Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Projeto: “Olha um trator!”

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
69-135-1-SM.pdf1014.49 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Descobrir o meio significa ter oportunidade de o observar, de o sentir, de o viver, de o experienciar, em suma, de interagir com ele. As crianças pequenas, quando estimuladas a descobrir o meio que as rodeia, desenvolvem um conjunto de competências que lhes permite a construção de imagens sobre o mundo nas suas múltiplas dimensões. O projeto que apresentamos surgiu de um percurso rotineiro pela área envolvente ao Jardim de Infância. Tem a particularidade de se desenvolver em meio rural, num contexto facilitador de experiências vivas e plenas de significado para as crianças. Percorrendo de forma integrada diferentes áreas de conteúdo, mas privilegiando o Conhecimento do Mundo, a Expressão Dramática e o Desenvolvimento Pessoal e Social, este projeto, centrado na descoberta do trator agrícola, procura no meio e na comunidade envolvente os recursos que o fazem crescer e que o tornam tão significativo para as crianças que nele se envolvem: os espaços, onde se constrói e partilha o conhecimento; os profissionais, a quem se colocam todas as questões e onde se procura ajuda para a realização das tarefas mais difíceis; as famílias, com quem se vive diariamente todo o processo.
Abstract: Discovering the environment means the opportunity to observe it, to feel it, to live it and to experience it, in a word, to interact with it. Young children, when encouraged to discover the environment that surrounds them, develop a set of skills which allows them to construct images of the world in all its multiple dimensions. The project we present here arose from an ordinary tour of the surroundings of a kindergarten. It is unusual in that it took place in a rural setting, a context providing real and meaningful experiences for the children. Integrating a variety of content areas, but concentrating on Knowledge of the World, Dramatic Expression and Personal and Social Development, the project focused on the invention of the farm tractor, seeking within the environment and the community the resources that contribute to its growth and that make it so important to the children who live there: the spaces in which knowledge is constructed and shared; the professionals to whom we turn for guidance with the performance of the most difficult tasks; the families who are involved daily in the whole process.
Résumé: Découvrir son environnement signifie avoir l’occasion de l’observer, de le sentir, de le vivre, en somme, d’interagir avec lui. Les jeunes enfants, quand ils sont stimulés pour découvrir leur environnement, développent un ensemble de compétences qui leur permet la construction d’images du monde dans ses multiples dimensions. Le projet que nous présentons a surgi d’un parcours routinier dans la zone environnante du jardin d’enfants. Il a la particularité d’avoir été développé dans un milieu rural, dans un contexte facilitateur d’expériences vivantes et pleines de sens pour les enfants. Parcourant de manière intégrée différents champs disciplinaires, mais privilégiant la Connaissance du Monde, l’Expression Dramatique et le Développement Personnel et Social, ce projet, centré sur la découverte du tracteur agricole, recherche dans son environnement et dans la communauté qui l’entoure les recours qui le font grandir et qui le rendent aussi significatif pour les enfants qui s’y engagent : les espaces, où se construit et se partage la connaissance ; les professionnels, à qui l’on pose toutes les questions et auprès desquels on cherche de l’aide pour la réalisation des tâches les plus difficiles ; les familles, avec lesquelles on vit quotidiennement tout le processus.

Description

Keywords

Criança Jardim de infância Expressão dramática

Citation

Hortas, M. J.; Ferreira, N. ; Menau, J. ; Alves, S.; Costa, L. e Serrão, M . (2011). ‘Olha um trator!’. Da Investigação às Práticas, I (3), 44-61.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais

Collections

CC License