Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 10 of 25
  • Perfil de saúde do concelho de Loures, 2017
    Publication . Antunes, Conceição; Tavares, David; Vítor, Ana; Reis, Beatriz; Sousa, Luzia; Correia, Patrícia; Lousão, Paula
    A elaboração do Perfil de Saúde do Concelho de Loures surge no âmbito do Projeto Loures Saudável que decorre do Movimento Internacional Projeto Cidades Saudáveis da Organização Mundial de Saúde (OMS). Este projeto de desenvolvimento a longo prazo assume uma perspetiva alargada da saúde, incorporando um conjunto vasto de fatores que influenciam direta e indiretamente a saúde das populações. O Perfil de Saúde do Concelho de Loures é um documento que reúne informação acerca dos indicadores de saúde num território específico (neste caso, o concelho de Loures) e num limite temporal delimitado. Neste documento estão refletidos os principais fatores que influenciam a saúde da população e são identificadas necessidades de intervenção nesta área. A informação reunida visa orientar a intervenção, considerando que, acima de tudo, importa apostar na promoção da saúde e na melhoria da qualidade de vida da população do concelho de Loures. Neste sentido, os objetivos do Perfil de Saúde do Concelho de Loures são: a) identificar os fatores que afetam e influenciam a saúde dos cidadãos; b) revelar potencialidades e fragilidades do concelho refletidas nos indicadores da saúde; c) facilitar o estabelecimento de articulações entre as intervenções dos agentes locais, estimulando a partilha e análise conjunta da informação; d) informar os atores sociais, decisores políticos e cidadãos em geral, considerando a importância do seu contributo na melhoria da saúde da população do concelho.
  • Sociólogos e campos profissionais na saúde: perfis de actividades e desafios
    Publication . Tavares, David
    Trata-se de um texto introdutório ao tema «Sociólogos e campos profissionais na saúde: perfis de actividades e desafios», debatido no Encontro Nacional de Sociologia da Saúde, e no qual se apresenta, sumariamente, as comunicações dos respectivos autores.
  • Tendências dos processos de profissionalização no campo da saúde
    Publication . Tavares, David
    Neste artigo, resultante de uma comunicação proferida nas III Jornadas de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, abordam-se as dinâmicas presentes nas relações profissionais e as tendências dos processos de profissionalização que ocorrem no campo da saúde. O trabalho de investigação empírica, realizado no quadro de um estudo de caso sobre os técnicos de cardiopneumologia e o desenvolvimento da reflexão sobre o tema, constituem o ponto de partida da análise sobre o tema que toma como referência o conjunto dos grupos socioprofissionais deste setor. Após enquadrar os contextos de transformação social que têm ocorrido desde as últimas décadas do século XX e a forma como incidiram no campo da saúde, bem como na recomposição dos respetivos grupos socioprofissionais, salientam-se cinco tendências relativas aos processos de profissionalização observadas neste setor, relacionadas com as relações de poder e dominação profissional; os efeitos da delegação de tarefas e competências ao nível da transferência de legitimidade entre os grupos socioprofissionais; o grau de autonomia; a variabilidade das situações quotidianas ocorridas em diferentes contextos de trabalho que se traduz numa disparidade de tendências muitas vezes contraditórias e paradoxais entre si; o efeito das alterações recentes nos cenários de inserção profissional, num contexto de crescente precariedade e desregulação do mercado de trabalho.
  • An integrated measure of student perceptions of feedback, engagement and school identification
    Publication . Carvalho, Carolina; Conboy, Joseph; Santos, João; Fonseca, Jesuína; Tavares, David; Martins, Dulce; Salema, Maria Helena; Fiuza, Edite; Gama, Ana Paula
    Teacher feedback influences student learning, identity construction and trajectories. This study tests the measurement properties of a questionnaire designed to assess (a) student perceptions about teacher feedback; (b) student identification with school, and; (c) student engagement. 1089 students in grades 6 through 10 (mean age 13.4) participated in the study. Factor analyses yield dimensions of School Identification, Effective Feedback, Person-Centered Feedback, Engagement, and Social Acceptance. Internal consistency for principal dimensions varied between .77 and .89. The instrument is suitable for assessing student school identification, behavioral engagement, and perceptions of teacher feedback.
  • Poderes profissionais e processos de profissionalização no campo da saúde
    Publication . Tavares, David
    O campo da saúde tem constituído um terreno fértil para a sociologia das profissões. Após enquadrar a evolução da análise sociológica sobre as profissões e discutir a especificidade do contexto da saúde e o impacto das transformações sociais nos grupos profissionais deste setor, a proposta deste artigo é abordar as tendências dos processos de profissionalização ocorridos mais recentemente (nas últimas décadas), tomando como referência principal o trabalho de investigação empírica que efetuei no âmbito de um estudo de caso sobre a influência da instituição escolar na construção da identidade profissional dos técnicos de cardiopneumologia, bem como o desenvolvimento posterior da minha reflexão sobre o tema, além, claro, dos contributos de análises e trabalhos de investigação sociológica realizados sobre os grupos profissionais da área da saúde em diferentes países e, particularmente, em Portugal.
