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- Influência do marketing de conteúdo no comportamento do consumidor: análise do engagement nas redes sociaisPublication . Dias, Jaqueline Márcia Silva; Miranda, SandraA conexão permanente, na qual se encontra a sociedade, cria um complexo panorama de actuação para as empresas, que necessitam de recorrer a estratégiasdiferenciadas para suscitar um comportamento mais favorável por parte dosconsumidores. Deste modo,o presente artigo apresenta como questão central uma investigação que objectiva apontar de que modoo Marketing de Conteúdo,desenvolvidonas Redes Sociais, pode desencadear atitudespositivasque levemao engagementdos clientes.Por meio da Análise de Conteúdo dapágina deFacebookda Dove Portugalbusca-se esclarecer os factores influenciadores.
- O papel dos influenciadores digitais no processo de intenção de compraPublication . Aranha, Eduardo; Miranda, SandraA Web 2.0 alterou o paradigma da comunicação das marcas: por intermédio dos desenvolvimentos da Internet e das redes sociais, o consumidor assumiu o nível de Prosumer, capaz de produzir conteúdo sobre as marcas que consome e de disseminar Word-of-Mouth com mais facilidade e eficácia. No entanto, determinados utilizadores – frequentemente designados como Influenciadores - conseguem reunir amplas audiências compostas por outros indivíduos predispostos a consumir os seus conteúdos e que se deixam influenciar, seja através dos seus comportamentos ou até mesmo intenção de compra. Neste seguimento, o trabalho de investigação propõe-se a identificar o impacto que a comunicação de influenciadores exerce sobre a intenção de compra dos seus seguidores, baseando-se no método dedutivo através de análise qualitativa de dados recolhidos durante entrevistas de focus group. Entre as principais conclusões alcançadas com este trabalho, verificou-se que a influência sobre a intenção de compra é notada pelos seguidores em três níveis: despertar da necessidade de compra, quando o seguidor assume interesse por um produto/serviço, desencadeando o processo de tomada de decisão de compra; o conhecimento de marca, quando a informação disponibilizada pelo influenciador contribui para o conhecimento que um determinado indivíduo tem sobre determinada marca e a sua oferta; e influência inconsciente, quando o seguidor admite a possibilidade de que a informação publicada por influenciadores condicione a sua intenção de compra, ainda que não esteja ciente de tal efeito.
- Compreender o marketing desportivo, pode amar-se uma marca? - Uma análise à campanha "Eu sou Sporting!"Publication . David, Alexandra; Miranda, Sandra; Gouveia, Célia; Di Fátima, BrancoOs Clubes Desportivos têm vindo a desenvolver uma relação de proximidade com a sua comunidade, acompanhando a evolução estratégica das organizações e as tendências do Marketing. Existe uma preocupação evidente, por parte das Marcas Desportivas (clubes desportivos), em comunicar de forma mais assertiva e em levar para mais perto de si os seus fãs. Estas medidas, visam aliciar os fãs a experiências diferentes e inovadoras, sobretudo através do Marketing Experiencial, que é uma ferramenta extremamente importante na consolidação da relação da marca desportiva com os fãs. Neste sentido, o objetivo da nossa comunicação assenta na análise de uma campanha de marketing lançada pelo Sporting Clube de Portugal (SCP), um clube desportivo de Lisboa – Portugal, e difundida nos canais digitais do Clube (YouTube, Facebook, Twitter e Instagram). Com o título o “O Regresso”, a campanha foi difundida de forma faseada, e incluiu dois vídeos promocionais. Um primeiro vídeo “Eu sou” lançado no dia 02/06/2020 e o segundo, “Eu Sou Sporting… e mais nada” no dia 15/06/2020. Esta campanha teve como motivação reforçar as relações de pertença e de afiliação, num contexto extremamente desafiante, devido às contingências da pandemia, em que os desafios das equipas e as provas dos atletas se deparam com o silêncio dos seus adeptos. Os procedimentos metodológicos combinaram as abordagens qualitativa e quantitativa. Os dados foram recolhidos pelo CDESLab no dia 6 de janeiro de 2021, através dos instrumentos de extração: API (Facebook | YouTube) e manual (Twitter | Instagram). Em ambos os casos, considerou-se o ID dos vídeos “Eu sou” e “Eu Sou Sporting… e mais nada”, publicados pelas contas oficiais do Sporting Clube de Portugal. Para extrair os comentários, foram utilizados recursos das ferramentas Facepager e YouTube Data Tools. Nesse caso, o tratamento de dados contou com as ferramentas do Voyant Tools, para a frequência de queries e a nuvem de palavras, a partir do total de comentários aos vídeos. Os resultados vão no sentido de reconhecer o potencial de envolvimento dos seguidores do SCP na campanha o “O Regresso”. Os vídeos geraram cerca de 400.000 visualizações. No vídeo “Eu sou” o número de visualizações na rede social Facebook foi substancialmente superior a qualquer uma das restantes redes sociais utilizadas (174.800). Observou-se, igualmente, a predominância de visualizações no Facebook do vídeo “Eu Sou Sporting… e mais nada”, com uma larga margem sobre as restantes. No entanto, é de assinalar que o Facebook é a rede social onde o SCP tem mais seguidores. Na dimensão qualitativa foram classificados termos de forma analítica, a partir dos comentários às publicações do clube (Nuvem de Palavras) que, além de ilustrarem a importância do conteúdo, destacam termos que nos levam a afirmar a existência de sentimentos de paixão e o amor à Marca Desportiva. Como considerações finais, argumentamos que as campanhas de marketing desportivo, com recurso a plataformas digitais, mostram que vivemos momentos assentes numa cultura de laços relacionais.
