Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 10 of 48
  • Alterações morfométricas na retina, coroide e nervo ótico após infeção por SARS-CoV-2
    Publication . Lino, Pedro; Camacho, Pedro; Mendonça, Paula; Silva, Carina; Cunha, João Paulo; Barroqueiro, Olga; Condado, P.; Nicho, I.; Carmo, R.; Castelhano, M.; Carvalho, F.; Almeida, J. C.; Prieto, I.; Poças, Ilda Maria
    O novo coronavírus responsável pela síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV- 2) surgiu associado à pandemia por COVID-19. A enzima conversora da angiotensina 2 (ACE-2), com aparente importância na COVID-19, pela interação com as proteínas na superfície do vírus, tem expressão em vários tecidos oculares e várias alterações como conjuntivite, uveíte, vasculite e neurite foram descritas inicialmente em modelos animais. Em estudos mais recentes, embora na maioria em doentes COVID-19 moderados/grave, tem sido descrito o comprometimento da superfície ocular anterior e do polo posterior reforçando a ideia de neurotropismo (pela facilidade de envolvimento do sistema nervoso central) que classicamente é descrito em outros coronavirus. Algumas alterações do polo posterior incluem o compromisso vascular/ isquémico tornando relevante também a observação da coroide. A SARS-CoV-2 tem sido associada à diminuição das camadas internas da retina e à presença de lesões hiperrefletivas, micro-hemorragias e manchas algodonosas. No entanto, o envolvimento da retina e a coróide em doentes previamente infetados com COVID-19 ainda não é totalmente compreendido. De forma a clarificar o envolvimento dos fatores de neuro-degeneração e vasculares, descritos em indivíduos recuperados de COVID-19 moderada/grave, é fundamental perceber que alterações existem ao nível da retina interna e da coroide, em indivíduos recuperados de COVID-19 ligeira. Questão de investigação: Existem alterações morfométricas da retina, coroide e nervo ótivo em indivíduos recuperados de COVID-19 ligeira?
  • Corneal tomography in osteogenesis imperfecta
    Publication . Barão, R.; Marques, R. E.; Mano, S. S.; Firmino, Patrícia; Poças, Ilda Maria; Rodrigues, W.; Fonseca, A. C.; Guerra, P.
    Osteogenesis Imperfecta (OI) is a rare genetic disorder with musculoskeletal manifestations and some ocular features, such as the presence of blue sclerae, corneal thinning, altered corneal biomechanics, and rare reports of keratoconus (KC). Corneal tomography is essential for KC screening and a BAD_D score over 1,6 and 2,6 is highly sensitive and specific for the detection of subclinical KC and keratoconic corneas, respectively. This study aims to explore the corneal tomographic characteristics of OI patients.
  • Perceptions of online teaching in the academic community at a higher education health institution
    Publication . Poças, Ilda Maria; Grilo, Ana; Silva, Carina; Homem, Ana; Rodrigues, Carolina; Francisco, Inês; Nogueira, Patrícia
    Purpose: Faced with the COVID-19 pandemic situation, higher education institutions needed to adapt, moving from face-to-face teaching to distance learning online. The aim is to analyze the perception of the academic community in a higher education health institution (students' and lecturers' perception; and lecturers' perception of students) in the face of transition, emotional states, and visual changes.
  • Ocular repercussions in COVID-19 patients: structural changes of the retina and choroid
    Publication . Poças, Ilda Maria; Cunha, João Paulo; Camacho, Pedro; Silva, Carina; Ribeiro, Edna; Brito, Miguel; Mendonça, Paula; Barroqueiro, Olga; Lino, Pedro Miguel; Condado, Patrícia; Nicho, Inês; Carmo, Rita; Castelhano, Mariana; Carvalho, Francisca; Almeida, Júlio Costa; Prieto, Isabel
    Purpose: In March 2022, after 1 year of the emergence of the pandemic by Covid-10 in Portugal, 3413013 positive cases were recorded. The eye can be not only the gateway for coronaviruses (CoV) but also one of their target organs. Conjunctivitis, uveitis, vasculitis, retinitis, and optic neuritis have been documented in animal models. Although most studies focus on respiratory tract involvement, ocular surface involvement such as tears are also reported in other CoVs and their relationship should be valued and studied as a form of treatment, contagion, and transmission. Also, the neurotropism of CoVs, not only through hematogenous dissemination but also through the retrograde neuronal route, associated or not with vascular/ischemic compromise of COVID-19 and its brain sequela may justify the use of non-invasive methodologies to characterize the retina and choroid of patients infected with COVID-19. The possible neurodegeneration associated with the coronavirus will be important to assess the thickness of the innermost layers of the upper hemiretin, with involvement described in other neurodegenerative diseases.
