Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Barroso Hortas, Maria João

Search Results

Now showing 1 - 7 of 7
  • Introdução
    Publication . G Dias, Alfredo; Hortas, Maria João; Ferreira, Nuno Martins
    Este é o segundo volume produzido no âmbito do projeto TempuSpacium – Didática das Ciências Sociais, que, não obstante todas as dificuldades que resultaram da interrupção dos apoios financeiros e da situação pandémica que o país vive, continuou o seu trabalho centrado na produção de conhecimento em torno, particularmente, da questão de como ensinar a ensinar História e Geografia.
  • A prática pedagógica como projecto transdisciplinar na formação inicial
    Publication . Vasconcelos, Teresa; Loureiro, Cristina; Castro, Joana de; Sousa, Otília; Ramos, Mercês; Melo, Nuno; Hortas, Maria João; Ferreira, Nuno Martins; Menau, João; Rocha, Carla; Ferreira Rodrigues, Paulo; Fernandes, Sandra Rosado; Mil-Homens, Purificação
    Depois de descrever e fundamentar a concepção do PIMI (Projecto Interdisciplinar/Metodologias integradas), apresenta-se um conjunto de intervenções elaboradas em equipes de 2 a 3 professores da ESELx referentes a projectos realizados nos jardins de infância cooperantes da prática pedagógica ao longo do ano lectivo de 2008/09. Com estas breves apresentações pretende-se cruzar a visão inter/multidisciplinar inerente ao trabalho de projecto com crianças (Katz e Chard, 2009) com os saberes e reflexões específicos das diferentes metodologias relativas às áreas de conteúdo tal como estão expressas nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (1997/2002). Apresentam-se reflexões a duas ou três mãos sobre projectos específicos que conduzem a uma visão crítica sobre como se constrói a transversalidade e a especificidade no currículo, isto é, como se constrói o conhecimento (Roldão, 2004). Finalmente, apontam-se alguns dados avaliativos do processo e tecem-se desafios finais e implicações para a supervisão da prática profissional do 2º ciclo de formação (Bolonha), à luz do Decreto-Lei nº 47 /2007 de 22 de Fevereiro. O Projecto Interdisciplinar/Metodologias Integradas (PIMI) dos cursos de Formação Inicial de Educadores de Infância da ESELx, na sua concepção original, terminará no ano lectivo de 2009/2010.
  • TempuSpacium Didática das Ciências Sociais - Estudos I
    Publication . G Dias, Alfredo; Rodrigues, Ana Isabel; Moreira, Ana Rita; Soledade, Cláudia; Cruz, Cristina; Sacramento, Cristina; Silva, Filipa Cruz da; Cruz, Joana Arez da; Rocha, Joana; Hortas, Maria João; Ferreira, Nuno Martins
    A educação para os media é, em geral, entendida enquanto etapa e meio para a educação para a cidadania. Nas suas diversas formas, os media, estão presentes, desde bem cedo, na vida das pessoas e, por isso, são determinantes na formação de cidadãos. No entanto, o efeito dos media é qualitativamente muito diferente em função dos grupos sociais e das desiguais capacidades dos recetores e utilizadores para aceder e fazer escolhas face ao enorme acervo de informação e de ofertas disponíveis através dos referidos media. Estas evidências acentuam a necessidade de a escola reforçar, criativa e permanentemente, o seu papel de facilitador na utilização das imensas possibilidades oferecidas pelos media, promovendo uma educação para escolhas valorativamente ponderadas face aos seus conteúdos. Não parece que tal esteja a acontecer de modo significativo.