- "Levar a menina": o engagement dos fãs no futebol femininoPublication . Gouveia, Célia; Di Fátima, Branco; Miranda, Sandra; Antunes, Ana CristinaEsta investigação, baseada numa análise comparativa da interação dos fãs nas fanpages do Sport Lisboa Benfica e do Sporting Clube Portugal, durante a “Final da Taça da Liga de Futebol Feminino”, lança a luz sobre como os utilizadores se posicionam no que diz respeito ao engagement no Facebook. São vários os estudos longitudinais que apontam que nos últimos dez anos o desporto no feminino conseguiu mais espaço mediático e as atletas são tratadas com mais respeito. Porém, a prática discursiva de retratar as mulheres atletas como objetos de humor ainda continua a existir. Em Portugal, o futebol feminino conseguiu um aumento de 181% no número de jogadoras inscritas na federação portuguesa nas últimas dez temporadas. Porém, este aumento exponencial ainda não é compatível com a atenção mediática, mesmo sabendo que os fãs de desporto desenvolvem relacionamentos únicos e envolventes com as diversas modalidades do seu clube, tanto offline como online. Neste sentido, o objetivo desta investigação é apurar a taxa de engamement dos fãs através de uma abordagem comparada às fanpages dos clubes no Facebook, deste evento realizado a 17 de março de 2021, e que pôs frente a frente as representantes do futebol no feminino de dois clubes que vivem uma rivalidade histórica. Os procedimentos metodológicos contemplam a extração automatizada de dados via Facebook Graph API, a partir do ID das contas e das publicações. O dataset apresenta os dados de toda a semana do evento, entre 14 e 21 de março de 2021, totalizando 122 publicações e mais de 635 mil reações. A partir desses dados, são analisados de forma quantitativa: i) o envolvimento dos adeptos com as páginas e posts; ii) o fluxo de publicações dos clubes por dia da semana; e iii) o total acumulado de reações (gostos, partilhas, comentários etc). Em ambos os casos, focou-se numa comparação entre a data do evento e o restante da semana. Procedeu-se ainda, de forma qualitativa, à análise dos comentários diretamente associados à Taça da Liga de Futebol Feminino. Nesse caso, o tratamento de dados contou com as ferramentas do Voyant Tools, para a frequência de queries e nuvens de palavras, a partir de 631 comentários de fãs. Os Principais resultados indicam a presença pontual de publicações sobre o evento, com foco na data da final e na preparação das equipas. Os clubes fizeram apenas quatro posts sobre o evento, e a média de reações dos fãs às publicações variou de acordo com o resultado do jogo. O Benfica, vencedor da competição, teve em média mais reações nessas publicações quando comparada com a média do dataset, resultado oposto ao do Sporting. De uma forma geral, os resultados apurados sugerem que o fator determinante para o envolvimento mais acentuado foi o amor à camisola.
- Discurso de ódio, fake news e redes sociais: uma breve introduçãoPublication . Di Fátima, Branco; Miranda, SandraA popularização das tecnologias digitais, como o smartphone, o Wi-Fi e as redes sociais, impulsionou mudanças notáveis na forma como os cidadãos participam da vida pública. Por um lado, deram poder aos atores sociais, que começaram a agir num novo ambiente mediático, com um impacto considerável nas esferas política e económica. Por outro lado, lançaram as bases materiais para a disseminação dos discursos de ódio e de fake news. Esses não são problemas sociais novos, porém, as tecnologias digitais introduziram mudanças substanciais na equação. Este artigo oferece uma breve introdução ao fenómeno.