  • População residente de um hospital psiquiátrico: que saúde visual?
    Publication . Poças, Ilda Maria; Ferreira, Andreia F. T.; Lourenço, Maria João A.; Vasco, Helena; Abrantes, Inês; Mendes, Paula; Araújo, Marta
    Introdução - Numa tentativa pioneira em Portugal de avaliar o estado da visão dos pacientes residentes de um Hospital Psiquiátrico, foi nosso objectivo identificar alterações visuais existentes nesta população, passíveis de comprometer o funcionamento do sistema visual e com repercussões negativas nas actividades da vida diária; caracterizar e corrigir ametropias; relacionar as patologias encontradas com a medicação e seleccionar! encaminhar os utentes para consulta de oftalmologia. Métodos - Foram examinados 254 pacientes residentes num Hospital Psiquiátrico de Lisboa, com idade compreendida entre os 25 e os 92 anos de idade, com diagnóstico no âmbito da saúde mental, capacidade de deslocação e alguma autonomia. Na recolha de dados foi utilizado o protocolo de observação do rastreio visual, tendo sido avaliados os seguintes parâmetros: Acuidade visual, Estudo refractivo; Função sensório-motora; Visão cromática; Segmento anterior; Tensão ocular. O rastreio foi composto por duas fases: uma primeira fase para identificação das alterações visuais, com 254 residentes e uma segunda fase, com 100 residentes, para correcção das ametropias diagnosticadas e prescrição óptica. Os resultados foram sujeitos a uma análise estatística descritiva e inferencial através do programa SPSS. Resultados - A maioria dos pacientes era do sexo masculino (64,2%), internados principalmente por esquizofrenia (47,24%) e medicados com antipsicóticos (82,8%) mas tomando também anti-parkinsónicos (62,3%) e ansiolíticos (52,4%). Apenas 20,87% da amostra tinha feito anteriormente um exame visual. Além de 33,86% de cataratas, em que 27,4% representam residentes entre os 20 e os 50 anos, encontraram-se acuidades visuais baixas. Para longe, 51% dos indivíduos apresentavam acuidade visual no intervalo entre contar dedos e os 6/10. No que concerne à acuidade visual para perto, os resultados obtidos demonstram que a maioria da população apresenta também baixa acuidade visual, entre os 1/10 e os 3/10, tanto para olho direito (25,59%), como para o olho esquerdo (26,38%). É de referir que esta baixa acuidade visual atinge um total de 27 indivíduos no intervalo dos 40 aos 59 anos. Foi ainda identificado um número expressivo de exoforias para perto (38,58%) e 7,15% de neuropatias glaucomatosas. Do estudo refractivo (2. Fase do rastreio visual), resultou a prescrição de 75 óculos, o que levou a uma melhoria significativa da acuidade visual, principalmente para perto: 50% da amostra que apresentava acuidade visual, no intervalo de percepção luminosa aos 6/10, passou a 3%, após correcção refractiva. No decurso do rastreio 5 residentes foram encaminhadas para o serviço de urgência por neuropatia glaucomatosa e melanoma da coróide. Apenas 5,5% teve alta e os restantes foram encaminhados para consulta de oftalmologia (34% com prioridade). Conclusões - Este rastreio permitiu além da correcção das ametropias diagnosticadas, encaminhar, os residentes com alterações visuais, para tratamento, possibilitando assim, que esta população use a sua visão da melhor maneira e potencializando um aumento da qualidade de vida destes pacientes.
