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- Cartographies: artistic practices, school and communitiesPublication . Pereira, Teresa Matos; Antunes, Sandra Sofia Pereira; Matos, Joana GaudĂȘncio; SĂĄ, KĂĄtiaThis communication presents the results of a work project carried out with students from higher, basic and secondary education, in close collaboration and as part of the research project - IMAGO MUNDI. In this scope, our project proposal was to develop arts practice based research processes, within the field of the visual arts, assuming as key concepts the ones of cartography and psychogeography. Departing from the mentioned concepts and aiming to address the links between school, artistic practices and community, a set of activities (as school subject or extracurricular in nature) were designed and carried out. Our aim was the development of creative processes, which, by means of arts practice-based research with and within the community, were able to assume the territory as its locus. Thus, enabling the construction of visions of the world from the experience (be it perceptive/sensory, social, cultural, emotionalâŠ) of the territory.
- A escola em desmaterialização: um tributo a Lourdes Castro (1930-2022)Publication . Ferreira, Joana Vaz; Matos, Joana; Antunes, Sandra Sofia PereiraVersa o presente artigo sobre princĂpios, processos e prĂĄticas em educação artĂstica, desenvolvidos com os estudantes do 1Âș ano de Licenciatura em Educação BĂĄsica. Regressados de uma experiĂȘncia de escola em desmaterialização, propusemos caminhos trilhados por Lourdes Castro como indutor. Pareceu-nos entĂŁo um referente significativo, marcando o recomeço da atividade letiva em modo presencial, pela multiplicidade de processos empregues pela artista para o repensar a realidade â revisitamos agora o trabalho desenvolvido pelos estudantes, como tributo Ă visĂŁo de sentido transformador que Ă© legado de Lourdes Castro. Metodologicamente assumimos a importĂąncia da experimentação de processos artĂsticos na formação do futuro educador e o confronto com problemĂĄticas de Ăndole artĂstica num processo de Arts Based Educational Research. Considerando, alĂ©m da produção, a prĂĄtica artĂstica como processo de problematização, observĂĄ-la-emos estruturante da construção do pensamento, declarando assim os processos criativos como recursos investigativos e de descoberta. Desta forma, propomos como referente a obra de Lourdes Castro, pela variedade de abordagens e prĂĄticas, com o intuito de fazer compreender alguns processos criativos e artĂsticos como investigativos. Com base nos conteĂșdos e exemplos abordados em aula, os estudantes desenvolveram estudos exploratĂłrios que resultaram em projeto experimental para o amadurecimento de competĂȘncias criativas, esperando-se uma ação transformadora das consciĂȘncias e das prĂĄticas.
- Educação ArtĂstica: processos e desafios de cidadaniaPublication . Antunes, Sandra Sofia Pereira; Ferreira, Joana; Matos, JoanaO presente artigo incide sobre princĂpios, processos e prĂĄticas de educação artĂstica e estĂ©tica, desenvolvidos na Unidade Curricular (UC) de Artes PlĂĄsticas II, do 2Âș ano da Licenciatura em Educação BĂĄsica, na Escola Superior de Educação do PolitĂ©cnico de Lisboa. Na formação de agentes capacitados para a intervenção em Ăąmbitos da ação educativa, em contextos formais e nĂŁo formais, despertar o futuro agente educativo para o potencial transformador da educação artĂstica e estĂ©tica (seja este em termos culturais, sociais, ambientais...), tem-se constituĂdo como um objetivo do grupo interdisciplinar de docentes (das ciĂȘncias da arte, da educação artĂstica, do design e das ciĂȘncias da educação) responsĂĄveis pela UC. Neste sentido, fazer compreender processos criativos e artĂsticos como processos investigativos e a suas prĂĄticas como socialmente construĂdas, integradoras e transformadoras do indivĂduo e consequentemente do tecido social, interrelacionando a escola, a sociedade e a arte, tem sido nossa preocupação recorrente.
- Artes visuais: cenĂĄrios de ensino-aprendizagem em tempos de pandemiaPublication . Pereira, Teresa Matos; Antunes, Sandra Sofia Pereira; SĂĄ, KĂĄtia; Matos, JoanaEste capĂtulo procura refletir acerca dos processos de trabalho desenvolvidos no Ăąmbito do ensino das Artes Visuais, assumindo como cenĂĄrios de fundo as Unidades Curriculares (UC) semestrais de Oficina de Artes, Tecnologias e MultimĂ©dia II e Arte TĂȘxtil da Licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias (AVT) e a UC de Artes PlĂĄsticas I da Licenciatura em Educação BĂĄsica (LEB), da Escola Superior de Educação de Lisboa. Considerando estratĂ©gias, metodologias e resultados obtidos, testemunham-se formas de adaptação do processo de ensino-aprendizagem ao modelo remoto de emergĂȘncia, atendendo a contingĂȘncias e potencialidades, com base na experiĂȘncia de professores e estudantes. Apresentam-se, igualmente, resultados desses processos de ensino-aprendizagem, procurando nunca perder de vista: nem as especificidades das prĂĄticas artĂsticas visadas, baseadas numa articulação indissociĂĄvel entre pensar/fazer, conceptualizar/concretizar; nem a garantia da qualidade dos processos criativos e dos objetos de arte daĂ resultantes.
