Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
10.82 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Esta intervenção no simpósio "O ensino da gramática em Portugal:
balanços e desafios" coloca no centro do debate o lugar dos recursos educativos digitais no ensino da gramática. Neste âmbito serão apresentados resultados do Projeto RED.PT (Recursos Educativos Digitais para o Ensino e a Aprendizagem do Português no 1.º Ciclo do Ensino Básico), que tem como objetivos (i) criar recursos educativos digitais para o ensino e a aprendizagem do Português no 1.º Ciclo do Ensino Básico; (ii) disponibilizar os recursos criados numa plataforma online de acesso livre, alojada na página institucional da Escola Superior de Educação de Lisboa; (iii) desenvolver investigação sobre a conceção, desenvolvimento e implementação de recursos educativos digitais no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Esta apresentação incidirá em particular em dois recursos (A Força das Sílabas e A Receita Culinária), que apresentam atividades de descoberta do funcionamento da língua centradas na identificação da sílaba tónica das palavras e na exploração da classe de palavras quantificador, respetivamente (Cardoso et al., no prelo).
Description
Keywords
Recursos educativos digitais Ensino do Português Projeto RED.PT IPL/2018/RED.PT_ESELx
Citation
Cardoso, A., Freitas, L., Rodrigues, R. P., Alves, D. C., & Fernandes, E. (10 de outubro, 2019). Recursos educativos digitais e o ensino/aprendizagem da gramática. Comunicação apresentada na mesa redonda O ensino da gramática em Portugal: balanço e desafios, realizada no XXXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Universidade do Minho, Braga.