  • Determinants influencing distance learning at health technology higher education institutions in Portugal
    Publication . Teresa Ribeiro, Ricardo; Cunha, Gilda; Silva, Carina; Medeiros, Nuno; Viegas, Cláudia; Borges-Ferro, A; Poças, Ilda Maria; Raposo, Hélder António; Eiras, Margarida
    Introducing distance learning within higher education institutions (HEIs) is a key societal issue, especially in the health sector, due to its in vivo learning nature. Public policies play an important role in these digital environments. This study aims to identify the determinants influencing national public policies that foster digital learning transformation in Health HEIs in Portugal. A prospective survey, using the structural analysis of Godet’s method, is conducted, and data are gathered from different health sector stakeholders. Despite the efforts to increase digital literacy and funding for digital learning in HEIs, a weak strategy and implementation of a national plan for distance learning in Health HEIs are still prevalent. The driver to success is grounded on national and international cooperation between health professionals, hospitals, and HEIs through transferability processes of innovative practices.
  • Manifestações oculares na osteogénese imperfecta: características de uma população portuguesa
    Publication . Pereira, Débora; Sá, Mariana de; Monteiro, Patrícia; Firmino, Patrícia; Silva, Paula; Poças, Ilda Maria; Barão, Rafael
    O que é? Doença rara congénita e crónica que afeta o tecido conjuntivo - 0,008% da população mundial é afetada pela patologia. Não havendo dados concretos, estima-se que existam cerca de 660 portadores da doença em Portugal; compreende um grupo clinicamente heterogéneo de distúrbios hereditários, caracterizado por deformidades ósseas e fraturas frequentes; provoca fratura frequente de ossos, e alterações noutras estruturas, nomeadamente no globo ocular. As estruturas oculares na osteogénese imperfecta caracterizam-se essencialmente por: esclera fina e azulada; diminuição da espessura corneana; hemorragias retinianas e descolamentos da retina. Questões de investigação: Quais as manifestações oculares no segmento anterior nos portadores de osteogénese imperfecta? Haverá relação entre o tipo da osteogénese imperfecta e as manifestações oculares?
  • Visual results with the use of prismatic lenses in the treatment of congenital nystagmus: a clinical case
    Publication . Poças, Ilda Maria; Lima, Pedro
    Purpose: It is important to establish a differential diagnosis between the different types of nystagmus, in order to give the appropriate clinical approach to every situation and to improve visual acuity. The nystagmus is normally blocked when the eyes are positioned in a particular way. This makes the child adopt a posture of ocular torticollis that reduces the nistagmiformes movements, improving the vision in this position. A way to promote the blocking of the nystagmic movements is by using prismatic lenses with opposite bases, to block or minimize the oscillatory movements. This results in a vision improvement and it reduces the anomalous head position. There is limited research on the visual results in children with nystagmus after using prisms with opposing bases. Our aim is to describe the impact on the visual acuity (VA ) of theprescription prism lenses in a nystagmus patient starting at 3 months of age. Methods: Case report on thirty month old caucasian male infant, with normal growth and development for their age, with an early onset of horizontal nystagmus at 3 months of age. Ophthalmic examination included slit lamp examination, fundus, refractive study, electrophysiological and magnetic resonance tests, measurement of VA over time with the Teller Acuity Cards (TAC ) in the distance agreed for the age. At age ten months, the mother noted a persistent turn to the right of the child’s head, which became increasingly more severe along the months. There’s no oscillopcia. At 24 months, an atropine refraction showed the following refractive error: 0D.: -1,50, OS: -0,50 and prismatic lens adapting OD 8 Δ nasal base and OE 8 Δ temporal base. Results: Thirty month old child, with adequate development for their age, with onset of idiopatic horizontal nystagmus, at 3 months of age. Normal ocular fundus and magnetic ressoance without alterations, sub-normal results in electrophysiological tests and VA with values below normal for age. At 6 months OD 20/300; OE 20/400; OU 20/300. At 9 months OD 20/250; OE 20/300; OU 20/150 (TAC a 38 cm). At 18 months OD 20/200; OE 20/100; OU 20/80 (TAC at 38 cm), when the head is turned to the right and the eyes in levoversão, the nystagmus decreases in a “neutral” area. At 24 month, with the prismatic glasses, OD 20/200 OE 20/100, OU20/80 (TAC at 54 cm, reference value is 20/30 – 20/100 para OU e 20/40 – 20/100 monocular), there was an increase in the visual acuity. The child did visual stimulation with multimedia devices and using glasses. After adaptation of prisms: at 30 months VA (with Cambridge cards) OD e OE = 6/18. The child improved the VA and reduced the anomalous head position. There is also improvement in mobility and fine motricity. Conclusion: Prisms with opposing bases., were used in the treatment of idiopathic nystagmus. Said prisms were adapted to reduce the skewed position of the head, and to improve VA and binocular function. Monitoring of visual acuity and visual stimulation was done using electronic devices. Following the use of prismatic, the patient improved significantly VA and the anomalous head position was reduced.
