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- Compreender o marketing desportivo, pode amar-se uma marca? - Uma análise à campanha "Eu sou Sporting!"Publication . David, Alexandra; Miranda, Sandra; Gouveia, Célia; Di Fátima, BrancoOs Clubes Desportivos têm vindo a desenvolver uma relação de proximidade com a sua comunidade, acompanhando a evolução estratégica das organizações e as tendências do Marketing. Existe uma preocupação evidente, por parte das Marcas Desportivas (clubes desportivos), em comunicar de forma mais assertiva e em levar para mais perto de si os seus fãs. Estas medidas, visam aliciar os fãs a experiências diferentes e inovadoras, sobretudo através do Marketing Experiencial, que é uma ferramenta extremamente importante na consolidação da relação da marca desportiva com os fãs. Neste sentido, o objetivo da nossa comunicação assenta na análise de uma campanha de marketing lançada pelo Sporting Clube de Portugal (SCP), um clube desportivo de Lisboa – Portugal, e difundida nos canais digitais do Clube (YouTube, Facebook, Twitter e Instagram). Com o título o “O Regresso”, a campanha foi difundida de forma faseada, e incluiu dois vídeos promocionais. Um primeiro vídeo “Eu sou” lançado no dia 02/06/2020 e o segundo, “Eu Sou Sporting… e mais nada” no dia 15/06/2020. Esta campanha teve como motivação reforçar as relações de pertença e de afiliação, num contexto extremamente desafiante, devido às contingências da pandemia, em que os desafios das equipas e as provas dos atletas se deparam com o silêncio dos seus adeptos. Os procedimentos metodológicos combinaram as abordagens qualitativa e quantitativa. Os dados foram recolhidos pelo CDESLab no dia 6 de janeiro de 2021, através dos instrumentos de extração: API (Facebook | YouTube) e manual (Twitter | Instagram). Em ambos os casos, considerou-se o ID dos vídeos “Eu sou” e “Eu Sou Sporting… e mais nada”, publicados pelas contas oficiais do Sporting Clube de Portugal. Para extrair os comentários, foram utilizados recursos das ferramentas Facepager e YouTube Data Tools. Nesse caso, o tratamento de dados contou com as ferramentas do Voyant Tools, para a frequência de queries e a nuvem de palavras, a partir do total de comentários aos vídeos. Os resultados vão no sentido de reconhecer o potencial de envolvimento dos seguidores do SCP na campanha o “O Regresso”. Os vídeos geraram cerca de 400.000 visualizações. No vídeo “Eu sou” o número de visualizações na rede social Facebook foi substancialmente superior a qualquer uma das restantes redes sociais utilizadas (174.800). Observou-se, igualmente, a predominância de visualizações no Facebook do vídeo “Eu Sou Sporting… e mais nada”, com uma larga margem sobre as restantes. No entanto, é de assinalar que o Facebook é a rede social onde o SCP tem mais seguidores. Na dimensão qualitativa foram classificados termos de forma analítica, a partir dos comentários às publicações do clube (Nuvem de Palavras) que, além de ilustrarem a importância do conteúdo, destacam termos que nos levam a afirmar a existência de sentimentos de paixão e o amor à Marca Desportiva. Como considerações finais, argumentamos que as campanhas de marketing desportivo, com recurso a plataformas digitais, mostram que vivemos momentos assentes numa cultura de laços relacionais.
- Barçagate, engagement y reputación en las redes socialesPublication . CARRILLO-DURÁN, MARÍA-VICTORIA; Di Fátima, Branco; Miranda, SandraLa reputación corporativa es consecuencia del equilibro entre los mensajes emitidos y las acciones realizadas por todas las áreas de la organización. La homogeneidad de estas partes, así como las relaciones entre ellas, son esenciales para mantenerla. Por tanto, los mensajes emitidos o generados ante un hecho es un indicador digno de ser evaluado. En este caso, los medios sociales han roto los esquemas y el modelo tradicional de gestión de la reputación, porque han cambiado la forma de generar esos mensajes. Al generar mensajes, las organizaciones buscan el compromiso (engagement) de la audiencia. Las redes sociales permiten el “engagement” a través de un modelo secuencial que debe pasar por el establecimiento del diálogo (número de reacciones ante un post), la aportación de contenido (comentarios), y el nivel emocional (el número de veces que es compartido). Así, en este trabajo se pretende realizar una aproximación hacia la notoriedad generada por un hecho en concreto, el caso Barçagate. Este hecho ha puesto al descubierto la fragilidad de la gestión de la reputación en redes sociales. Lejos de estar controladas, las redes sociales han jugado en contra del propio emisor (club de futbol Barça) por lanzar mensajes para enaltecer a algunos de sus dirigentes, aun a costa de socavar la reputación de otros integrantes. El objetivo es por tanto estudiar la repercusión de este hecho en las redes sociales analizando los tres niveles de “engagement” que el club ha obtenido en Facebook. Para ello se ha seleccionado una muestra de conveniencia que se basa en los datos extraídos de tres páginas de fans del fútbol: Alter Sports, Justicia y Diálogo en el Deporte y Sport Leak. La extracción de estos datos se realizó a través de la Facebook Graph API, y cubre once publicaciones de entre los años 2017, 2019 y 2020 que más repercusión tuvieron en otros canales de comunicación y que más veces fueron usadas como ejemplos de lo que el caso Barçagate significaba. Entre la información disponible se ha registrado el número de “likes” (para medir el nivel de diálogo conseguido), las reacciones o comentarios (para medir el nivel de contenido generado), y las veces que se ha compartido el mensaje (para evaluar la capacidad de cada post de alcanzar el máximo nivel de engagement). Se concluye, que a pesar de lo que este caso ha supuesto para el Club, y el coste que ha tenido para sus altos directivos, en realidad, la repercusión de estos contenidos lanzados maliciosamente, tampoco han tenido una gran repercusión en el contexto de todos los mensajes emitidos por el Barça a través de toda su estrategia de comunicación. La repercusión de estos mensajes fuera de la red ha sido mucho más peligrosa que la difusión de los contenidos en la red social Facebook. Por eso, se puede decir que no necesariamente se necesita una gran repercusión dentro de la red social, para que la información tenga mayor alcance fuera de ella.
