Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Muito além do relvado: futebol, nacionalismo e redes sociais

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
29714-Texto do artigo-104524-1-10-20210802.pdf2.41 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O artigo analisa as formas como os fãs das seleções de Portugal, Espanha, Marrocos e Irã, o Grupo B do Mundial de Futebol 2018, se envolveram com as suas respectivas páginas oficiais no Facebook e como as páginas se relacionaram com os stakeholders. A estratégia adotada assenta numa abordagem quantitativa aos fluxos de dados produzidos, entre 1 de abril de 2017 e 3 de maio de 2018, pelas fanpages e por seus utilizadores. A amostra é formada por 3,068 publicações e perto de 11 milhões de interações na rede. Os resultados revelam que os contextos sociais offline potencializam as oportunidades e barreiras para o envolvimento, numa lógica em que o futebol vai muito além do relvado. Os dados apontam que a rede das fanpages do Grupo B é formada basicamente por entidades, e só um ator humano integra o TOP 10 dos influenciadores.

Description

Keywords

Media Futebol Redes sociais Facebook

Citation

Di Fátima, B., Gouveia, C., & Miranda, S. (2021). Muito além do relvado: futebol, nacionalismo e redes sociais. Texto Livre: Linguagem E Tecnologia, 14(3), e29714. https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.29714

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais

Collections

Altmetrics