- O futebol feminino em rede: performance ou amor à camisola?Publication . Gouveia, Célia; Di Fátima, Branco; Miranda, Sandra; Antunes, Ana CristinaEsta investigação, baseada numa análise comparativa da interação dos fãs nas fanpages do Sport Lisboa Benfica e do Sporting Clube Portugal, durante a “Final da Taça da Liga de Futebol Feminino”, lança a luz sobre como os utilizadores se posicionam no que diz respeito ao engagement no Facebook. São vários os estudos longitudinais que apontam que nos últimos dez anos o desporto no feminino conseguiu mais espaço mediático e as atletas são tratadas com mais respeito. Porém, a prática discursiva de retratar as mulheres atletas como objetos de humor ainda continua a existir. Em Portugal, o futebol feminino conseguiu um aumento de 181% no número de jogadoras inscritas na federação portuguesa nas últimas dez temporadas. Porém, este aumento exponencial ainda não é compatível com a atenção mediática, mesmo sabendo que os fãs de desporto desenvolvem relacionamentos únicos e envolventes com as diversas modalidades do seu clube, tanto offline como online. Neste sentido, o objetivo desta investigação é apurar a taxa de engamement dos fãs através de uma abordagem comparada às fanpages dos clubes no Facebook, deste evento realizado a 17 de março de 2021, e que pôs frente a frente as representantes do futebol no feminino de dois clubes que vivem uma rivalidade histórica. Os procedimentos metodológicos contemplam a extração automatizada de dados via Facebook Graph API, a partir do ID das contas e das publicações. O dataset apresenta os dados de toda a semana do evento, entre 14 e 21 de março de 2021, totalizando 122 publicações e mais de 635 mil reações. A partir desses dados, são analisados de forma quantitativa: i) o envolvimento dos adeptos com as páginas e posts; ii) o fluxo de publicações dos clubes por dia da semana; e iii) o total acumulado de reações (gostos, partilhas, comentários etc). Em ambos os casos, focou-se numa comparação entre a data do evento e o restante da semana. Procedeu-se ainda, de forma qualitativa, à análise dos comentários diretamente associados à Taça da Liga de Futebol Feminino. Nesse caso, o tratamento de dados contou com as ferramentas do Voyant Tools, para a frequência de queries e nuvens de palavras, a partir de 631 comentários de fãs. Os Principais resultados indicam a presença pontual de publicações sobre o evento, com foco na data da final e na preparação das equipas. Os clubes fizeram apenas quatro posts sobre o evento, e a média de reações dos fãs às publicações variou de acordo com o resultado do jogo. O Benfica, vencedor da competição, teve em média mais reações nessas publicações quando comparada com a média do dataset, resultado oposto ao do Sporting. De uma forma geral, os resultados apurados sugerem que o fator determinante para o envolvimento mais acentuado foi o amor à camisola.
- The role of social media in the proliferation and promotion of Brand ActivismPublication . Miguel, Alexandra; Miranda, SandraDespite the relevance and actuality of brand activism, there are few theoretical investigations about the origins of this concept, and particularly about the role that social networks played in its proliferation and encouragement. This systematic literature review, based on the most prominent articles published in this field of expertise, investigates and discusses the role of technological advances, and particularly the role of the popularization of the use of social networks, in the proliferation of brand activism worldwide. Likewise, the concept of brand activism as a new trend in strategic communication between brands and stakeholders is explored, giving real examples of brand activism campaigns to present a current picture of the application of this concept, both online and offline.
- Muito além do relvado: futebol, nacionalismo e redes sociaisPublication . Di Fátima, Branco; Gouveia, Célia; Miranda, SandraO artigo analisa as formas como os fãs das seleções de Portugal, Espanha, Marrocos e Irã, o Grupo B do Mundial de Futebol 2018, se envolveram com as suas respectivas páginas oficiais no Facebook e como as páginas se relacionaram com os stakeholders. A estratégia adotada assenta numa abordagem quantitativa aos fluxos de dados produzidos, entre 1 de abril de 2017 e 3 de maio de 2018, pelas fanpages e por seus utilizadores. A amostra é formada por 3,068 publicações e perto de 11 milhões de interações na rede. Os resultados revelam que os contextos sociais offline potencializam as oportunidades e barreiras para o envolvimento, numa lógica em que o futebol vai muito além do relvado. Os dados apontam que a rede das fanpages do Grupo B é formada basicamente por entidades, e só um ator humano integra o TOP 10 dos influenciadores.
