Publication
A tarefa como instrumento de desenvolvimento da flexibilidade de cálculo
dc.contributor.author | Serrazina, Maria De Lurdes | |
dc.contributor.author | Rodrigues, Margarida | |
dc.date.accessioned | 2014-11-25T10:39:38Z | |
dc.date.available | 2014-11-25T10:39:38Z | |
dc.date.issued | 2014-11 | |
dc.description.abstract | Este artigo insere-se no Projeto Pensamento numérico e cálculo flexível: Aspetos críticos e situa-se no âmbito de um dos seus objetivos: o design de tarefas, tendo em conta o conhecimento atual sobre números e operações. Começa por discutir teoricamente o constructo de flexibilidade de cálculo bem como os fundamentos subjacentes ao design de tarefas. Seguidamente, apresenta uma tarefa envolvendo a estrutura aditiva e discute dois níveis diferentes de desenvolvimento do pensamento numérico a que correspondem duas abordagens diferentes de exploração da tarefa pelos alunos. Visa-se articular o conhecime nto sobre a evolução dos conhecimentos numéricos dos alunos e a caracterização das suas trajetórias de aprendizagem, com o suporte profissional dos professores para práticas que favoreçam essa mesma evolução. Esta hierarquização de diferentes desempenhos dos alunos é suportada por resultados empíricos obtidos com a condução de entrevistas clínicas individuais a quatro alunos, dois do 1.º ano e dois do 2.º ano. Assim, o presente artigo apresenta o processo cíclico inerente ao design de uma tarefa em particular: (1) a tarefa pensada como adequada para desenvolver o cálculo mental flexível e adaptativo dos alunos; (2) análise do que as crianças reparam nos números e como usam o seu conhecime nto numérico e operatório para resolver a tarefa em causa ao longo das entrevistas clínicas; e (3) reformulação da tarefa. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/3958 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | Design de tarefas | por |
dc.subject | Raciocínio aditivo | por |
dc.subject | Cálculo flexível | por |
dc.subject | Relações numéricas | por |
dc.title | A tarefa como instrumento de desenvolvimento da flexibilidade de cálculo | por |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 120 | por |
oaire.citation.startPage | 109 | por |
oaire.citation.title | GD1- Design de tarefas | por |
person.familyName | Serrazina | |
person.familyName | Rodrigues | |
person.givenName | Maria de Lurdes | |
person.givenName | Margarida | |
person.identifier | 1782812 | |
person.identifier.ciencia-id | D91D-9562-DA46 | |
person.identifier.ciencia-id | 1B1C-88B5-75C4 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-3781-8108 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4658-6281 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55849544400 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57202834296 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | conferenceObject | por |
relation.isAuthorOfPublication | fb0825ea-cc97-4358-9328-3c204e7b0904 | |
relation.isAuthorOfPublication | 0c89e4a7-44b2-4315-a6ad-449015581c06 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | fb0825ea-cc97-4358-9328-3c204e7b0904 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- A tarefa como instrumento de desenvolvimento da flexibilidade de cálculo.pdf
- Size:
- 278.83 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: