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- As potencialidades da imagem como recurso didático no desenvolvimento de alunos histórica e geograficamente competentesPublication . Neves, Joana; G Dias, AlfredoO presente estudo foi concretizado em dois contextos socioeducativos distintos, no ano letivo 2015/2016, em duas turmas do 5.º e 3.º anos de escolaridade. Sem perder de vista as características dos alunos de ambos os contextos, foi possível definir uma problemática comum que orientou o estudo, a qual se centra na utilização da imagem enquanto recurso didático no desenvolvimento de alunos histórica e geograficamente competentes. O objetivo do estudo passou pela compreensão das potencialidades das imagens e pela forma como estas possibilitam a promoção de aprendizagens no âmbito da História e Geografia. A metodologia adotada aproxima-se do paradigma da metodologia da investigação-ação e o quadro teórico mobilizado corresponde aos conceitos e conceções que justificam a imagem enquanto recurso didático; que explicitam o que é esperado de um aluno histórica e geograficamente competente e que reconhecem o contributo das imagens para o desenvolvimento dessas competências. Quanto aos resultados obtidos, foi possível identificar três potencialidades na utilização da imagem em processos de ensino e aprendizagem da história e da geografia: (i) motivação dos alunos para as aprendizagens; (ii) desenvolvimento do pensamento crítico; e (iii) descoberta das intencionalidades expressas pelos signos linguísticos e icónicos. Após a análise destes resultados, concluiu-se que as potencialidades associadas à imagem enquanto recurso pedagógico podem dar um relevante contributo para a formação de alunos histórica e geograficamente competentes.
- História e desenvolvimento de competências na Educação Básica. A experiência da ESELxPublication . G Dias, AlfredoNos últimos anos, principalmente com a criação dos mestrados em ensino do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico (CEB), têm vindo a ser aprofundados o estudo e a reflexão em torno da componente de história na formação inicial de professores do ensino básico. Deste trabalho, que se tem desenvolvido no domínio científico das Ciências Sociais (Departamento das Ciências Humanas e Sociais da Escola Superior de Educação de Lisboa), resultaram mudanças relevantes nos planos de estudo da Licenciatura em Educação Básica e do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB, e, ainda, nos conteúdos e metodologias das unidades curriculares. Estas mudanças centram-se na afirmação de uma abordagem pedagógico-didática que parte de uma conceção de educação histórica assente em duas premissas fundamentais: (i) das linhas que hoje orientam a construção do conhecimento histórico emergem as competências a desenvolver na sala de aula do ensino básico; (ii) o processo de ensino e aprendizagem da história deve privilegiar o desenvolvimento de alunos historicamente competentes. Neste sentido, propomo-nos (a) analisar, numa perspetiva epistemológica, o processo de construção da operação histórica; (b) definir as competências essenciais a desenvolver na área disciplinar da história na educação básica; (c) refletir sobre alguns dos resultados que têm sido alcançados na formação da ESELx, a partir das observações da supervisão da prática pedagógica.
- Integração curricular no 1.º CEB – da prática à formaçãoPublication . Campino, Diana Brás; G Dias, AlfredoCom esta comunicação pretende-se apresentar um projeto de investigação-ação desenvolvido no ano letivo de 2016/2017 e que deu origem a uma dissertação do Curso de Mestrado em Didáticas Integradas em Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais e Sociais, com o título Estudo do Meio: A Construção de uma Prática Integradora, cujas provas públicas se realizaram no passado mês julho. O projeto foi implementado numa turma de 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), tendo subjacente duas finalidades: (i) ensaiar a conceção, implementação e avaliação de um projeto de integração curricular no 1.º CEB e (ii) evidenciar as competências que um professor deve mobilizar para promover um projeto desta natureza. Assim, nesta comunicação, serão apresentados (i) os objetivos definidos; (ii) as estratégias adotadas; (iii) a avaliação das aprendizagens; e, (iv) as potencialidades da investigação-ação enquanto processo formativo do professor. O estudo aponta para (i) as potencialidades do Estudo do Meio, enquanto área disciplinar integrada e integradora do currículo do 1.º CEB; (ii) a relevância das práticas de integração curricular, particularmente pelas competências que se desenvolvem nos alunos; (iii) a importância da participação dos alunos, envolvendo-os ativamente na construção das suas aprendizagens; e, (iv) o papel da investigação-ação como metodologia formativa para um professor desenvolver processos de reflexão crítica, tendo em vista introduzir mudanças nas suas práticas.