- Reestruturação dos serviços partilhados do Ministério da Saúde : Lisboa : fiscalização da empreitadaPublication . Xavier, Duarte Gonçalves Nunes; Vasques, Filipe Manuel Vaz Pinto AlmeidaEste documento enquadra-se no âmbito da unidade curricular de Tese Final de Mestrado (TFM) e visa a realização de um relatório de Trabalho Final de Mestrado, tendo em vista a obtenção do grau de mestre em Engenharia Civil, na especialidade de Edificações, pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. O TFM aqui apresentado foi suportado por um estágio, com uma duração de seis meses, realizado na empresa PMT Engenharia. O supracitado estágio integra-se na empreitada da reestruturação do edifício dos serviços partilhados do Ministério da Saúde, sito na Avenida da República nº 61, Lisboa. A empreitada consistiu, em termos gerais, na renovação parcial dos pisos, primeiro ao sétimo, tendo em conta que é feita uma alteração do layout dos postos de trabalho para open-space. Foram alvo de intervenção as instalações sanitárias, a rede estruturada ITED, a rede de incêndios e os circuitos de iluminação e climatização. É possível, neste âmbito, proceder ao acompanhamento da realização das diversas atividades no campo de ação dos trabalhos de reestruturação e readaptação de um edifício já existente às novas necessidades de uma entidade pública empresarial, EPE, bem como seguir a implementação de soluções alternativas às tipicamente usadas neste tipo de intervenções. Há, igualmente, um envolvimento nas atividades de planeamento da obra, assim como de controle de custos, verificação de materiais e das suas características, que são aspetos de importância relevante. Outro tema igualmente relevante é o planeamento, em especial na componente do faseamento construtivo, aspeto que se considera de importância fundamental, uma vez que os serviços têm que se manter em operação durante esta intervenção. Por isso, com o objetivo de minimizar as perturbações com os trabalhos de construção civil, foi necessário maximizar a otimização dos trabalhos e a inerente afetação de recursos, bem como a coordenação e correlação das atividades entre as diversas especialidades envolvidas.
- O futebol feminino em rede: performance ou amor à camisola?Publication . Gouveia, Célia; Di Fátima, Branco; Miranda, Sandra; Antunes, Ana CristinaEsta investigação, baseada numa análise comparativa da interação dos fãs nas fanpages do Sport Lisboa Benfica e do Sporting Clube Portugal, durante a “Final da Taça da Liga de Futebol Feminino”, lança a luz sobre como os utilizadores se posicionam no que diz respeito ao engagement no Facebook. São vários os estudos longitudinais que apontam que nos últimos dez anos o desporto no feminino conseguiu mais espaço mediático e as atletas são tratadas com mais respeito. Porém, a prática discursiva de retratar as mulheres atletas como objetos de humor ainda continua a existir. Em Portugal, o futebol feminino conseguiu um aumento de 181% no número de jogadoras inscritas na federação portuguesa nas últimas dez temporadas. Porém, este aumento exponencial ainda não é compatível com a atenção mediática, mesmo sabendo que os fãs de desporto desenvolvem relacionamentos únicos e envolventes com as diversas modalidades do seu clube, tanto offline como online. Neste sentido, o objetivo desta investigação é apurar a taxa de engamement dos fãs através de uma abordagem comparada às fanpages dos clubes no Facebook, deste evento realizado a 17 de março de 2021, e que pôs frente a frente as representantes do futebol no feminino de dois clubes que vivem uma rivalidade histórica. Os procedimentos metodológicos contemplam a extração automatizada de dados via Facebook Graph API, a partir do ID das contas e das publicações. O dataset apresenta os dados de toda a semana do evento, entre 14 e 21 de março de 2021, totalizando 122 publicações e mais de 635 mil reações. A partir desses dados, são analisados de forma quantitativa: i) o envolvimento dos adeptos com as páginas e posts; ii) o fluxo de publicações dos clubes por dia da semana; e iii) o total acumulado de reações (gostos, partilhas, comentários etc). Em ambos os casos, focou-se numa comparação entre a data do evento e o restante da semana. Procedeu-se ainda, de forma qualitativa, à análise dos comentários diretamente associados à Taça da Liga de Futebol Feminino. Nesse caso, o tratamento de dados contou com as ferramentas do Voyant Tools, para a frequência de queries e nuvens de palavras, a partir de 631 comentários de fãs. Os Principais resultados indicam a presença pontual de publicações sobre o evento, com foco na data da final e na preparação das equipas. Os clubes fizeram apenas quatro posts sobre o evento, e a média de reações dos fãs às publicações variou de acordo com o resultado do jogo. O Benfica, vencedor da competição, teve em média mais reações nessas publicações quando comparada com a média do dataset, resultado oposto ao do Sporting. De uma forma geral, os resultados apurados sugerem que o fator determinante para o envolvimento mais acentuado foi o amor à camisola.