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Advisor(s)
Abstract(s)
O mercado de trabalho está em constante evolução e há uma crescente necessidade de
profissionais que compreendam e implementem práticas sustentáveis (NewThinking e
Achterberg, et al., 2016). As empresas estão cada vez mais comprometidas com a
sustentabilidade, seja por exigências impostas por lei, por responsabilidade corporativa ou por
pressão dos consumidores (EU: Sustainability Guide e Cradle, 2024). Assim a educação para a
sustentabilidade é crucial para os estudantes, no geral, e em particular para os do ensino
superior, pois para além de consumidores eles serão os próximos decisores.
A educação para a sustentabilidade também aumenta a conscientização e a responsabilidade
social e ambiental dos estudantes, incentivando a adoção de práticas sustentáveis tanto na sua
vida pessoal, como na instituição de ensino que frequentam, bem como na sua futura vida
profissional (Wuicik, 2024). Profissionais com uma consciência ambiental podem influenciar
políticas públicas e práticas empresariais, contribuindo para a formulação de políticas eficazes
e para a liderança sustentável (MacArthur, 2013). No caso da Escola Superior de Comunicação
Social os nossos estudantes, que serão profissionais de comunicação, podem tornar essas
temáticas em assuntos de grande interesse e impacto na sociedade, mas também contribuir para
esclarecer, sensibilizar a opinião pública, e desta forma, promover práticas mais conscientes e
responsáveis.
Description
Keywords
Sustentabilidade Economia circular Ensino Superior Desenvolvimento sustentáve Bootcamp
Citation
Silvestre C., Lorga S., David A., Garrido J., Batista, M. & Marques, T. (2024, out, 17-18). Planeta ESCS: Uma viagem à economia circular. Comunicação apresentada na “6ª Conferência Campus Sustentável 2024 (CCS2024)”, Universidade de Aveiro, Campus Universitário de Santiago, Aveiro, Portugal.