- Educación para la Ciudadanía Global: formación de profesores en la Escuela Superior de Educación de LisboaPublication . Hortas, Maria João; G Dias, AlfredoA relação entre as orientações para a Educação para a Cidadania Global (ECG) no ensino básico e secundário e os discursos e práticas para uma formação inicial de professores, comprometida com o desenvolvimento de competências de cidadania, é a questão central deste artigo. Os percursos realizados em matéria de ECG no ensino básico e secundário são analisados a partir dos documentos oficiais Referencial de Educação para o Desenvolvimento, Perfil dos Alunos, Competências Essenciais (Cidadania e Desenvolvimento). O lugar da ECG na formação de professores decorre da análise do quadro legislativo da formação pós Bolonha. A operacionalização destas orientações na Escola Superior de Educação (ESELx), em particular, é analisada a partir dos programas e práticas em unidades curriculares em que esta formação está prevista. A análise dos vários documentos produzidos evidencia que é pouco clara a conceção de uma cidadania enquanto praxis, isto é, enquanto ação que resulta de uma reflexão e análise críticas, direcionadas para processos de transformação da realidade em que se vive, considerada na sua dimensão multiescalar. O grande desafio reside na construção de um espaço de aprendizagem democrática, envolvendo toda a escola, numa perspetiva de ensinar e aprender, vivendo a democracia. Cada instituição de formação tem de partir da sua realidade e construir um caminho que afirme ou consolide a dimensão da ECG nos seus planos de estudo. No caso da ESELx, desenham-se algumas linhas de trabalho no sentido de reforçar a formação em ECG nos mestrados profissionalizantes. Os pressupostos para este desenho curricular definem-se na reflexão final que encerra este artigo.
- Desenvolver competências de recolha e tratamento da informação na aprendizagem da História e Geografia no 1.º e 2.º CEBPublication . Sacramento, Cristina; G Dias, AlfredoA recolha e o tratamento da informação são competências transversais à História e à Geografia que importa desenvolver nos alunos do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Como tal, o estudo apresentado neste artigo, realizado em dois contextos educativos no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), teve como finalidade verificar de que modo as metodologias investigativas podem contribuir para o desenvolvimento de competências de recolha e tratamento da informação na aprendizagem da História e da Geografia no 1.º e no 2.º CEB. As decisões metodológicas tomadas no decorrer deste estudo dizem respeito a uma aproximação ao paradigma da metodologia da investigação-ação, tendo sido realizada, também, uma revisão da literatura de modo a tornar possível definir o conteúdo a dar à noção de “metodologias investigativas”. Os resultados deste estudo possibilitaram concluir que em ambos os contextos educativos os alunos desenvolveram competências de recolha e tratamento da informação na aprendizagem da História e da Geografia. No entanto, é de referir que, no contexto do 1.º CEB, os alunos revelaram ter igualmente capacidade de recolher e tratar a informação, enquanto, no 2.º CEB, mostraram maiores dificuldades no tratamento da informação.
- Educação para a cidadania em PortugalPublication . G Dias, Alfredo; Hortas, Maria JoãoA Educação para a Cidadania em Portugal ganha um novo dinamismo e assume uma nova perspectiva com a publicação da Estratégia Nacional da Educação para o Desenvolvimento (2010-2015) e dos documentos de orientação curricular, que reforçam uma abordagem à Educação para a Cidadania Global sustentada no desenvolvimento de competências (2017-2019). É sobre este percurso de uma década que se foca o presente artigo, objetivando compreender os princípios orientadores e finalidades do referencial da Educação para o Desenvolvimento e discutir, numa perspectiva crítica, as potencialidades e limitações dos documentos que operacionalizam a Educação para a Cidadania Global nos currículos em Portugal. A análise, sustentada nos documentos oficiais, reconhece o esforço para colocar na agenda das políticas educativas uma dimensão objetiva de formação cidadã. Contudo, identificam-se algumas contradições que poderão dificultar um desenho curricular comprometido com o desenvolvimento de competências cidadãs numa perspectiva de Cidadania Global.
- Estudo do meio e práticas de integração curricular no 1.º CEBPublication . Campino, Diana; G Dias, AlfredoCom este artigo pretende-se apresentar um projeto de investigação- ação desenvolvido no ano letivo de 2016/2017 e que deu origem a uma dissertação do Curso de Mestrado em Didáticas Integradas em Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais e Sociais, com o título Estudo do Meio: a construção de uma prática integradora. O projeto foi implementado numa turma de 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), tendo subjacente duas finalidades: (i) ensaiar a conceção, implementação e avaliação de um projeto de integração curricular no 1.º CEB; e, (ii) evidenciar as competências que um professor deve mobilizar para promover um projeto desta natureza. Assim, neste texto, serão apresentados (i) os objetivos definidos; (ii) as estratégias adotadas; (iii) a avaliação das aprendizagens; e, (iv) as potencialidades da investigação-ação enquanto processo formativo do professor. O estudo aponta para (i) as potencialidades do Estudo do Meio, enquanto área disciplinar integrada e integradora do currículo do 1.º CEB; (ii) a relevância das práticas de integração curricular, particularmente pelas competências que se desenvolvem nos alunos; (iii) a importância da participação dos alunos, envolvendo-os ativamente na construção das suas aprendizagens; e, (iv) o papel da investigação-ação como metodologia formativa para um professor desenvolver processos de reflexão crítica, tendo em vista introduzir mudanças nas suas práticas.