da vida social no ensino superior” (Graça & Pereira, 2014). Contudo, são diversas as dificuldades reveladas pelos alunos na adaptação a esta esfera e aos respetivos géneros textuais e suas caraterísticas linguístico-discursivas (Bronckart, 2008). Tal facto justifica a promoção da atividade metalinguística (Camps & Milian, 2000; Fontich, 2017) no ensino superior, enquanto veículo para a construção de conhecimento e desenvolvimento de pensamento crítico, principalmente em usos de maior complexidade, tanto orais como escritos, considerando a situação comunicativa. No sentido de compreender melhor a atividade reflexiva promovida pela interação de pares durante o processo de escrita, o presente estudo tem como objetivo analisar a atividade metalinguística de alunos do ensino superior durante uma tarefa de escrita colaborativa de um resumo de artigo científico implementada numa unidade curricular de Escrita Académica em Português da licenciatura de Educação Básica. Em particular, procurar-se-á identificar as conceções dos alunos sobre as dimensões processuais e linguísticas que configuram a produção e receção textuais. Os resultados da análise da interação entre pares revelam a capacidade reflexiva dos alunos relativamente aos níveis enunciativos, macro e microestruturais (Cardoso, Sebastião & Teixeira, 2018). A partir da articulação destes resultados com o percurso didático implementado (Cardoso, Sebastião, Teixeira, no prelo), procurar-se-á refletir sobre eventuais alterações a introduzir no modelo adotado.
  • Escrita colaborativa no ensino superior: a negociação no processo de produção de um resumo de artigo cientifico
    Publication . Cardoso, Adriana; Sebastião, Isabel; Teixeira, Carla
    Apresentar uma análise exploratória da negociação no processo de escrita colaborativa de um resumo de artigo científico produzido no ensino superior.