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Advisor(s)
Abstract(s)
Este artigo insere-se no Projeto Pensamento numérico e cálculo flexível: Aspetos
críticos e situa-se no âmbito de um dos seus objetivos: o design de tarefas, tendo em conta
o conhecimento atual sobre números e operações. Começa por discutir teoricamente o
constructo de flexibilidade de cálculo bem como os fundamentos subjacentes ao design de
tarefas. Seguidamente, apresenta uma tarefa envolvendo a estrutura aditiva e discute dois
níveis diferentes de desenvolvimento do pensamento numérico a que correspondem duas
abordagens diferentes de exploração da tarefa pelos alunos. Visa-se articular o conhecime nto
sobre a evolução dos conhecimentos numéricos dos alunos e a caracterização das suas
trajetórias de aprendizagem, com o suporte profissional dos professores para práticas que
favoreçam essa mesma evolução. Esta hierarquização de diferentes desempenhos dos alunos
é suportada por resultados empíricos obtidos com a condução de entrevistas clínicas
individuais a quatro alunos, dois do 1.º ano e dois do 2.º ano. Assim, o presente artigo
apresenta o processo cíclico inerente ao design de uma tarefa em particular: (1) a tarefa
pensada como adequada para desenvolver o cálculo mental flexível e adaptativo dos alunos;
(2) análise do que as crianças reparam nos números e como usam o seu conhecime nto
numérico e operatório para resolver a tarefa em causa ao longo das entrevistas clínicas; e (3)
reformulação da tarefa.
Description
Keywords
Design de tarefas Raciocínio aditivo Cálculo flexível Relações numéricas