Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 6 of 6
  • A robótica no apoio a inclusão de alunos com NEE
    Publication . Leite, Teresa; Nunes, Maria; Encarnação, Pedro; Ponte, Margarida Nunes; Silva, Mónica
    O estudo apresenta as perceções dos docentes do ensino regular (DER) e de educação especial (DEE) face ao uso de robôs em salas de aula por crianças com limitações na manipulação e comunicação, no âmbito do projeto Using Assistive Robots to Promote Inclusive Education (UARPIE). Foram desenvolvidos dois sistemas robóticos: um físico e outro virtual, cujos comandos foram integrados no sistema de comunicação utilizados pelas crianças participantes no estudo. Os sistemas usados permitiram às crianças a manipulação de objetos de aprendizagem e a comunicação enquanto realizavam atividades de português, matemática e estudo do meio. Cada criança participou em três sessões orientadas pelos respetivos docentes. A recolha de dados implicou, entre outros, a realização de entrevistas iniciais e finais aos docentes. Os docentes consideraram positivo o uso deste recurso, mas não se sentiam totalmente preparados para o utilizarem sem apoio externo.
  • Diferenciação curricular na resposta às necessidades educativas especiais dos alunos
    Publication . Leite, Teresa
    A inclusão em geral e a educação inclusiva dos alunos com NEE em particular são princípios orientadoes do sistema educativo português. Os agrupamentos de escolas, os professores, os alunos, o pessoal auxiliar das escolas e as famílias não põem em causa , actualmente, os fundamentos deste princípio, como mostramos seguintes excertos de entrevistas a professores.
  • A Formação de Professores para a Inclusão de alunos com perturbações do espectro do autismo no ensino regular
    Publication . Lourenço, Dídia; Leite, Teresa
    Neste capítulo aborda-se a inclusão de alunos com perturbações do espectro do autismo (PEA) nas escolas e as mudanças necessárias na formação de professores para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que facilitem a inclusão destes alunos
  • Formação de professores para a inclusão
    Publication . Leite, Teresa
    Poder-se-á de facto falar numa educação específica para a inclusão? Será desejável distinguir a formação para a inclusão das abordagens mais gerais nesta área ou, pelo contrário, a inclusão é um princípio básico do sistema educativo e, nesse sentido, toda a formação se orienta nesse sentido? Nesta conferência procuramos debater o assunto, relacionando formação de professores com conhecimento profissional docente e defendendo que a aceitação da diferença pelos professores depende, em grande parte, das conceções que têm sobre o currículo e das estratégias de ensino pelas quais optam. Para serem eficazes, essas estratégias terão que ser pensadas e planeadas no quadro da gestão curricular em turmas inclusivas, deixando para a educação especial os processos e técnicas de cariz especializado.
  • Adequações curriculares: perspetivas e práticas de planeamento e intervenção
    Publication . Leite, Teresa
    Com este artigo pretende-se sistematizar e discutir os resultados e conclusões de alguns estudos sobre adequações curriculares para dar resposta às necessidades educativas especiais, realizados no âmbito do mestrado em educação especial na Escola Superior de Educação de Lisboa. Após um breve enquadramento teórico, apresentam-se resultados e conclusões sobre as perspetivas de professores de diferentes ciclos de escolaridade em relação à gestão do currículo, às necessidades educativas especiais e à forma de definição das medidas educativas e curriculares a adotar. Confrontam-se depois estes resultados com as medidas efetivamente expressas nos documentos organizadores da intervenção com estes alunos e ainda com os resultados de observações realizadas em sala de aula. Conclui-se que um longo caminho já foi percorrido no que se refere a valores e princípios, mas que é necessário reforçar as componentes pedagógicas e didáticas do ensino destes alunos, de forma a que a inclusão não se reduza apenas a um processo de socialização e conduza a uma real aprendizagem.
  • Práticas de Inclusão de Alunos com perturbações do espetro do autismo
    Publication . Lourenço, Dídia; Leite, Teresa
    Este artigo surge no âmbito de um estudo mais vasto que tem como principal objetivo identificar as Necessidades de Formação dos Docentes de Ensino Regular e de Educação Especial para a inclusão de alunos com Perturbações do Espetro do Autismo (PEA) nas escolas do ensino regular. Para a realização desse estudo, realizámos observações diretas em sala de aula e auscultámos os vários agentes educativos que podem contribuir para a inclusão efetiva destes alunos, nomeadamente os docentes de ensino regular (1º ciclo) e educação especial, diretores de agrupamentos de escolas com unidades de ensino estruturado para alunos autistas e encarregados de educação dos alunos com PEA. Paralelamente, analisámos os documentos de suporte ao desenvolvimento do processo educativo destes alunos. Mais especificamente, com as observações em sala de aula do ensino regular, pretendemos conhecer as práticas pedagógicas desenvolvidas e as formas de organização e gestão curricular da turma e de apoio e acompanhamento específico a estes alunos. Neste artigo apresentamos a análise das observações, tendo em conta: (i) o contexto de observação; (ii) as estratégias e atividades desenvolvidas; (iii) a relação comunicativa estabelecida.Desta análise, é possível inferir necessidades de formação que se situam tanto ao nível da compreensão da problemática das crianças como do planeamento e gestão curricular da turma.