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  • Desenvolvimento lexical: perspetivas e práticas de professores no 1.º ciclo do ensino básico
    Publication . Laranjeira, Raquel; Leite, Teresa; Pereira, Susana
    O desenvolvimento lexical é condição fundamental no processo de desenvolvimento e aquisição de novos saberes, cabendo à escola, a partir dos 6 anos, a responsabilidade de potenciar o alargamento do capital lexical das crianças e promover o desenvolvimento progressivo da sua consciência lexical. Tendo presente a importância do desenvolvimento lexical nos primeiros anos do ensino básico, a investigação subjacente ao artigo que agora se apresenta teve como objetivos: (i) conhecer as conceções de professores do 1.º Ciclo sobre o ensino do léxico; (ii) caracterizar práticas docentes de professores do 1.º Ciclo no que se refere ao ensino do léxico (planificação, implementação e avaliação); (iii) relacionar conceções e práticas dos professores relativamente ao ensino do léxico. Para dar resposta aos objetivos definidos, realizou-se um estudo de caso múltiplo envolvendo quatro turmas e respetivos professores de uma escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico da periferia de Lisboa. Como processos de recolha de dados recorreu-se à entrevista semiestruturada aos professores e à observação direta em sala de aula. Os resultados dessa investigação mostram que o ensino do léxico não está arredado das práticas dos professores de 1.º ciclo, tal como não é, de todo, ignorada a importância da promoção do desenvolvimento lexical. Os professores consideram, na generalidade, que o léxico constitui um instrumento fundamental em todas as aprendizagens. É uma ferramenta imprescindível da língua, pois é através dele que acedemos ao conhecimento nos vários domínios do saber (Calaque, 2004). Do ponto de vista dos professores, o problema reside, não na forma como perspetivam o ensino do léxico, mas sim na insuficiente preparação científica e didática para desenvolver um ensino explícito do léxico, o que vai ao encontro dos resultados da descrição das práticas observadas.
  • Metalinguistic activity in higher education: Thinking about words
    Publication . Cardoso, Adriana; Pereira, Susana; Leite, Teresa
    This study investigates the metalinguistic activity of students attending the second year of the Bachelor’s degree in Basic Education, which provides the credits required to apply to masters on Pre-school Education (3 to 5 years) and Teaching in 1st and 2nd Cycles of Basic Education (6 to 10 years and 10 to 12 years, respectively). Students were engaged in a multiple-choice quiz which involved the identification of the syntactic categories of words (20 questions, each with 3 possible answers). On the basis of the content analysis of students’ collaborative talk, the study aims at: (i) identifying students’ conceptions about syntactic categories; (ii) analysing the strategies used to identify the syntactic category of words (morphological, syntactic, semantic criteria); (iii) suggesting instruction guidelines to promote the development of students’ syntactic awareness in higher education. Data collected includes audio recording of 30 groups peer-to-peer interaction and quiz scores. The results show that metalinguistic activity emerges at different levels (see Fontich 2016; Camps et al. 2000): declarative knowledge is involved, for instance, in the memorization of the intensive and extensive properties of the syntactic categories (see Excerpt (1)), whereas procedural knowledge arises in the strategies used to identify the syntactic category of words (see Excerpt (2)). Other variables will be explored in the triangulation of data, such as the quality of the talk (Mercer, 1996; Fernández, Wegerif, Mercer & Rojas-Drummond 2001) and group dynamics (Corcelles & Castelló, 2015).
  • O ensino da gramática no 2.º CEB: a voz dos alunos
    Publication . Pereira, Susana; Rato, Valter; Valente, Bianor; Leite, Teresa
    O presente artigo visa contribuir para a discussão sobre a voz dos alunos no processo educativo, a partir do trabalho em desenvolvimento no projeto O Ensino da Gramática: perspetiva dos alunos de 2.º CEB. Embora o desenvolvimento de competências de explicitação gramatical deva acompanhar, desde os primeiros anos de escolaridade, o ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, esta constitui uma das competências mais problemáticas no ensino e aprendizagem do Português. O facto de os alunos apresentarem, continuadamente, resultados francamente insatisfatórios em exercícios de explicitação gramatical constitui um claro indicador das dificuldades neste domínio. Na literatura da especialidade, prevalece a ideia de que os alunos não se sentem motivados nem gostam de aprender gramática, sem que esta perceção se apoie em estudos especificamente concebidos para conhecer a visão dos alunos. Visto que pouca voz se tem dado aos alunos a respeito do que pensam e das dificuldades que sentem neste domínio da sua língua materna, este estudo define como objetivos: (i) conhecer as conceções dos alunos de 2.º CEB, sobre o ensino e a aprendizagem da gramática do Português; (ii) relacionar as suas conceções com os desempenhos que apresentam; (iii) caracterizar, de acordo com as perceções dos alunos, as diferentes metodologias adotadas pelos docentes no ensino dos conhecimentos gramaticais; (iv) e relacioná-las com as conceções e com os desempenhos escolares dos alunos. Numa fase inicial da investigação, a pilotagem dos instrumentos de recolha de dados permite elaborar um primeiro esboço das respostas a questões como (i) Que papel atribuem os alunos do 2.º CEB ao ensino da gramática na aula de Português?; (ii) Em que conteúdos os alunos consideram ter uma maior/menor facilidade de aprendizagem?; (iii) Será que os alunos do 2.º CEB gostam de aprender gramática?; (iv) Na perspetiva dos alunos, em que atividades se baseia o ensino da gramática? Ao realizar este esboço, pretende-se ainda aferir a adequação dos questionários à faixa etária dos alunos e ao nível de escolaridade, assim como identificar possíveis incoerências nos instrumentos a aplicar.
  • From Initial Education to Portuguese L1 Classroom: conceptions about teaching and learning grammar
    Publication . Cardoso, Adriana; Pereira, Susana; Leite, Teresa; Silva, Encarnação
    Neste artigo são discutidas as representações sobre o ensino da gramática na aula de português L1, a partir dos resultados de um estudo exploratório que envolveu professores e futuros professores em diferentes situações de formação: professores do Ensino Básico, estudantes em estágio profi ssional e estudantes de licenciatura. O estudo centrou-se nas orientações curriculares para o ensino da gramática propostas em Reis et al. (2009), que veicularam uma clara mudança de paradigma no ensino da língua. Embora surja um claro contraste entre professores e estudantes, no que respeita a familiaridade com as orientações curriculares e estratégias de ensino, constituem pontos convergentes a importância atribuída à gramática e a frágil formação no domínio da linguística. Os resultados da análise permitem discutir a relação entre as conceções dos professores e as suas práticas, evidenciando quer fragilidades na formação de professores quer mudanças conceptuais que podem conduzir a efetivas mudanças na prática de sala de aula.
  • Atas do IV Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa
    Publication . Pires, Carlos; Lino, Dalila; Pereira, Susana; Leite, Teresa
    Esta publicação reúne os textos submetidos a revisão científica anónima correspondentes às comunicações apresentadas no IV Encontro de Mestrados em Educação e Ensino, realizado na Escola Superior de Educação (ESELx) do Instituto Politécnico de Lisboa, em 24 de novembro de 2018. Este evento bianual tem como objetivo divulgar a produção científica realizada no âmbito de mestrados pós-profissionalização e dos mestrados que habilitam para a docência em Educação de Infância e Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico desta e de outras instituições do ensino superior.