  • Ensino presencial versus ensino a distância: perceção dos estudantes de uma escola de saúde
    Publication . Poças, Ilda Maria; Grilo, Ana; Silva, Carina; Homem, Ana Pinto; Gomes, Carina; Rodrigues, Carolina; Francisco, Inês; Silva, Inês; Dração, Mariana; Nogueira, Patrícia
    Introdução – Perante a situação pandémica da COVID-19, com início em 2020, as instituições de ensino superior necessitaram de se adaptar, transitando do ensino presencial para ensino de emergência a distância e, por isso, em formato online. Objetivos – Analisar a perceção dos estudantes de uma escola superior de saúde face à transição de ensino, focando-se principalmente na preferência e satisfação pelo tipo de ensino, nas dificuldades de adaptação, na motivação, nas alterações dos estados emocionais, no desempenho académico, nas competências adquiridas e nas alterações visuais, como a manifestação de sensação de ardor ocular e olho seco, cefaleias e peso ocular. Método – Realizou-se uma investigação descritiva através da aplicação de um questionário online à amostra em estudo. Os dados foram analisados através do SPSS. Resultados – Os resultados obtidos indicaram que, das 517 respostas, 40,4% (n=207) afirmaram preferir o ensino presencial, 43,9% (n=207) afirmaram sentir maiores dificuldades na adaptação ao ensino prático, sendo que 29,3% (n=143) afirmaram estar mais satisfeitos com as aulas teóricas contrariamente às aulas práticas. Conclusão – Os estudantes mostraram-se de uma forma geral insatisfeitos com o ensino à distância, em particular com as aulas práticas, uma vez que se verificou nesta tipologia de ensino uma manifestação negativa na adaptação, nos estados emocionais, na motivação e nas capacidades académicas dos estudantes, bem como uma manifestação positiva no que toca à preferência dos estudantes pelo ensino presencial.
  • Dificuldades de escrita e visão funcional nas crianças do ensino básico: a disortografia e a visão
    Publication . Poças, Ilda Maria; Cardoso, Adriana; Besidovska, Anzhelika; Dantas, Lucimar; Rocha, Marlene; Valimamade, Nilsa; Mourato, Patrícia; Martins, Sara
    A visão é um importante meio de desenvolvimento a nível físico, comportamental e cognitivo logo desde o nascimento. Em idade escolar, a função visual tem uma grande relevância no processo de aprendizagem das crianças, sobretudo na aprendizagem da leitura e da escrita. Vários estudos indicam que crianças com deficiências visuais podem apresentar maior dificuldade de desenvolvimento no processo de aprendizagem mas poucos estudos relacionam a dificuldade da escrita com anomalias da visão. Sabendo que a visão é uma importante fonte de informação e de aprendizagem, sendo que 80% do conhecimento é captado pelos olhos e sabendo que a sintomatologia provocada por distúrbios da função visual pode influenciar negativamente a performance escolar, colocam-se as seguintes questões: 1) Será que anomalias da função visual contribuem para uma maior dificuldade no desempenho da escrita? 2) Será que a diminuição de uma função visual como a acuidade visual, a convergência, a acomodação, a estereopsia, ou o desequilíbrio oculomotor e os erros refrativos ao causar uma deficiente visão funcional, contribuem para a existência de uma maior disortografia?