- A existência de vigilância por parte dos empregadores restringe a liberdade dos utilizadores nas redes sociaisPublication . Casanova, Susana Salazar; Miranda, SandraO presente artigo aborda as questões da existência de vigilância feita sobre utilizadores e colaboradores, pelas entidades empregadoras, nas redes sociais. Estuda a problemática da própria definição de vigilância, na sociedade moderna, nomeadamente na web 2.0. As redes selecionadas para a análise foram o LinkedIn e o Facebook por serem duas das principais plataformas de comunicação na internet.O objetivo deste estudo foi, fundamentalmente, analisar o tipo de vigilância que os empregadores fazem, em primeiro lugar aos atuais funcionários, para monitorizar a sua exposição nas redes sociais e a eventual partilha de informação reservada, sobre a organização, quer seja através de texto, ou de imagem. Em segundo lugar, este trabalho analisa a temática da restrição de privacidade imposta aos candidatos na procura de emprego, uma vez que, os seus perfis na web 2.0 são frequentemente consultados, com o propósito de se obterem dados adicionais, sobre a atitude e o comportamento dos candidatos. Cada vez mais, além das competências técnicas que são exigidas, é também vigiado o comportamento e a informação que se partilha nas redes sociais.Neste alinhamento e recorrendo à análise documental, são discutidos e analisados três casos concretos, ocorridos internacionalmente, em que foi exercida vigilância pelos empregadores, junto dos colaboradores, tendo conduzido essas pessoas à situação de despedimento, devido a uma excessiva exposição e partilha de informação reservada.Na parte final do estudo, faz-se uma breve verificação dos elementos que os empregadores mais valorizam nos perfis dos candidatos, além de várias sugestões, com vista à proteção e à otimização da sua exposição nas redes sociais.
- Pode amar-se uma marca? Uma análise à campanha "Eu sou Sporting"Publication . David, Alexandra; Miranda, Sandra; Gouveia, Célia; Di Fátima, BrancoOs Clubes Desportivos têm vindo a desenvolver uma relação de proximidade com a sua comunidade, acompanhando a evolução estratégica das organizações e as tendências do Marketing. Existe uma preocupação evidente, por parte das Marcas Desportivas (clubes desportivos), em comunicar de forma mais assertiva e em levar para mais perto de si os seus fãs. Estas medidas, visam aliciar os fãs a experiências diferentes e inovadoras, sobretudo através do Marketing Experiencial, que é uma ferramenta extremamente importante na consolidação da relação da marca desportiva com os fãs. Neste sentido, o objetivo da nossa comunicação assenta na análise de uma campanha de marketing lançada pelo Sporting Clube de Portugal (SCP), um clube desportivo de Lisboa – Portugal, e difundida nos canais digitais do Clube (YouTube, Facebook, Twitter e Instagram). Com o título o “O Regresso”, a campanha foi difundida de forma faseada, e incluiu dois vídeos promocionais. Um primeiro vídeo “Eu sou” lançado no dia 02/06/2020 e o segundo, “Eu Sou Sporting… e mais nada” no dia 15/06/2020. Esta campanha teve como motivação reforçar as relações de pertença e de afiliação, num contexto extremamente desafiante, devido às contingências da pandemia, em que os desafios das equipas e as provas dos atletas se deparam com o silêncio dos seus adeptos. Os procedimentos metodológicos combinaram as abordagens qualitativa e quantitativa. Os dados foram recolhidos pelo CDESLab no dia 6 de janeiro de 2021, através dos instrumentos de extração: API (Facebook | YouTube) e manual (Twitter | Instagram). Em ambos os casos, considerou-se o ID dos vídeos “Eu sou” e “Eu Sou Sporting… e mais nada”, publicados pelas contas oficiais do Sporting Clube de Portugal. Para extrair os comentários, foram utilizados recursos das ferramentas Facepager e YouTube Data Tools. Nesse caso, o tratamento de dados contou com as ferramentas do Voyant Tools, para a frequência de queries e a nuvem de palavras, a partir do total de comentários aos vídeos. Os resultados vão no sentido de reconhecer o potencial de envolvimento dos seguidores do SCP na campanha o “O Regresso”. Os vídeos geraram cerca de 400.000 visualizações. No vídeo “Eu sou” o número de visualizações na rede social Facebook foi substancialmente superior a qualquer uma das restantes redes sociais utilizadas (174.800). Observou-se, igualmente, a predominância de visualizações no Facebook do vídeo “Eu Sou Sporting… e mais nada”, com uma larga margem sobre as restantes. No entanto, é de assinalar que o Facebook é a rede social onde o SCP tem mais seguidores. Na dimensão qualitativa foram classificados termos de forma analítica, a partir dos comentários às publicações do clube (Nuvem de Palavras) que, além de ilustrarem a importância do conteúdo, destacam termos que nos levam a afirmar a existência de sentimentos de paixão e o amor à Marca Desportiva. Como considerações finais, argumentamos que as campanhas de marketing desportivo, com recurso a plataformas digitais, mostram que vivemos momentos assentes numa cultura de laços relacionais.