Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 6 of 6
  • Recursos educativos digitais para o 1.º Ciclo do Ensino Básico: O projeto RED.PT
    Publication . Cardoso, Adriana; Rodrigues, Ricardo Pereira
    Apresentar o percurso formativo desenvolvido no Mestrado de Didática da Língua Portuguesa (ESELx) tendo em vista a formação de professores com competências para conceber, desenvolver, produzir e avaliar recursos educativos digitais na área da língua portuguesa nos 1.º e 2.º Ciclos. Analisar os recursos educativos digitais produzidos pelos formandos no âmbito das UC de Recursos Multimédia para o Ensino e a Aprendizagem e Estratégias Promotoras da Atividade Metalinguística. Apresentar o projeto desenvolvido na sequência desta experiência de formação.
  • Recursos educativos digitais para o ensino e a aprendizagem do português no 1.º ciclo do ensino básico
    Publication . Cardoso, Adriana; Rodrigues, Ricardo Pereira
    Um dos desafios que se impõem com a revolução tecnológica é o desenvolvimento de recursos educativos digitais que reflitam os resultados da investigação desenvolvida nas didáticas específicas. Na sequência de uma experiência pedagógica realizada na área de didática da língua, este estudo tem como objetivo analisar os protótipos de recursos educativos digitais produzidos no âmbito do Mestrado de Didática da Língua Portuguesa em funcionamento numa instituição de ensino superior portuguesa. A análise qualitativa dos recursos educativos é orientada pelos seguintes indicadores: desenvolvimento integrado de competências de língua; contextualização dos escritos; descoberta do funcionamento da língua; percursos não lineares e personalizados; diferentes linguagens mediáticas; e estratégias de gamificação. Os resultados demonstram que os recursos exploram sobretudo o conhecimento explícito da língua (em articulação com outras competências). Quando a competência de escrita está envolvida, a contextualização das produções é apresentada apenas como sugestão para o professor. A metodologia de descoberta do funcionamento da língua é mobilizada sobretudo na exploração da macroestrutura textual e na descoberta de regras de pontuação. O recurso a diferentes linguagens mediáticas é particularmente evidente na apresentação de textos multimodais. Os restantes indicadores são pouco explorados nos recursos, pelo que merecerão maior aprofundamento em futuras edições do mestrado.
  • Comunidade RED: Primeiros passos de uma comunidade de prática na área das tecnologias digitais em educação
    Publication . Cardoso, Adriana; Souza, Joana
    É fundamental que as instituições de ensino superior (em particular, as que contemplam na sua missão a formação de professores) dinamizem, em articulação com docentes de outros níveis de ensino, espaços de reflexão sobre o futuro da escola e, em particular, sobre o papel que deve desempenhar a tecnologia digital na reconfiguração dos processos de ensino e aprendizagem. Inscrevendo-se nesta temática, o presente artigo tem como objetivo apresentar a plataforma digital Comunidade RED, que visa facilitar a consolidação da comunidade de prática emergente no contexto da formação da Escola Superior de Educação de Lisboa na área das tecnologias digitais, assim como a metodologia seguida para a sua conceção, desenvolvimento e implementação. A plataforma dispõe de quatro áreas distintas (comunidade; recursos educativos digitais; formação; área pessoal), constituindo-se como um espaço de partilha de práticas e construção de conhecimento entre alunos a frequentar cursos de formação de professores, diplomados da Escola Superior de Educação de Lisboa, professores cooperantes e outros docentes interessados nesta temática.
  • RED.PT: un projet innovateur dans l’apprentissage de la langue à l’école primaire au Portugal
    Publication . Cardoso, Adriana; Rodrigues, Ricardo; Gonçalves, Carolina
    À présent, les nouvelles générations - les natifs digitaux – ont des compétences élevées en technologies de l’information et de la communication. Cependant, au Portugal, l’École a tendance à résister à la culture numérique, attribuant aux nouvelles technologies un rôle auxiliaire, sporadique ou même résiduel. En se concentrant sur ce thème, le projet RED.PT (Ressources Éducatives Numériques pour Enseigner et Apprendre le Portugais au Primaire), en cours à l'Ecole Supérieure d'Éducation de Lisbonne, investit dans le développement de ressources éducatives numériques développées selon les directives méthodologiques suivantes: (i) le développement intégré des compétences linguistiques; (ii) la création de contextes significatifs, visant à la production et à la diffusion de différents genres textuels; (iii) l’apprentissage des règles du fonctionnement du langage par la découverte; (iv) la construction de chemins non linéaires; (v) l’utilisation de différentes langues des médias (texte, image, audio, vidéo); et (vi) les stratégies de gamification. Cette présentation a pour but de présenter deux ressources éducatives numériques développées dans le cadre de ce projet, qui visent: (i) le développement des compétences méta phonologiques des élèves autour de l’accent phonologique en portugais européen; (ii) le développement intégré des compétences de l'exploitation dans la recette culinaire textuelle.
  • Ciclo de desenvolvimento de um recurso educativo digital para o 1.º Ciclo do Ensino Básico
    Publication . Cardoso, Adriana; Souza, Joana; Rodrigues, Ricardo Pereira; Palma, Nuno
    O presente artigo tem como objetivo apresentar o ciclo de desenvolvimento de um recurso educativo digital (Cozinhar a Aprender) concebido para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este é um recurso digital interativo, de acesso livre, que tem como objetivo promover o desenvolvimento integrado de competências (português, matemática e estudo do meio) no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Tomando como referência o modelo Análise, Desenho, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação (ADDIE), apresenta-se a metodologia seguida para o desenvolvimento do recurso, especificando, para cada etapa, os procedimentos e instrumentos de trabalho adotados. Espera-se, assim, fornecer orientações metodológicas que possam ser mobilizadas por outras equipas para o desenvolvimento de novos recursos educativos digitais.
  • Recursos educativos digitais e o ensino/aprendizagem da gramática e o ensino/aprendizagem da gramática
    Publication . Cardoso, Adriana; Freitas, Liliana; Rodrigues, Ricardo Pereira; Alves, Dina Caetano; Fernandes, Edite
    Esta intervenção no simpósio "O ensino da gramática em Portugal: balanços e desafios" coloca no centro do debate o lugar dos recursos educativos digitais no ensino da gramática. Neste âmbito serão apresentados resultados do Projeto RED.PT (Recursos Educativos Digitais para o Ensino e a Aprendizagem do Português no 1.º Ciclo do Ensino Básico), que tem como objetivos (i) criar recursos educativos digitais para o ensino e a aprendizagem do Português no 1.º Ciclo do Ensino Básico; (ii) disponibilizar os recursos criados numa plataforma online de acesso livre, alojada na página institucional da Escola Superior de Educação de Lisboa; (iii) desenvolver investigação sobre a conceção, desenvolvimento e implementação de recursos educativos digitais no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Esta apresentação incidirá em particular em dois recursos (A Força das Sílabas e A Receita Culinária), que apresentam atividades de descoberta do funcionamento da língua centradas na identificação da sílaba tónica das palavras e na exploração da classe de palavras quantificador, respetivamente (Cardoso et al., no prelo).