- Mapear memĂłrias: entrelaçando escola, comunidade e artes visuaisPublication . Pereira, Teresa Matos; Antunes, Sandra Sofia Pereira; SĂĄ, KĂĄtia; Matos, Joana; Ferreira, Joana VazA presente comunicação incide sobre os processos de trabalho e os resultados de uma intervenção artĂstica desenvolvida para e com a comunidade, inserida no Ăąmbito do projeto IMAGO MUNDI - Cartografias, prĂĄticas artĂsticas, comunidade e representaçÔes do territĂłrio (refÂȘ IPL/2022/IMAGOMUNDI_ESELx). Considerando a intencionalidade de desenvolver processos de natureza participativa e colaborativa, envolvendo estudantes, professores e a comunidade, foi delineado o projeto IMAGO MUNDI. Este projeto, concebido e desenvolvido junto da comunidade de Santiago do CacĂ©m, entre janeiro e julho de 2023, assumiu a memĂłria do territĂłrio e do quotidiano locais como enquadramento gera. Congregou cerca de 418 participantes, entre os quais se contam estudantes e professores da Escola SecundĂĄria Manuel da Fonseca (ESMF), comerciantes e lojistas da cidade, bem como estudantes e professoras da licenciatura de Artes Visuais e Tecnologias da Escola Superior de Educação do PolitĂ©cnico de Lisboa (ESELx/PL). Partindo dos conceitos de cartografia e psicogeografia e visando abordar as ligaçÔes entre a escola, as prĂĄticas artĂsticas e a comunidade, foram desenvolvidos processos criativos que, atravĂ©s de uma investigação baseada na prĂĄtica artĂstica com e na comunidade, assumiram o territĂłrio como o seu locus, prefigurando assim a construção de visĂ”es do mundo a partir da experiĂȘncia (seja ela perceptiva/sensorial, social, cultural, emocional...) do territĂłrio. O processo de trabalho desenvolvido emergiu de uma proposta da autarquia local (CĂąmara Municipal) ao grupo de investigação do projeto, para a realização de intervençÔes artĂsticas em espaço pĂșblico, numa ligação com o comĂ©rcio local. Foi assim concebida a proposta para a realização de um projeto artĂstico intitulado LIGAĂĂES: Lojas & Lojistas, que pretendemos capaz de envolver a comunidade educativa e os comerciantes, tendo em vista o desenvolvimento de processos criativos de natureza colaborativa e participativa. Deste modo, atravĂ©s das prĂĄticas artĂsticas em artes visuais, pretendeu indagar-se aspetos simbĂłlicos, culturais, emocionais e/ou sociais, associados Ă s vivĂȘncias no territĂłrio. Para tal foi desenvolvido e impulsionado trabalho de campo, no sentido da recolha de objetos, imagens e narrativas acerca da memĂłria e da experiĂȘncia dos lugares.
- Dialogues in space-time: at the crossroads between arts education and cultural citizenshipPublication . Pereira, Teresa; Antunes, Sandra Sofia Pereira; Matos, Joana; Ferreira, Joana CorreiaIntroduction: This article focuses on a teaching-learning process developed within the context of initial training for teachers and educators, involving practices in the visual arts. Methodology: A qualitative study was conducted, considering the generation of data from artistic-pedagogical practices and its respective content analysis. Results: Creative processes and resulting materials were analyzed, including photographic series, mind maps and visual essays, as well as the students' critical reflections recorded in their learning portfolios. Discussions: The simultaneous visual and discursive dimensions of the produced materials, as well as the gathered reflections, allowed us access to a set of meanings attributed to the carried-out processes, which encompassed areas such as technical knowledge, creativity, communication, interpersonal relationships and a sense of professionalship. Conclusions: The articulation of the aforementioned domains, in the context of integrated arts education into teacher training, allowed us to observe the impasses, potentialities and, above all, the urgency for education professionals to assume a lively stance in face of a context of uncertainty and rapid social and cultural change. This requires a critical view of realities and truths, an ability to co-create healthy learning environments that promote inclusion and equity, freedom of choice, and creativity in its broadest sense.
- Um projeto de jogo didĂĄtico-pedagĂłgico: interdisciplinaridade e patrimĂłnio local/globalPublication . Ferreira, Joana Correia; Matos, Joana GaudĂȘncio; Antunes, Sandra Sofia PereiraA presente comunicação incide sobre prĂĄticas de educação artĂstica e estĂ©tica, desenvolvidas na Unidade Curricular (UC) de Artes PlĂĄsticas II, do 2Âș ano da Licenciatura em Educação BĂĄsica, na Escola Superior de Educação do PolitĂ©cnico de Lisboa.