  • Saúde, multidisciplinaridade e sociedade
    Publication . Tavares, David
    No presente artigo procede-se à análise acerca dos processos de investigação multidisciplinares, tendo em conta as particularidades inerentes ao campo da saúde e a relação que se estabelece entre saúde e sociedade. Começa-se por enquadrar a multidimensionalidade e complexidade que envolvem o campo da saúde, só passível de ser entendido, em toda a sua amplitude e totalidade, através da mobilização de conhecimentos provenientes das diferentes áreas disciplinares. Contudo, apesar de a comunidade científica ter vindo a reforçar a consciência da necessidade de produção de um conhecimento mais global e alargado, a tendência geral parece apontar no sentido (inverso) da disciplinaridade e do especialismo científico, com efeitos na territorialização e fechamento das equipas de investigação. Neste contexto, considera-se a reconfiguração da relação entre saúde e sociedade e o espaço do contributo das ciências sociais e da sociologia em particular nos processos de investigação multidisciplinares em saúde.
  • Introdução à sociologia da saúde
    Publication . Tavares, David
    Neste livro apresentam-se os temas, as teorias, os conceitos, os autores e a investigação que tem sido realizada no âmbito da sociologia da saúde em Portugal e à escala internacional. A «Introdução à Sociologia da Saúde» aborda um conjunto diversificado de problemáticas, organizadas em quatro capítulos: 1. A perspetiva sociológica e a construção social da saúde e da doença; 2. Saúde e desigualdades sociais; 3. Organizações e profissões de saúde; 4. Políticas de saúde. Trata-se de uma publicação dirigida a um universo abrangente de leitores - sociólogos, estudantes e docentes em cursos de saúde ou de ciências sociais; profissionais de saúde ou outros profissionais envolvidos direta e indiretamente neste setor, investigadores na área da saúde; decisores e público em geral com interesse e curiosidade pelos temas focados ou que pretenda aumentar o seu conhecimento acerca da dimensão social da saúde.
  • Saúde e desigualdades sociais: um tema revisitado a partir de uma investigação empírica
    Publication . Tavares, David
    Introdução: A maioria dos estudos sobre este tema tem salientado a existência de uma forte relação entre as desigualdades sociais e as desigualdades em saúde. Objetivo: Revisitar o tema das desigualdades sociais em saúde nas últimas três décadas, a partir de uma investigação empírica realizada no Município de Loures, situado na Área Metropolitana de Lisboa, Portugal. Métodos: O universo de estudo foi constituído pela população do Município de Loures com 18 anos ou mais. Foi adotada uma metodologia quantitativa, centrada na aplicação de um inquérito a uma amostra representativa do Município em estudo, estratificada por sexo, idade e área de residência. Foram realizados 1100 inquéritos, por entrevista, em todas as freguesias do Município. Resultados: Os resultados revelam acentuadas assimetrias entre as classes sociais relativamente a diversos factores, como o tipo de acesso aos serviços de saúde (público/privado), às consultas de medicina dentária, bem como a adoção de práticas preventivas como o controlo do peso ou os cuidados particulares com a alimentação. Por outro lado, verificam-se práticas transversais às diferentes classes sociais, como a frequência regular de consultas e exames médicos, devido, em grande parte, à universalização do acesso aos serviços públicos de saúde. A mesma tendência de relativa transversalidade entre as classes sociais está igualmente presente na regularidade de consumo de medicamentos. Conclusão: O aprofundamento do estudo da relação entre as desigualdades sociais e as desigualdades em saúde pode constituir um suporte importante para a implementação de linhas de intervenção social e política sustentável.
  • Reflexões em torno do ensino da sociologia em cursos de tecnologias da saúde
    Publication . Tavares, David
    Com este artigo, pretende-se dar conta da reflexão resultante da experiência de ensino da sociologia na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, nos últimos 12 anos. Após um breve enquadramento do contexto em que decorre esta experiência e da sua especificidade, procuram identificar-se os principais constrangimentos e questões que se foram colocando durante a prática lectiva das disciplinas de sociologia, relacionados com obstáculos epistemológicos e dificuldades referentes à articulação entre a mobilização de uma linguagem necessariamente compreensível para os estudantes e o imperativo de apresentação rigorosa dos temas propostos bem como com às vantagens e potenciais riscos da introdução de componentes de investigação. Por outro lado, abordam-se os objectivos e analisa-se o contributo do ensino da sociologia para a formação de técnicos de saúde, considerando a variabilidade do alcance das aprendizagens realizadas pelos (ex)estudantes.
  • Introdução à sociologia da saúde
    Publication . Tavares, David
    Neste livro apresentam-se os temas, as teorias, os conceitos, os autores e a investigação que tem sido realizada no âmbito da sociologia da saúde em Portugal e à escala internacional. A «Introdução à Sociologia da Saúde» aborda um conjunto diversificado de problemáticas, organizadas em quatro capítulos: 1. A perspetiva sociológica e a construção social da saúde e da doença; 2. Saúde e desigualdades sociais; 3. Organizações e profissões de saúde; 4. Políticas de saúde. Trata-se de uma publicação dirigida a um universo abrangente de leitores - sociólogos, estudantes e docentes em cursos de saúde ou de ciências sociais; profissionais de saúde ou outros profissionais envolvidos direta e indiretamente neste setor, investigadores na área da saúde; decisores e público em geral com interesse e curiosidade pelos temas focados ou que pretenda aumentar o seu conhecimento acerca da dimensão social da saúde.