  • Trabalho por projectos na educação de infância: mapear aprendizagens, integrar metodologias
    Publication . Vasconcelos, Teresa; Rocha, Carla; Loureiro, Cristina; Castro, Joana de; Menau, João; Ramos, Mercês; Ferreira, Nuno Martins; Melo, Nuno; Sousa, Otília; Hortas, Maria João; Ferreira Rodrigues, Paulo; Mil-Homens, Purificação; Fernandes, Sandra Rosado; Alves, Susana
    O objectivo deste trabalho é demonstrar a importância da introdução da metodologia de trabalho de projecto desde os primeiros anos, como forma de promover propostas de qualidade para a educação de infância. Em “pano de fundo” o presente trabalho é ilustrativo, também, da aplicação da metodologia de trabalho de projecto entre formadores de formadores, com sensibilidades e competências diversificadas que, ao longo dos 1 últimos anos, têm vindo a “colocar andaimes” através de projectos realizados no âmbito da prática profissional supervisionada no contexto de uma instituição de formação de professores e educadores
  • Projeto: “Olha um trator!”
    Publication . Hortas, Maria João; Ferreira, Nuno Martins; Menau, João; Alves, Susana; Costa, Lurdes; Serrão, Marta
    Descobrir o meio significa ter oportunidade de o observar, de o sentir, de o viver, de o experienciar, em suma, de interagir com ele. As crianças pequenas, quando estimuladas a descobrir o meio que as rodeia, desenvolvem um conjunto de competências que lhes permite a construção de imagens sobre o mundo nas suas múltiplas dimensões. O projeto que apresentamos surgiu de um percurso rotineiro pela área envolvente ao Jardim de Infância. Tem a particularidade de se desenvolver em meio rural, num contexto facilitador de experiências vivas e plenas de significado para as crianças. Percorrendo de forma integrada diferentes áreas de conteúdo, mas privilegiando o Conhecimento do Mundo, a Expressão Dramática e o Desenvolvimento Pessoal e Social, este projeto, centrado na descoberta do trator agrícola, procura no meio e na comunidade envolvente os recursos que o fazem crescer e que o tornam tão significativo para as crianças que nele se envolvem: os espaços, onde se constrói e partilha o conhecimento; os profissionais, a quem se colocam todas as questões e onde se procura ajuda para a realização das tarefas mais difíceis; as famílias, com quem se vive diariamente todo o processo.
  • TempuSpacium - Didática das Ciências Sociais, Estudos II
    Publication . G Dias, Alfredo; Hortas, Maria João; Ferreira, Nuno Martins; Cabanillas, Francisco Javier Jaraíz
    "Este é o segundo volume produzido no âmbito do projeto TempuSpacium – Didática das Ciências Sociais, que, não obstante todas as dificuldades que resultaram da interrupção dos apoios financeiros e da situação pandémica que o país vive, continuou o seu trabalho centrado na produção de conhecimento em torno, particularmente, da questão de como ensinar a ensinar História e Geografia. Damos continuidade ao nosso propósito de envolver alguns dos nossos estudantes na investigação que realizamos no campo da didática das Ciências Sociais. Aliás, eles são os principais protagonistas dos textos que aqui se apresentam, não só pela sua autoria, mas principalmente porque os estudos realizados emergem dos projetos de Intervenção Educativa que realizaram, no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). No entanto, quisemos dar um passo mais longo, convidando colegas espanhóis que, connosco, têm vindo a trabalhar em diferentes momentos e contextos. Francisco Jaraíz Cabanillas, da Universidade da Estremadura – Cárceres é também autor e coordenador deste segundo volume de textos que, deste modo, integra experiências diferentes que nos ajudam a ampliar o nosso olhar sobre a Didática das Ciências Sociais."
  • Introdução
    Publication . G Dias, Alfredo; Hortas, Maria João; Ferreira, Nuno Martins
    A edição deste volume insere-se num projeto de investigação mais vasto que se encontra a ser desenvolvido por um grupo de professores que integram o domínio das Ciências Sociais do Departamento das Ciências Humanas e Sociais da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx). Trata-se do projeto TempuSpacium – Didática das Ciências Sociais, cuja intenção se define pela necessidade de afirmar o campo das Ciências Sociais e, em particular, da História e da Geografia, enquanto componentes estruturantes da formação inicial de educadores de infância e de professores do Ensino Básico.